domingo, maio 30, 2010

MotorSport Weekend - IRL - F1 -WRC.


Dario Frachitii, foi o mais rápido, o melhor na estratégia e a sorte de um campeão...


Indianápolis - uma prova clássica do automobilismo mundial

Alex LLyod, um pódio ou uma benção divina?.. 


O escocês, Dario Franchitti acaba de vencer a edição nº94 da Iny 500, numa prova em que o piloto da Gnassi dominou praticamente toda a prova de forma consecutiva até à 165 volta altura em que uma ida à box atira-o para a 5º posição. A partir de então, o escocês optou por uma estratégia de poupança de pneus e combustível, face as possíveis paragens que os pilotos da frente provavelmente iriam fazer. Nesse contexto, a primeira ida à boxes ocorreu com M.Conway que surpreendentemente liderava a prova, a situação repetiu-se sucessivamente com Justin Wilson e Castro Neves. Assim Dario Franchitti entrava nas últimas voltas na liderança pressionado por Dan Weldon e pela falta de gasolina, mas o violento acidente que envolve Hunter Ray e M. Conway, que voou por cima do chassis do norte-americano (seria assistido no hospital e o seu estado não é grave), permitiu ao escocês repetir a vitória de 2007 cortando a linha de chegada com bandeiras amarelas. Todavia ao longo das oito paragens por bandeiras amarelas, o escocês embora não perdendo a liderança perdeu muito tempo o suficiente que lhe permitiria gerir a prova sem dificuldades. Quanto à prova em si podemos distinguir dois períodos, o primeiro coicidindo com as 250 milhas da prova, em que o trio Dario Franchitti, Castro Neves e R.Bryscoe dominaram distanciando-se sistematicamente da concorrência. E uma segunda parte, m ais competitiva com T.Schectkter, T. Kannan e Marco Andretti, a serem os novos protagonistas ainda com Fanchitti sempre na liderança. Com o despiste de Victor Meira contra o muro do circuito da Indy, iniciava-se a odisseia da Penske com Castro Neves a atrasar-se por ter deixado parar o motor, pouco depois era R.Briscoe que saindo da Boxe destruía logo a seguir o Dallara quando liderava a prova (145ªvolta). Roger Penske não queria acreditar no que observava pois deixava de ter os seus carros na luta pela vitória. Mas a edição 94º Indianápolis ficará recordada pelos excelentes momentos de corrida, dinamizados por Castro Neves, Tony Kannan, T.Scheckter e R.Brsicoe, que ao contrário de Dan Wheldon Scott Dixon ou Alex Lloyd no pódio , estiveram sempre no pelotão da frente. Classificação das 500 Milhas de Indianápolis

1. Dario Franchitti /Ganassi 200 voltas
2. Dan Wheldon /Panther + 0.1536s
3. Alex Lloyd /Dale Coyne + 20.9876s
4. Scott Dixon /Ganassi 21.4922s +
5. Danica Patrick/Andretti + 21.7560s
6. Marco Andretti /Andretti + 23.5251s
7. Justin Wilson /Dreyer e Reinbold 25.9761s +
8. Will Power /Penske + 30.2474s
9. Helio Castroneves /Penske + 33.0137s
10. Alex Tagliani/ Fazzt 34.2482s +
11. Tony Kanaan /Andretti + 59.5957s
12. Graham Rahal /Letterman Rahal + 59.9739s
13. Simona de Silvestro /HVM + 1m01.6745s
14. Mario Romancini /Conquest + 1m05.0219s
15. Tomas Scheckter /Dreyer & Reinbold + 1 volta
16. Townsend Bell /Ganassi lap / + Schmidt 1
17. Ed Carpenter /Panther Visão / + 1 volta
18. Ryan Hunter-Reay/ Andretti + 2 voltas
19. Mike Conway /Dreyer & Reinbold + 2 voltas
20. Takuma Sato /KV + 2 voltas
21. Ana Beatriz /Dreyer & Reinbold + 4 voltas
22. Bertrand Baguette/ Conquest + 17 voltas




1ª Dobradinha da Mclarem , 2010-12º Vitória de Lewis Hamilton, 165º da Mclarem.  


Mark Webber continua para 3ª no primeiro momento de tensão na Reb Bull.

Michael Schumacher continua a evolução do chassis e os W01 já são mais rápidos que os Ferraris. 

O outro lado da competição ...

