sexta-feira, maio 21, 2010

O modelo 72 marcou a era moderna da F1...




O Lotus 72 de Jochen Rindt nas boxes do GP da Bélgica de 1970

Emerson Fitipaldi em "slide no GP de França" na corrida para o título em 1972


O motor Ford Cosworth a alma do 72D e o seu criador Colin Chapaman

O Lotus 72 D, foi um dos chassis que maior competitividade e fiabilidade demonstrou nos palcos da F1, um produto de um dos projectistas mais geniais  da F1,  Colin Chapaman que desde a década de 1960 se tornou uma referência no mundo dos Grandes Prémios só comparável a Enzo Ferrari o lendário, patrão da Ferrari. O Lotus 72, na versão A correu cinco temporadas entre 1970 e 1974, correspondendo à participação em 52 Grandes Prémios, com 33 pódios e 18 vitórias. A sua estreia ocorreu na África do Sul em 1970 e o seu último GP seria o dos Estados Unidos. Cerca de treze pilotos utilizaram a versão a e chegaram à vitória nos seguintes Grandes prémios: Jochem Rindt em 1970 -(na Aústria-1ºvitória do modelo, Holanda, França ,Inglaterra e Alemanha); Emerson Fitipaldi em 1972 (Espanha, Bélgica, Inglaterra, Aústria , Itália – 1973 – Argentina, Brasil, Espanha ) Ronnie Peterson (Inglaterra, Austria, Itália, e Estados Unidos. Em 1974 – Ronnie Peterson vence no Mónaco numa época em que o modelo 72 estava ultrapassado e baptizado com a versão E, que correu em 29 grandes Prémios e obteve três vitórias as outras duas também com Ronnie Peterson em França e em Itália.  O modelo 72 foi decisivo para as vitórias no campeonato de construtores de 1970, mas especialmente de 1972 e 1973 quando a equipa inscrevia-se sob a designação de Jonh Player Especial Lotus, um chassis inesquecível que esteve na base da época “moderna da F1” onde o trabalho de aerodinâmica começava a ser determinante na luta pela vitória. Estavam criadas as condições para os que os apêndices nas carroçarias e em todos sectores do chassis transformassem a F1 da então nos carros asa que a breve trecho animariam os palços dos Grandes Prémios. Pilotaram o modelo 72 nas várias versões os seguintes pilotos: os vitoriosos, Jochen Rindt, Emerson Fitipaldi e Ronnie Petersson, mas outros pilotos passaram pelo seu cockpick , Jack IKxc (BL) já em fim de carreira e as então promessas britânicas, Brian Henton (GB) Jim Crawford (GB) ou Jonh Watson (GB


Sem comentários: