terça-feira, junho 21, 2011

Alberto Ascari o primeiro bi-campeão da F1



Ascari um dos pilotos mais rápidos de sempre com  13 vitórias em 32 GPs (43.7%)


O Ferrari F500 um dos melhores F1 da marca de Maranello (4ºFrança)


GP da França (1954) - com o Maserati na 1º linha com os super competitivos flechas de prata


A ida para a Lancia  marcou a regressão na sua carreira .


Alberto Ascari foi o primeiro campeão do mundo de F1, a bisar no Mundo de F1, a sua carreira iniciou-se com 19 anos numa corrida de motos seguindo as pisadas do seu pai que encontrou a morte no GP da França em 1937. O piloto italiano, foi o primeiro grande piloto de Enzo Ferrari numa época em que Enzo Ferrari ainda não era reconhecido como construtor e utilizava os chassis da Alfa Romeo. Alberto Ascari, pertenceu a velha guarda da ante câmara da F1 e chegou a correr antes da eclosão da 2ªGuerra Mundial na década de 1940 pela Maserati e o primeiro grande resultado ocorreu no GP do Cairo em 1947 e em Modena obtinha a sua primeira vitória no circuito de Modena. Os bons resultados sucedem-se e em 1949, na F2 verdadeira ante câmara da F1 vence em Bari e Reims já com Enzo Ferrari construtor o chassis é o 166. Em 1950 na prova de estreia do Mundial de F1 como piloto oficial da Ferrari, o chassis era o 375 é 2º no Mónaco, o melhor resultado da temporada e 5º no Mundial. No ano seguinte, obtém três pódios e ganha na Alemanha e na Itália é vice-campeão do mundo e volta a correr na F2 com vitórias em Monza, Nápoles e Modena. Faz uma “perninha” nas corridas de Sport e na grande maratona da época a Carrera Panamericana e termina em 2º. Em 1952 é ano da consagração, na estreia do super competitivo Ferrari 500, apenas desistiu na Indy 500 com o modelo 375, mas vence consecutivamente as seis provas seguintes, record só batido por Michael Schumacher 52 anos depois. Participa com um Ferrari 250 MM nas 24 horas de Le Mans mas desistiu com a caixa de velocidades partida. Em 1953, vence três grandes prémios e torna-se o primeiro piloto da F1 a ganhar um bicampeonato, no ano seguinte assina contrato com a Lancia, para a F1 e para o Mundial de Marcas, mas o D-5 só é apresentado na última prova do Mundial, corre sem resultados com um Ferrari e com Maserati. E o seu único sucesso ocorre nas famosas Mille Miglia, levando o D-24 à vitória. Para 1955, a Lancia estreia o D-50, depois do insucesso do D-5, o novo chassis tecnicamente era mais evoluído e Alberto Cascari procurava a vitória e corre em duas provas extra-campeonato, em Nápoles e Turim. Mas, a temporada começa mal, com um acidente na Argentina, que se repete no Mónaco quando o D-50 mergulhou nas águas do porto. Entretanto o italiano, aproximava-se de Enzo Ferrari e em Monza quatro dias depois do acidente no principiado voltava a despistar-se de forma brutal, com o  Ferrari Sport, perdendo a vida e a Itália ficava órfão de campeão do mundo até aos nossos dias. Biografia: - Número de GPs: 32; Vitórias: 13; Poles: 14;  Voltas mais rápidas: 10.                         

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