Jan Magnussen a estreia na F1 ... Ron Denis acreditava no nórdico como um futuro campeão
Jan Magunssen entrava na História da F1 com o 6º no Canadá (Archive Cartier)
Jan Magnussen o sucesso voltou nos GTs (in Getty Images)
Jan Magnussen aos 21 anos
torna-se a grande vedeta da Fórmula 3 quando ao serviço da equipa de Paul
Setwart, vence 14 das 18 corridas da temporada de F3, batendo o record de
Ayrton Senna e tornando-se desde logo a grande esperança da F1. Em 1995 quando
se esperava que o dinamarquês se estrasse na F1 depois de Jackie Setwart ter
afirmado que jan Magnussen “ era o maior talento que jamais vi desde Senna”,
opta por um pograma na DTM ao volante de um Mercedes, rejeitando uma proposta
para uma temporada de F 3000 e a condição de piloto de testes na F1 ao serviço
da Mclaren. Mas Ron Dennis, não deixava de seguir a sua carreira e uma breve
hospitalização de Mika Hakkinen, leva a Jan Magnussen aos 20 anos a estrear-se
na Mclaren no GP do Pacífico (1996), fazendo com o MP4/10C-Mercedes 10 V10 o 12º tempo
em qualificação e terminando a corrida no 10º posição, numa prova muito
discreta. A oportunidade de correr a tempo inteiro na F1 nas temporadas de 1997
e 1998, ocorre pela mão de Jackie Setwart que admirador da nova estrela em
ascensão entrega-lhe o SF 1, um modelo com os problemas de juventude, mas
permite a Ruben Barrichelo marcar pontos e faz um pódio no Mónaco (2ª). Jan
Magnussen continua a ser a aposta da Setwart para o Mundial de 1998, a primeira
metade do campeonato corre mal para o dinamarquês e pontua finalmente no GP do
Canadá que foi também a sua última corrida na F1, já que Jos Verstappen era
contratado para fazer a segunda parte do campeonato. A sua carreira prosseguiu
nos Estados Unidos, primeiro na Cart e na ALMS. Piloto rápido e regular, com
alguns pódios, correu nas 24 Horas em Le Mans na categoria de GT onde venceu a
classe em 2004, 2005, 2006 e 2009. Nessa categoria, obteve algumas vitórias nas
12 horas de Sebring em 2005 e 2006, uma prova clássica da temporada
norte-americana de velocidade. Nas últimas temporadas distinguiu-se como piloto
do Campeonato de Turismo Dinamarquês ... um fim muito modesto de um piloto que
muito prometia, mas cuja carreira terminou muito cedo pela falta de
competitividade do Setwart SF1 que em vez de o lançar na F1 … acabou
prematuramente com a sua carreira …uma realidade muito comum na Fórmula 1 desde
a década de 1980 … Correu vinte e cinco
corridas e fez um ponto no GP do Canadá de 1998 e classificou-se no Mundial de
F1 em 17º e está classificado na 200ª posição dos pilotos de f1 que marcaram
pontos no Mundial.
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