sábado, janeiro 14, 2012

Peterhanel está a 254 Km da festa da vitória no Dakar 2012



Hélder Rodrigues a vitória na etapa e um pódio (3º) no Dakar 2012 assegurado.... in News Report

Peterhansel com o seu Mini foi sem dúvida o maior, na táctica na sua vitória nº 10 na edição do Dakar  2012 ( in  News  Rport) 

Carlos Sousa forçou o andamento e precisa de ganhar amanhã 1s por Km para chegar à 6º posição
(in  News Report )

Lúcio Alvarez andou assim, é a grande surpresa do Dakar mas tem que aguentar o Great Wall nos 29Km da última especial ( in Yahoo Sports) 


O Dakar chegou praticamente ao fim com a especial de hoje, uma vez que a etapa de amanhã será o momento de consagração para os resistentes que deverão desfilar em Lima que na próxima edição, segundo a ASO, será o ponto de partida. Mas o dia 13, da maratona sul-americana, ficou marcada com a vitória nas motas de Hélder Rodrigues. Os 275 Km, iniciaram-se com o duelo habitual entre Mar Comas e Cyrill Després, mas com o francês a ganhar uma vantagem confortável em plena CP1 quando o espanhol enganou-se na pista a seguir perdendo cerca de 7 minutos, também Bert Barreda,  enganou-se na rota a seguir, todavia perdendo menos tempo que o seu compatriota da equipa oficial da KTM. Entretanto Cyrill Després destacava-se com Helder Rodrigues e Paulo Gonçalves na retaguarda, até final o francês da KTM apenas seria surpreendido por Hélder Rodrigues, apesar de seu andamento estar muito longe de ser de cruzeiro. A parte final de Cyrill Després foi feita  sem cometer erros e sem grandes preocupações já que Marc Coma voltava a perder tempo nas dunas e não rodava no top 10. Para as cores nacionais, mais um excelente resultado de conjunto, já que Paulo Gonçalves foi (5º) e Ruben Faria ( 9º), voltavam a entrar no top 10 de uma etapa. Nos automóveis, Robby Gordon acabou por ter uma prova acidentada, perdendo algum tempo numa transposição de uma duna, onde esteve parado breve minutos, voltou à pista tendo um pequeno acidente cerca de 40 Km depois ao Km 202 para voltar a parar a 30 Km do final da especial com um pneu furado. Entre os mais rápidos as dunas foram um obstáculo, nomeadamente para Gilles Villiers e sobretudo por Nani Roma, numa etapa onde Peterhansel e Novitskiy rodavam com alguma facilidade, mas o sul africano em plena recuperação acabaria por ultrapassar o russo já na fase final da etapa. Para Stéfhane Peterhansel a vitória na etapa e a já o início da  consagração da sua décima vitória no DAKAR …  Carlos Sousa voltou a voar com o Great Wall e foi 4º na etapa …  Robby Gordon foi provisoriamente o 8º depois de confessar a irritação que lhe causa pôr em causa a sua honestidade mas a verdade é que o Hummer parte para a última etapa sob protesto. Classificação Provisória (automóveis - top10) :-  1ºPeterhansel (MINI) 14.28.51s; 2ºRoma (MIN) a 42m 57s; 3º Villers (Toyota) 1.15m09s; 4ºNovitskiy(MINI) a 2.12.56s; 5º Gordon (Hummer) a 2m20s; 6ºAlvarez (Toyota) 4.35.03s; 7º Sousa (Great Wall) a 19.00.51s; 8ºLeal dos Santos (Mini) a 5.06.09s; 9ºBrinke (Mitsubishi)  a 5.11.41s e 10ºHolowcczyc (MIN) a   7.02.02s.  

Sem comentários: