O FW8 C/Ford foi o primeiro chassis na história da Wiliams a utilizar o nº1(1983)
Na Austria o sonho do título estava longe e o FW07 B /Ford estava longe de ser o chassis mais competitivo.
Keke Rosberg .... o campeão surpresa em 1982 ( foto de R.Schlegelmilch)
Tribute a Keke Rosberg
Keke Rosberg foi o primeiro finlandês a vencer o Mundial da F1 quando os seus compatriotas simplesmente dominavam os rallys internacionais e eram então conhecidos como os “finlandeses voadores”. Keke chega tarde à F1, estreando-se com o pouco competitivo Theodore no GP da África do Sul de 1978. Depois de uma carreira com relativo sucesso em várias fórmulas de ascensão: a fórmula V, Atlantic , Pacific e Fórmula 2 . As primeiras épocas F1, não foram encorajantes para o rápido finlandês que até 1981 esteve ”preso” à aventura dos irmãos Fitipaldi que apesar das várias tentativas nunca conseguiram construir um monolugar competitivo. A oportunidade surge quando Frank Wiliams … acredita nas credenciais de Rosberg e contratou-o para o lugar de Alan Jones que se retirava da F1. Logo no seu primeiro ano ao serviço da Wiliams com o FW 07B/Ford conquista o seu primeiro título, graças a uma regularidade impressionante ao longo da temporada e à sua primeira vitória na F1 e única na temporada de 1982. Que seria marcada pela tragédia que se abateu sobre a Ferrari, que perdeu Gilles Villenueve durante a qualificação do GP da Bélgica e pelo acidente grave que obrigou Didier Pironi abandonar a F1. Em 1983 vence no GP Mónco mas o Wiliams FW 08C está longe de ser um chassis competitivo, face ao aparecimento dos motores turbo que superavam com grande facilidade os motores aspirados. Com nova motorização, tendo na base o motor da Honda, Keke Rosberg soma mais uma vitória, mas a combinação chassis/motor do FW09 não foi uma mais valia no final da temporada foi 8º no Mundial. Mas, em 1985 finalmente a Wiliams com a versão do FW10, evoluía revelava-se mais competitivo, Keke Rosberg foi 3º no Mundial, venceu os GPs dos Estados Unidos e da Austrália e faz mais três pódios. Porém comete um erro na gestão da sua carreira ao assinar pela Mclaren, os Wiliams dominam a nível dos construtores e ao chegar à Mclaren tem como companheiro, Alan Prost que bate regularmente Keke Rosberg, sagrando-se campeão do mundo em 1986, finlandês obteve como melhor resultado um 2º no GP do Mónaco … no final abandona a F1 …que mais tarde reconhece que foi uma opção cedo de mais, pois ainda era competitivo. Em 1989, volta ao desporto automóvel para participar nas 24 horas de Spa-Francorchamps, na década de 1990 está na DTM e em 1995 cria a sua equipa, mas volta à F1 com manager dos seus compatriotas J.J.Letho e do bi-campeão do mundo, Mika Hakkinen …nos dias de hoje é uma presença assídua nas boxes da Mercedes Grand Prix, acompanhando o seu herdeiro, Nico Rosberg uma promessa germânica na F1 que continua à procura de sucesso … KEKE ROSBERG, esteve presente em 128 GPs, efectuou 114 partidas, somou um título de campeão do mundo, 5 vitórias em Grandes Prémios, 5 poles e 3 voltas mais rápidas.
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