Os Porsche da Frére Almeras ganharam em Monte Carlo e na Córsega
Bjorn Waldegaard , o piloto que a fábrica apostou na década de setenta
Américo Nunes e a bomba verde que dominou os rallys nacionas ao longo da década de sessenta.
O Porsche 911S foi um dos grandes protagonistas dos rallys de finais da década de sessenta com o modelo 911 que chegou à vitória no Rally de Monte Carlo por três vezes, então uma lenda dos rallys internacionais. Todavia a marca alemã, no seu programa desportivo acabou por se dedicar à Velocidade nas décadas seguintes e os modelos Carrera RS e 911 SC, apesar da sua competitividade jamais fizeram uma época a nível oficial. Em 1965, a Porsche homologou o 911 cuja versão oficial contava com um motor de 2 Litros, que nas mãos de pilotos de referência como Bjorn Wladegaard, Vicc Elford, Sobieslaw Zasada ou Pauli Toivonen, venceram vários tipos de rallys , desde o asfalto de Monte Carlo e da Córsega, à neve na Suécia, passando pelo calor e a terra de Acrópele até às provas do cento da Europa como nos Alpes Austríacos e Alemanha. Em 1970 chega ao título do campeonato mais importante de rallys o Internacional de Marcas em 1970. Já então a marca corria com o 911S com motor de 2.2 litros mais tarde substituído por um de 2.5 litros. Mas em 1972 a marca cancelava o seu programa de rallys apostando na resistência, mas lançando no ano seguinte o Carrera RS com um motor de 3 litros, que correria oficialmente no Rally Safari a única grande prova que a Porsche pretendia vencer no âmbito da conquista dos mercados desportivos norte-americanos e japonês onde a prova queniana era muito popular, gozando de prestígio devido ao exotismo e à resistência que os modelos de rally estavam sujeitos . No Mundial de Rallys, a Porsche participaria a nível privado regularmente desde 1973, mas o grande resultado seria a vitória de Jean Pierre Nicolas com um Porsche em 1978, que alugou um Carrera RS 3.0 aos irmãos Almeras quase em cima da realização da prova. A marca entusiasmada com tal feito, entregou um Porsche 911SC para o Safari debitando 280 CV a Bjorn Waldegaard que dominou parte da prova mas um problema de suspensão, comprometeu a vitória do sueco que seria 2º. De realçar que esta era a segunda presença oficial da Porsche no Safari de facto em 1974, Bjorn Waldegaard com um Porsche Carrera RS esteve à beira da vitória, quando se partiu a suspensão com o rally quase a terminar. Nova vitória, da Porsche Freres Almeras, na Volta à Córsgega com um 911SC, pilotado por Jean Luc Therier, para muitos especialistas um dos melhores pilotos de sempre das década de setenta, que conseguia resultados sem praticamente fazer reconhecimentos das provas em que participavam. Em 1983 surgia a nova versão o 911SC- RS com as cores da Rothmans que venceria várias provas do Europeu de Rallys com Henri Toivonem e dois campeonatos do Médio Oriente pelas mãos de Saeed Al Hajri. Na década de 1980, os Porsche Frére Almeras brilhavam nos campeonatos nacionais franceses e italianos e numerosos privados discutiam o top teen nos rallys de Monte Carlo,Córsega e San Remo, onde a potência dos carros germânicos surpreendiam a concorrência. Em Portugal o êxito do 911S, expressou-se na vitória em quatro campeonatos nacionais de GT/Desporto – Américo Nunes (1966, 1969 e 1970) Giovanni Salvi (1971), e António Borges (1972), que sem grandes apoios terminou em 5º no Europeu de 1974 com um Carrera RS e com uma serie de resultados notáveis numa época em que Portugal estava à margem dos rallys ao mais alto nível. Palmarés no Mundial de Rallys: Bjorn Waldegaard/Porsche 911S – 1ºMonte Carlo, 1ºSuécia e 3ºTAP/Portugal em 1970 ; 2ºRAC e 4ºSuécia em 1971 ; 2ºSuécia em 1972 e 4ºSafari 1978 Porsche 911SC.. Per Eklund/Porsche 911S - 4º1000 Lagos 1978 e 9º Suécia ; Jean Pierre Nicolas/ Porsche Carrera 3L 1978; 2º Safari -Vic Preston JR (Porsche 911SC)- 1978; Jean Luc Therier/Porsche 911SC -1º Volta Córsega 1980 e 3º no Monte Carlo 1982. . Por último de realçar a primeira vitória internacional de Michele Mouton em 1977 na sua estreia ao volante de um Porsche Carrera RS 3.0. Outros resultados da Porsche: 5º (Portugal) -Américo Nunes – 911S; 3º (1000 Lagos)-Leo Kinnunen; 5ºKlaus Russling 7º (Alpes) Carrera RS 1973; 5º (São Remo) Iccudrac ; 7º Press-on –Regardless -S.Zasada ( 911S) 1975; 9ºMonte Carlo – Nicolas Koob ( Carrera RS); 9º São Remo –G.Gardavot ( 911S)-1976-; Monte Carlo - 5º Gerad Swaton ( Carrera RS) e 9ºNicolas Koob (Carrera RS); 6º Volta à Corsega (Jackes Almeras (Carrera RS) e 9º Gerad Swaton (Carrera RS) -1977; 3º San Remo- Francis Vicent ( Carrera RS) e BIP BIP Carrera RS ) - 1978; 9º Monte Carlo - Jackes Almers 1979 e 3º Fhilippe Morau ( 911SC)-1979. 10ºMnte Carlo –Alan Coppier (911S) e 7ºG.Gardavot 911SC) -1980; 9º Monte Carlo –Jackes Almeras (911SC); 3ºCórsega –Jean Pierre Ballet (911SC) -1981. 3ºMonte Carlo – Jen Luc Therier (911SC) e 4ºGui Fréquelin (911SC) -1982; 3ºCórsega –Bernard Beguin (911SC) e 6ºGuy Fréguelin (911SC) -1983.
Sem comentários:
Enviar um comentário