Feios mas rápidos os R18 dominam a 1º linha da Grelha de partida
Sebastian Bourdais foi o mais rápido dos 908 mas o acerto do Peugeot foi realizado por Pedro Lamy
Os BMW dominaram a categoria da GTE P
Tiago Monteiro quase no Top 10
A equipa portuguesa da ASM parte da 7ª linha
João Barbosa colocou-se a meio da grelha mas em corrida deverá subir muitos lugares
Audi Sport garantiu a primeira linha da grelha da 24 horas de Le Mans, a 40 minutos da sessão, numa sessão em que os Audi R18 estiveram sempre na frente da qualificação. A Peugeot que alterou significativamente o seu chassis para a edição de 2011, não conseguiu se superiorizar aos R18, de resto Stefan Sarrazin, que chegou à pole em 2007, 2008 e 2009, afirmou que o tráfego na pista não permitiu melhores resultados e os pilotos da marca estavam apenas preocupados em melhorar o acerto do 908, uma vez que os Audi estavam a fazer uma qualificação perfeita. Se as palavras do piloto francês, não eram levadas a sério a cerca de uma hora do final da sessão, a verdade é que se vieram a confirmar os Audi seriam os únicos chassis a rodar no segundo 25. Nos primeiros momentos, da sessão o equilíbrio entre o R18 e o 908, pareciam evidentes, com a realização de tempos muito semelhantes, rubricados por Tom Kristensen e Sebastian Bourdais, mas a partir do momento em que Roland Dumas rodou nos 3m 25s 79, a Audi tomou definitivamente o domínio da sessão. De realçar, também que a sessão foi interrompida com o acidente de Anthony Beltoise que despistou-se em Mulsanne vítima de óleo na pista. Cristian Klein também saiu da pista em circunstância semelhantes masos Aston Martin AMR-One, tiveram um comportamento muito modesto. Os mais rápidos da LMP2, seriam Mailleux/Ordonez/Ayari com um Nissan, recorde-se que o espanhol Ordonez chega ao desporto automóvel após ter ganho um concurso na Palystion e hoje contribui para o 14º posto da equipa da Oreca , enquanto que na categoria da GTE Pro, o domínio pertenceu à BMW com Augusto Farfus a fazer o melhor tempo depois de uma fase em que Andy Muller era por norma o mais rápido em pista pressionado pelo Ferrari da AF Corse pilotado pelo ex-piloto da F1, Giancarlo Fisichella. Entre os portugueses, Pedro Lamy seria o melhor colocado com o 3º tempo, embora sua missaõ tenha se centrado no acerto do seu protótipo.Tiago Monteiro na estreia do Pescarollo Judd , parte da 6ºlinha rodando a mais de um segundo de Emanuel Collard o mais rápido da equipa francesa. A equipa portuguesa da A Quifel ASM Team, colocou-se na 7ºlinha com o 13º de Paes Amaral . João Barbosa, acabou na 14º linha ou seja a meio da Grelha de Partida, numa sessão que tecnicamente não correu da melhor face ao desentendimento entre americanos e ingleses que constituem o staff da equipa. Assim, espera-se que uma luta intensa entre os Audi e os Peugeot, os R18, uma vez que entre os seis protótipos a diferença situou-se em meio segundo, o que permite adivinhar uma luta permanente em pista cuja decisão poderá passar pela estratégia de boxes, mas sobretudo na gestão de consumo, pneus e travões …que provavelmente decidirá a edição de 2011.
