quinta-feira, outubro 18, 2012

Jan Magnussen a estrela da F3 ...que não provou na F1

Jan Magnussen a estreia na F1 ... Ron Denis acreditava no nórdico como um futuro campeão 

Jan Magunssen entrava na História da F1 com o 6º no Canadá (Archive Cartier)

Jan Magnussen o sucesso voltou nos GTs (in Getty Images)

Jan Magnussen aos 21 anos torna-se a grande vedeta da Fórmula 3 quando ao serviço da equipa de Paul Setwart, vence 14 das 18 corridas da temporada de F3, batendo o record de Ayrton Senna e tornando-se desde logo a grande esperança da F1. Em 1995 quando se esperava que o dinamarquês se estrasse na F1 depois de Jackie Setwart ter afirmado que jan Magnussen “ era o maior talento que jamais vi desde Senna”, opta por um pograma na DTM ao volante de um Mercedes, rejeitando uma proposta para uma temporada de F 3000 e a condição de piloto de testes na F1 ao serviço da Mclaren. Mas Ron Dennis, não deixava de seguir a sua carreira e uma breve hospitalização de Mika Hakkinen, leva a Jan Magnussen aos 20 anos a estrear-se na Mclaren no GP do Pacífico (1996), fazendo com o MP4/10C-Mercedes 10 V10 o 12º tempo em qualificação e terminando a corrida no 10º posição, numa prova muito discreta. A oportunidade de correr a tempo inteiro na F1 nas temporadas de 1997 e 1998, ocorre pela mão de Jackie Setwart que admirador da nova estrela em ascensão entrega-lhe o SF 1, um modelo com os problemas de juventude, mas permite a Ruben Barrichelo marcar pontos e faz um pódio no Mónaco (2ª). Jan Magnussen continua a ser a aposta da Setwart para o Mundial de 1998, a primeira metade do campeonato corre mal para o dinamarquês e pontua finalmente no GP do Canadá que foi também a sua última corrida na F1, já que Jos Verstappen era contratado para fazer a segunda parte do campeonato. A sua carreira prosseguiu nos Estados Unidos, primeiro na Cart e na ALMS. Piloto rápido e regular, com alguns pódios, correu nas 24 Horas em Le Mans na categoria de GT onde venceu a classe em 2004, 2005, 2006 e 2009. Nessa categoria, obteve algumas vitórias nas 12 horas de Sebring em 2005 e 2006, uma prova clássica da temporada norte-americana de velocidade. Nas últimas temporadas distinguiu-se como piloto do Campeonato de Turismo Dinamarquês ... um fim muito modesto de um piloto que muito prometia, mas cuja carreira terminou muito cedo pela falta de competitividade do Setwart SF1 que em vez de o lançar na F1 … acabou prematuramente com a sua carreira …uma realidade muito comum na Fórmula 1 desde a década de 1980 …  Correu vinte e cinco corridas e fez um ponto no GP do Canadá de 1998 e classificou-se no Mundial de F1 em 17º e está classificado na 200ª posição dos pilotos de f1 que marcaram pontos no Mundial.


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