Marcel Fassler lidera é a única a esperança de uma vitória absoluta em Le Mans
Marc Gené e Andy Davidson já lideraram na edição de 2011
Olivier Beretta e Jan Magnusson afirmaram a superioridade do CR5 nos seus turnos
A caminho da 11ª hora das 24 horas de Le Mans, o primeiro momento de balanço, desta grande maratona do desporto automóvel, que tem sido marcada por uma luta entre a Audi e a Peugeot, ainda que a marca germânica tenha perdido dois carros, nesta primeira parte da prova. Assim durante a primeira parte, Alan Mcnish foi vítima de um acidente brutal no qual o Audi ao tocar no Ferrari F458 de Antony Beltoise bateu violentamente contra os rails. A segunda desistência, viria a ocorrer no final da 8ª hora com Mike Rochenfeller a destruir o Audi R18 TDI de tal modo que o chassis ficou irreconhecível. Assim e no final do dia, a Audi resiste à pressão da esquadra da Peugeot, que coloca quatro carros no Top 5, porém o Audi R18 TDI, nº2 esteve sempre à vontade e à 3ª hora, Benoit Tréluyer tinha de vantagem quase um minuto de vantagem, mas pouco mais de meio segundo separava os dois melhores chassis de ambas marcas, quer se tratasse de Marcel Fassler ou Andrea Lottere. De resto a passagem do Peugeot 908 V8, pelo comando aconteceu nos turnos de Antony Davidson e de Marc Gené, mas beneficiando sempre do facto, do carro germânico parar primeiro do que o francês, quase sempre 30 minutos antes o que teoricamente permitirá a vitória de um 908. Todavia e com o ritmo de corrida, verificado até à 8ºhora, verifica-se que o R18 TDI, não só recupera o tempo perdido como supera a performance dos Peugeot, contudo a vantagem da marca do leão dependerá da estratégia a seguir. De realçar, também que o Peugeot da Oreca, estava a perder tempo durante o turno de condução de Olivier Panis, face aos problemas de pneus que então afectava esta unidade semi-oficial da Peugeot. Na LMP 2 , o Oreca-Nissan V8 pilotado por Alex Primat/ David Hallyday e Dominic Kraihamer, dominava os acontecimentos tal como a equipa Labre que com o Chevrolet Corvette CR5 na GTE-A de Gabriele Gardel , Julien Canal e Pactrick Burnhauser. Na GTE-P, Olivier Beretta, Jan Magunssen e António Garcia, da equipa norte-americana da Corvette Racing, domina já de forma absoluta, depois de alguma pressão do BMW M3 GT2 de Andy Priaulx, Dirk Muller e de Joey Hand, que perdeu muito tempo numa paragem na box no final da 8ª hora. Entre os portugueses, Pedro Lamy ocupa a 3ª posição enquanto João Barbosa estava em recuperação rodando em 5º na classe e é já 14º na Geral, Rui Águas está na 36º e Tiago Monteiro na 49º , de registar a desistência de Paes Amaral ainda durante a tarde de hoje . Neste momento quando vamos a caminho da 11ª hora, aguarda-se a saída do safety car da pista…
Classificação absolua à 11º hora
Classificação absolua à 11º hora
1. #2 Audi Audi Sport Team Joest (LMP1)
2. #8 Peugeot Peugeot Sport Total (LMP1) + 1 Lap
3. #9 Peugeot Team Peugeot Total (LMP1) + 1 Lap
4. #7 Peugeot Peugeot Sport Total (LMP1) + 1 Lap
5. #10 Peugeot Team Oreca-Matmut (LMP1) + 2 Laps
6. #16 Pescarolo Pescarolo Team (LMP1) + 4 Laps
7. #12 Lola Rebellion Racing (LMP1) + 4 Laps
8. #13 Lola Rebellion Racing (LMP1) + 4 Laps
9. #48 Oreca Team Oreca-Matmut (LMP2) + 8 Laps
10. #22 Lola Kronos Racing (LMP1) + 9 Laps
11. #41 Zytek Greaves Motorsport (LMP2) + 9 Laps
12. #39 Lola PeCom Racing (LMP2) + 9 Laps
13. #42 HPD Strakka Racing (LMP2) + 9 Laps
14. #33 Lola Level 5 Motorsports (LMP2) + 10 Laps
15. #26 Oreca Signatech Nissan (LMP2) + 11 Laps
16. #49 OAK OAK Racing (LMP2) + 11 Laps
17. #35 OAK OAK Racing (LMP2) + 12 Laps
18. #74 Corvette Corvette Racing (GTEP) + 13 Laps
19. #75 Porsche Prospeed Competition (GTEP) + 13 Laps
20. #51 Ferrari AF Corse (GTEP) + 14 Laps
21. #36 HPD RML (LMP2) + 14 Laps
22. #59 Ferrari Luxury Racing (GTEP) + 14 Laps
23. #73 Corvette Corvette Racing (GTEP) + 14 Laps
24. #80 Porsche Flying Lizard Motorsports (GTEP) + 14 Laps
25. #24 OAK OAK Racing (LMP1) + 15 Laps
26. #55 BMW BMW Motorsport (GTEP) + 15 Laps
27. #76 Porsche IMSA Performance Matmut (GTEP) + 15 Laps
28. #56 BMW BMW Motorsport (GTEP) + 15 Laps
29. #77 Porsche Team Felbermayr-Proton (GTEP) + 16 Laps
30. #44 Norma Extr (LMP2) + 16 Laps
31. #50 Corvette Larbre Competition (GTEA) + 16 Laps
32. #57 Ferrari Krohn Racing (GTEA) + 17 Laps
33. #70 Porsche Larbre Competition (GTEA) + 17 Laps
34. #81 Porsche Flying Lizard Motorsports (GTEA) + 17 Laps
35. #61 Ferrari AF Corse (GTEA) + 17 Laps
36. #71 Ferrari AF Corse (GTEP) + 18 Laps
37. #65 Lotus Lotus Jetalliance (GTEP) + 19 Laps
38. #40 Oreca Race Performance (LMP2) + 19 Laps
39. #88 Porsche Team Felbermayr-Proton (GTEP) + 20 Laps
40. #63 Porsche Proton Competition (GTEA) + 21 Laps
41. #83 Ferrari JMB Racing (GTEA) + 22 Laps
42. #68 Ford Robertson Racing (GTEA) + 25 Laps
43. #60 Aston Gulf AMR Middle East (GTEA) + 26 Laps
44. #89 Ferrari Hankook Team Farnbacher (GTEP) + 29 Laps
45. #66 Ferrari JMW Motorsport (GTEP) + 29 Laps
46. #64 Lotus Lotus Jetalliance (GTEP) + 41 Laps
47. #58 Ferrari Luxury Racing (GTEP) + 50 Laps
48. #5 Oreca Hope Racing (LMP1) + 58 Laps
49. #15 OAK OAK Racing (LMP1) + 64 Laps
50. #1 Audi Audi Sport Team Joest (LMP1) Retired
51. #62 Ferrari CRS Racing (GTEA) Retired
52. #79 Aston Jota (GTEP) Retired
53. #20 Zytek Quifel-ASM Team (LMP1) Retired
54. #3 Audi Audi Sport North America (LMP1) Retired
55. #007 AMR-One Aston Martin Racing (LMP1) Retired
56. #009 AMR-One Aston Martin Racing (LMP1) Retired
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