Classificação da Qualificação
1. LMP1 Fassler/Lotterer/E Audi R18 TDI 3m25.738s
2. LMP1 Bernhard/Dumas/Rockenfeller Audi R18 TDI 3m25.799s
3. LMP1 Lamy/Bourdais/Pagenaud Peugeot 908 3m26.010s
4. LMP1 Montagny/Sarrazin/Minassian Peugeot 908 3m26.156s
5. LMP1 Capello/Kristensen/McNish Audi R18 TDI 3m26.165s
6. LMP1 3m26.272s de Gene/Wurz/Davidson Peugeot 908
7. LMP1 Lapierre/Duval/Panis ORECA Peugeot 908 Hdi-FAP 3m30.084s
8. LMP1 Jani/Prost/Bleekemolen rebelião Lola-Toyota 3m32.883s
9. LMP1 Collard/Tinseau/Jousse Pescarolo-Judd 3m33.066s
10. LMP1 3m34.573s de Belicchi/Boullion/Smith rebelião Lola-Toyota
11. LMP1 Monteiro/Moreau/Ragues Carvalho Pescarolo-Judd 3m34.933s
12 LMP1 Ickx/Martin/Leinders Kronos Aston Martin 3m36.551s
13 LMP1 Amaral/Pla/Hughes Quifel ASM Zytek 3m37.393s
14 LMP2 Ordóñez/Mailleux/Ayari Signatech ORECA-Nissan 3m41.458s
15 LMP1 Hein/Nicolet/Yvon Pescarolo Carvalho - Judd
16. LMP2 Leventis/Watts/Kane Strakka HPD ARX-01d 3m42.615s
17. LMP2 Premat/Hallyday/Kraihamer Oreca-Nissan 3m43.098s
18. LMP2 Perez Companc/Russo/Kaffer Pecom Lola-Judd 3m43.223s
19. LMP2 Nakano/De Crem/Charouz Oak Racing Pescarolo-BMW 3m43.479s
20. LMP2 Ojjeh/Kimber-Smith/Lombard Greaves Zytek-Nissan 3m43.812s
21. LMP2 Frey/Meichtry/Rostan Race Performance ORECA-Judd 3m44.294s
22. LMP1 Mucke/Turner/Klien Aston Martin AMR-One 3m45.918s
23. LMP2 Erdos/Newton/Collins RML HPD ARX-01d 3m47.308s
24. LMP1 Zacchia/Lammers/Elgaard Hope ORECA 3m47.691s
25. LMP1 Primat/Fernandez/Meyrick Aston Martin AMR-One 3m48.355s
26. LMP2 Rosier/Haezbrouck/Fournoux Extreme Limite Norma-Judd 3m48.420s
27. LMP2 Barlesi/Da Rocha/Lafargue Oak Pescarolo-Judd 3m48.665s
28. LMP2 Tucker/Bouchut/Barbosa Level 5 Lola-Honda 3m48.863s
30. GTE P Farfus/Muller/Werner BMW M3 3m57.592s
29. GTE P Fisichella/Bruni/Vilander AF Corse Ferrari 3m58.040s
31. GTE P Priaulx/Muller/Hand BMW M3 3m58.426s
32. GTE P Gavin/Magnussen/Westbrook Corvette C6 ZR1 3m59.519s
33. GTE P Farnbacher/Simonsen/Keen Farnbacher Ferrari 3m59.519s
34. GTE P Beretta/Milner/Garcia Corvette C6 ZR1 3m59.633s
35. GTE P Lieb/Lietz/Henzler Felbermayr-Proton Porsche 3m59.662s
36. GTE P Ortelli/Makowiecki/Melo Luxury Racing Ferrari 3m59.901s
37. GTE P Goossens/Holzer/Van Lagen Prospeed Porsche 3m59.962s
38. GTE P Dolan/Hancock/Buncombe Jota Aston Martin 4m00.747s
39. GTE P Bell/Sugden/Maasen JMW Ferrari 4m00.890s
40. GTE P Bergmeister/Long/Luhr Flying Lizard Porsche 4m01.024s
41. GTE P Beltoise/Jakubowski/Thiret Luxury Racing Ferrari 4m01.176s
42. GTE A Perazzini/Cioci/Breslin AF Corse Ferrari 4m01.282s
43. GTE P Al Faisal/Tandy/Miller Felbermayr-Proton Porsche 4m01.752s
44. GTE P Kauffman/Waltrip/Aguas AF Corse Ferrari 4m02.216s
45. GTE P Pilet/Narac/Armindo IMSA Performance Porsche 4m02.548s
46. GTE A Felbermayr/Felbermayr/Ried Felbermayr-Proton Porsche 4m03.532s
47. GTE A Niemen/Law/Pumpelly Flying Lizard Porsche 4m03.648s
48. GTE A Bourret/Gibon/Belloc Larbre Porsche 4m03.918s
49. GTE A Rodrigues/Menahem/Marroc JMB ORECA 4m04.640s
50. GTE A Giroix/Goethe/Wainwright Gulf Aston Martin 4m04.825s
51. GTE A Krohn/Jonsson/Rugulo Krohn Ferrari 4m05.211s
52. GTE A Bornhauser/Canal/Gardel Larbre Porsche 4m05.955s
53. GTE A Ehret/Lynn/Wills CRS Ferrari 4m07.236s
54. GTE P Hirschi/Rossiter/Mowlem Jetalliance Lotus Evora 4m07.465s
55. GTE A Robertson/Robertson/Murry Robertson Racing Ford-Doran 4m08.208s
56. GTE P Rich/Slingerland/Hartshorne Jetalliance Lotus Evora 4m12.569
Sem comentários:
Enviar um comentário