Leonilld Novitskiy venceu a sua primeira etapa no Dakar mas está longe de ser um grande favorito
(foto Deco Muniz)
O polaco Krystof Holowczye fez o hoje o que melhor sabe fazer um rally de estrada
(foto da ASO)
Stéfan Peterhansel controlou os acontecimentos sem arriscar...( foto da ASO)
Giniel Villiers revelou-se muito competitivo com o Toyota da filial sul africana...
(in Credit fhoto DPPI)
A primeira etapa do Dakar 2011, foi uma autêntica odisseia para os Hummer, na medida em que começaram da melhor maneira, uma vez que Nassr Al-Attiyah colocava o potente e monstruoso
chassis norte-americano na liderança da prova, de tal forma que o Km 143 apenas, se encontravam no mesmo ritmo Giniel Villieners e Stéfan Peterhansel . Todavia, o piloto do Médio Oriente, após o domínio inicial seria vítima de um problema de pressão de óleo na fase final da sessão de hoje, tendo o Hummer sido rebocado por mera precaução, durante cerca de 2 km para não forçar o motor acabando a etapa na 38º posição. O domínio da X RAID no top 5, foi evidente e a vitória de Leonild Novitskiy acabou por ser resultado dessa evidência em que Stéfan Peterhansel apenas limitou-se a controlar os acontecimentos, apesar de ter reconhecido que perdeu alguns preciosos segundos ao colocar a sua viatura por diversas vezes nos regos feitos pelas motas, mas para todos os efeitos é o chefe de fila da MINI X RAID e nos momentos decisivos acabará por se impor com toda a facilidade . Entre os privados, meia surpresa o andamento de Giniel Villiera atendendo ao desafio da Toyota sul africana é manter o chassis e a competitividade do Hilux que esteve ao melhor nível na etapa de hoje. Carlos Sousa revelou-se com o melhor entre os favoritos de segunda linha mas demonstrou hoje que é dos pilotos top do Dakar 2012 e só as limitações do seu SUV não lhe permitiram lutar pela etapa.
Nasser All Attiyah animou a parte inicial da etapa de hoje (foto de Deco Muniz).
Geral da Etapa: 1ºNovitsky(MINI) 32.12; 2ºHolowczyc(MINI) a 5s; 3ºPeterhansel (Mini) a 9s; 4ºDe Villiers (Toyota) 15s; 5ºGordon (Hummer) a 49s; 6ºSousa (Great Wall) a 52s; 7ºLavielle(Proto Dossoude) a 1m00s; 8ºTen Brinke (Mitsubhis) a 1m20s; 9ºO.Terranova (Toyota) a 1m 56s e 10ºLeal dos Santos a 2m13s. Relativamente à participação portuguesa, em destaque obviamente Carlos Sousa cujo resultado é deveras encorajador face ao 10º de Leal dos Santos. Com objectivo de chegar ao fim Francisco Pita ocupa a 127º posição. Nas motos, o Francisco Lopez, o conhecido chaleco ganhou a etapa e os pilotos nacionais obtiveram um excelente resultado de conjunto apesar de na etapa de hoje terem perdido muito tempo relativamente ao líder. Classificações nacionais, Ruben Faria (8º); Hélder Rodrigues (15º) e Paulo Gonçalves (16º).
Sem comentários:
Enviar um comentário