Jean Luc Therier a caminho da vitória no TAP 1973
Vitória na Córsega em 1980 em luta directa com a Fiat de fábrica
Espectacular e nos lugares da frente no Rally de Portugal (1982) mas sem conseguir levar o Porsche da Emminence ao fim.
Tribute a Jean Luc Therier
Jean Luc Therier, foi um dos pilotos mais rápidos que marcaram a História do Mundial de Rallys, inclusivamente considerado por alguns especialistas da modalidade como o melhor piloto de rallys de sempre. Embora sem vencer nenhum campeonato mundial e com apenas dois títulos no Nacional de Rallys de França em 1973 e 1980, o francês era extraordinariamente rápido e espectacular, em qualquer piso e tinha uma característica muito pouco comum, raramente fazia mais que três passagens por classificativa, mesmo quando não a conhecia, mas o suficientemente para ganhar classificativas e rallys à geral. O seu primeiro resultado de relevo, ocorreu em 1969 em Monte Carlo (5º) com um Renault R8 Gordini, adquirido por sua mãe e às escondidas do seu pai concessionário da Citroen. A sua época de Ouro foi sem dúvida a temporada de 1973, na qual venceu em provas tão diferentes em termos de exigência e de pisos, como os Rallys de Portugal, Acrópele e San Remo ou em outras como a Suécia e o RAC, na prova nórdica um pódio (3º) inesperado numa época em que entrar no top 10 era quase impossível devido ao desempenho dos pilotos suecos no seu rally. Nos florestais ingleses o normando surpreendia tudo e todos, dominando o RAC numa prova que era totalmente adversa ao Alpine Renault 1800S. Depois, da passagem pela equipa francesa e de uma desastrosa experiência na Toyota, jamais Jean Luc Therier voltaria oficialmente a uma equipa de fábrica, mas tal não impediu que com modelos tão diversos como o Renault 17 Gordini ou Porsche 911SC, tivesse o sabor da vitória. Algumas desistências inesperadas afastou-o de vitórias quase certas como ocorreu em 1980 em Monte Carlo. Em 1985 chegou a liderar o Paris Dakar com Citroen Visa, mas um terrível acidente afastou-o para sempre do desporto automóvel face as lesões que sofreu no braço esquerdo e que incapacitou-o para sempre. Principais resultados: 1969 - 5º Monte Carlo (Renault 8 Gordini); 1970 - 1º San Remo e 1º Acrópele (Alpine Renault 1600S); 1971 -2º Monte Carlo (Alpine Renault 1600S) ; 1973 - 1º Portugal, 1º Acrópele, 1º S.Remo, 3º Suécia; 3º Córsega e 5º Monte Carlo (Alpine Renault 1800S); 1974 - 1º Press on Regardless (Renault 17 Gordini) e 3º Córsega (Alpine A 310 - 1800) ; 1975 - 3º San Remo (Alpine Renault 1800S); 1980 - 1º Córsega (Porsche 911SC); 1980 – 1º Córsega (Porsche 911 SC); 1982 – 3º Monte Carlo (Porsche 911 SC) e 4º Monte Carlo (Renault R5 Turbo).
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