Michael Schumacher com o M 191 surpreendeu tudo e todos nos treinos em Spa
(foto de N.S.Howdon /Anuário de F1 (1991) dirigido por Francisco Santos)
Ruben Barrichelo, fez a primeira pole para Eddie Jordan e uma das suas melhores épocas na F1 com o B194 (Foto ARC/Anuário dirigido por Francisco Santos).
O EJ 15 com Tiago Monteiro na 2º posição no GP dos Estados Unidos, mas de Jordan já só tinha mesmo o nome (foto de Francisco Santos -Anuário 2005)
A Jordan foi outra das “pequenas escuderias” que animou o mundo dos “Grand Prix” durante catorze temporadas, ocupando um lugar no Top 20 (19º), no Raking por equipas. A Jordan nasceu do entusiasmo e paixão, do seu mentor Eddie Jordan, que chegou a ser piloto nos anos setenta, mas seria como patrão e gestor, da sua própria equipa que entraria na história da F1. A Jordan Grand Prix, foi o resultado de uma serie de sucessos nas fórmulas ascendentes, de facto na década de oitenta, Eddie Jordan revelou-se um notável director desportivo, face aos sucessos na Fórmula 3 e na F3000, com os seus monulugares, atingindo o top, quando a jovem esperança gaulesa, Jean Alesi venceu o campeonato de pilotos de F3000 em 1989. A estreia da Jordan com o 191/Ford ocorreu no GP dos Estados Unidos com Bernard Gachot a se colocar na 10º posição no final. No Canadá, os primeiros pontos com Andrea Cesaris (4º) e Bernard Gachot (5º) e no final um honroso 5º no campeonato de construtores, mas o 7º na grelha de partida, na estreia na F1 de Michael Schumacher em Spa surpreendeu tudo e todos, num circuito em que o jovem germânico jamais tinha testado. A primeira pole, ocorreu à chuva em Spa numa época em que os chassis de Eddie Jordan já há muito estavam no Top 5 a nível de construtores, Ruben Barrichello era então a nova esperança brasileira na F1, a sua fogosidade era impressionante ao volante do 194/Hart V10 que lhe permitiu fazer uma das suas melhores épocas de sempre. Em 1998, o ex-campeão do mundo, Danon Hill mostrava que era capaz de vencer grandes Prémios, mesmo não possuindo o melhor chassis da F1, permitindo ao 198/Mugen Honda, a primeira vitória de Eddie Jordan na F1. Em 2002, a Jordan perdia a colaboração da Honda e surgia o primeiro sinal de perda de competividade da equipa, ainda que a última vitória de um Jordan, ocorra em 2003 no Brasil, onde Giancarlo Fisichella chega a vitória após a desclassificação de Kimi Raikkonen. Em 2005, Tiago Monteiro com EJ 15, ainda faz um pódio (3º nos Estados Unidos) em circunstâncias anormais, apenas correram a Ferrari e a Minardi, mas a equipa era já propriedade da Midland Group que rebatizava os Jordan com tal designação em 2006 e que tinha adquirido a equipa britânica no início da temporada. Estatística a Jordan Grand Prix, participou em 250 Grandes Prémios, obteve quatro vitórias, duas poles e dezassete pódios. Tendo feito duas voltas mais rápidas e liderou durante 113 voltas em Grandes Prémios. (foto de Eddie Jordan, de P.H. )
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