Surpresa na Turquia com a primeira vitória de Lewis Hamilton e a primeira dobradinha da Mclaren, após o domínio já esperado dos Red Bull. De facto, Mark Webber dominou os acontecimentos até à 41ª volta, quando Sebastien Vettel, numa tentativa de superar o colega da equipa, acabou por colidir no chassis de Webber. Sebastien Vettel ficava fora da prova e Mark Webber era obrigado a ir à box com a finalidade de substituir o nariz da frente do seu carro e automaticamente ficou excluído da luta pela vitória. Nesse contexto, de realçar a tentativa de chegar à vitória de Jenson Button, mas o campeão do mundo de 2009 sob gerir a vantagem que entretanto foi amealhando e a vitória está mais que justificada, mas os RB continuam a demonstrar que em situações normais são imbatíveis. Os Mercedes acabaram por ter um excelente desempenho colocando-se à frente dos Ferraris, que demoram em se tornar competitivos o mesmo não se pode dizer de Michael Schumacher que revela uma apreciável aprendizagem e já bate regularmente os tempos de Nico Rosberg.



O Grande Prêmio da Turquia

Istambul, Turquia;

58 voltas, 309,396 km;
Clima: seco.
Classificação Oficial:
1. L.Hamilton /McLaren-Mercedes MP4/25 -47,620
2.  J.Button/ McLaren-Mercedes  MP/25  + 2,645
3. M.Webber/ Red Bull RB6-Renault + 24,285
4. M.Schumacher /Mercedes MGP W01 + 31,110
5. N.Rosberg/ Mercedes MGP W01 + 32,266
6. R. Kubica /Renault RE30 + 32,824
7. F.Massa /Ferrari  F10 + 36,635
8. F.Alonso /Ferrari F 10 + 46,544
9. A.Sutil/  Force India VJM 03-Mercedes + 49,029
10. K.Kobayashi +  BMW Sauber C29-Ferrari 1:05.650
11. P.De la Rosa/BMW  Sauber C29-Ferrari 1:05.944 +
12. J.Alguersuari/ Toro Rosso STR5-Ferrari 1:07.800 +
13.A. Liuzzi /Force India VJM 03-Mercedes + 1 volta
14. R.Barrichello Williams FW32 -Cosworth + 1 volta
15. V.Petrov /Renault RE30 + 1 volta
16. S.Buemi volta a Toro Rosso STR5-Ferrari + 1
17. N.Hulkenberg Williams FW#32-Cosworth volta + 1
18. T.Glock /Virgin VR01-Cosworth + 2 voltas
19. L.Di Grassi/ Virgin VR01-Cosworth + 3 voltas



Sebastian Ogier triunfa no WRC a confirmação de uma promessa.


Sebastien Loeb rápido mas não chegou para o piloto do C4 do Júnior team

Miko Hirvonen, necessita urgentemente de uma evolução no Focus RS09 ....

Armindo Araújo o melhor nacional



Se na sexta-feira, Sebastian Ogier tinha demonstrado que era o mais rápido, nas classificativas de transição para as florestais algarvias, no sábado revelou uma maturidade à campeão, mantendo Sebastien Loeb em sentido e à partida para a última etapa adivinhava-se a sua vitória, na medida em que na tarde de sábado mesmo perdendo tempo para Sebastien Loeb controlou de forma eficaz o andamento do actual campeão do WRC. Dani Sordo cumpriu o domínio da Citroen num rally em que os Fords estiveram à margem da luta pela vitória, inclusivamente nas várias classificativas. Miko Hirvonen, chega à 4ºposição, porque Peter Solberg bateu forte, e apesar de tudo foi muito feliz ao chegar ao final da prova, ao contrário do seu irmão Henning, que abandonou a prova com problemas eléctricos depois de uma prova muito interessante. Kimi Reikkonen chegou ao top teen mas esperava-se mais pelo menos um lugar à frente de Al Qassim. Jari Ketomaa foi o mais rápido dos S2000 e Bernardo Sousa (4ºgrupo), mas primeiro dos pilotos do campeonato nacional o seu objectivo. A geral o melhor nacional, seria Armindo Araújo que venceu naturalmente o grupo N, numa prova que não contava para o PWRC.

Classificação Geral (Top teen)

1. Sebastien Ogier / Citroen C4Wrc  3h51.16.1
2. Sebastien Loeb /Citroen   C4Wrc a 7,9 s
3. Dani Sordo /Citroen C4Wrc a17.6s
4. Mikko Hirvonen/Ford Focus RS WRC09 a 32.0s
5. Petter Solberg/ Citroen  C4Wrc  a 35.7s
6. Matthew Wilson /Ford  Focus RS WRC08 a7 m10.1s
7. Mads Ostberg /Subaru Imprenza  RS WRC 08 7 m28.3s
8. Federico Villagra /Ford Focus RS WRC 08 10 m36.1s
9. Khalid Al Qassimi Ford  Focus RS WRC 0910 m55.8s
10. Kimi Raikkonen Citroen 11 m34.3s

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