quarta-feira, janeiro 04, 2012

Stéfan Peterhansel venceu a primeira especial no Dakar 2012

Stéfan Peterhansel volta à liderança do Dakar ....mas está mais longe dos Hummer ??? 
(foto ASO/Dakar com)

   Gilles Villiers rápido quando baste...tudo certinho ... e demonstrar que pode chegar ao pódio. (foto in ASO/ Dakar com)  


Carlos Sousa continua a demonstrar que é um dos pilotos de ponta do off-road Mundial 
(foto de Carlos Sousa)
Cyril Despres (KTM) lidera confortavelmente o Dakar  nas motas...mas Marc Coma não desistiu...
(in Web Aventure) 

Os desfileiros da província de La Rioja e a navegação na parte final dos 326 Km entre da etapa de San Juan - Chilecito, eram sem dúvida, os pontos chave do 5º dia de Dakar,  onde a experiência, de contornar os obstáculos desta longa etapa, era uma exigência e nessa perspectiva, a vitória de Stéfan Peterhansel e o magnífico 6º de Carlos Sousa, com o SUV chinês foram os pontos altos da prova de hoje.  Na primeira fase e ao longo da CP1, assistiu-se a mais uma lição de condução da Nasser Al Attiyah, que depois de passar Nani Roma no inicio da sessão foi ganhando segundos em cima de segundos,  passando com uma vantagem  de 2m31 relativamente ao espanhol da Mini, que por sua vez tinha recuperado a 2ª posição, que durante algum tempo esteve nas mãos de Stéfan  Peterhansel , mas nesta fase, destacava-se o andamento dos Toyota Hilux, com o piloto da casa pela primeira vez no Dakar 2012, à frente de Gilles Villiers. Mas, no final da CP1, a normalidade voltava na corrida dos automóveis com os chefes de fila da Mini e da Toyota, a rodar nos lugares do pódio, com Stéfan Peterhansel a 41s numa fase em que a navegação/orientação, era mais importante que a rapidez. Em plena CP2, o piloto do Qatar continua a ganhar tempo, com  uma vantagem de quase cinco minutos, num período em que o Hummer de Robby Gordon se encontrava em dificuldades perdendo sistematicamente tempo para o seu companheiro da equipa. Mas, ao Km 288, a situação invertia-se agora era o Hummer de Nasser que estava parado e era Robby Gordon que rodava ao seu encontro e após a chegada do norte americano, que lhe prestou o devido auxílio (?), cerca de 15 minutos depois …. o Hummer do piloto do Qatar volta à pista. A partir daí o Mini da X RAID pilotado por Stéfan Peterhansel tinha todas as condições para vencer a etapa, que de resto veio a concretizar de forma isolada com um avanço acima dos 5 minutos dos Toyotas, com Orlando Terranova em 2º o seu melhor resultado na história do Dakar e motivo de festa para os seus compatriotas enquanto que Gilles Viniers, controlava cerca de um minuto depois. Nas motas, Marc Coma ganha na etapa e  Cyrill Després, lidera à geral numa prova em que o espanhol, recuperou parte do tempo perdido na etapa de ontem é e já de novo o principal adversário do seu colega da KTM. Paulo Rodrigues (Yamanha)   é o melhor português num brilhante 3º posto , Paulo Goçalves é 6º e Ruben Faria, teve uma etapa infernal e perdeu-se na classificação, estando na 28º posição. Nos automóveis, Carlos Sousa continua a subir na classificação é 8º e Leal dos Santos, voltou a cair na classificação e encontra-se na 24º posição: Geral (Top10-Automóveis:  1ºPeterhansel (Mini) 9h43.20; 2ºDe Villiers ( Toyota) a 5m41s; 3º Roma (Mini) a 8m10s; 4ºHolowczyc (Mini) a 8m10s;  5ºGordon (Hummer) a 16m23s; 6º Novitskiy (Mini) a 26m25s; 7ºAl Attiyah a 30m44s; 8º Sousa (Great Wall) 30m45s; 9º Alvarez (Toyota) a 33m11s e 10º Wevers (Mitsubhish) a 36m42s.     


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