domingo, março 28, 2010

Jenson Button vitória da estratégia do Campeão do Mundo de 2009

A chuva marcou o início do GP da Austrália com Sebastien Vettel na liderança e com Fernando Alonso a fazer uma má partida e a sofrer de seguida um toque provocado por Jenson Button. Enquanto, o segundo Sauber partia a asa de Schumacher que entra na boxe. Mas era Hulkenberg , quem retém o impacto da colisão do carro de Kob e abandona a prova tal como Jarno Trulli com um problema hidráulico. O safety carro, entrava em pista numa altura em que os Reb Bull estão na frente, com Massa a pressionar Vettel e Kubica a brilhar no relançamento da prova pressionando Webber. A partir daí as paragens iam sucedendo com Jenson Button à 5º volta a fazer o primeiro pit stop quando a pista ia secando e ao fim de uma dezena de voltas colocava-se atrás de Vettel cuja entrada na Box não teve consequências na classificação, mais atrás a luta entre Hamilton e Alonso ia animando o GP. Mas o piloto inglês era mais rápido e sem erros colocava-se na 5º posição à 24ª volta. Algumas voltas depois era Alonso que rodava em 5º e Jenson Button era líder da prova com alguma vantagem sobre o fabuloso Roberto Kubica (2º), que chegava a meio da prova segurando Lewis Hamilton que se mostrava constantemente ao F1 da Renault. Sebastieb Vettel já estava fora de pista, problemas de travões era a justificação  da Red Bull para o despiste do alemão. Na frente Kubica mantinha-se em 2º , rodava-se a 36ª volta e os Ferraris de Alonso e Massa seguiam o polaco enquanto Hamilton tinha uma saída ligeira mas recuperando desde logo o seu monolugar mas perdendo uma volta para Mark Webber (5º) o mais rápido então em pista. Michael Schumacher a 15 voltas do final continuava fora do Top tem era 12º e Hamilton rodava no segundo 29 era o mais rápido em pista mas estava a 12s de Fernando Alonso que pressionava Massa. Porém o inglês era informado pelo seu engenheiro do desgaste dos pneus dos dois Ferraris que provavelmente já não iriam entrar na box até ao final da prova, na Ferrari era dada indicações para Massa para passar Kubica mas instabilidade dos carros de Maranello era já visível em algumas curvas do circuito. Jenson Button com mais de uma dúzia de segundos controlava a corrida e a vitória estava praticamente assegurada, o interesse da prova a dez voltas do fim estava nas provas de Hamilton e de Webber os únicos que podiam ainda chegar ao pódio. Mas a duas voltas do final ambos acabam fora da pista temporariamente uma vez que Hamilton ao tentar ultrapassar Alonso sofre um toque de Webber que estava também com trajectória para passar o Ferrari. A prova estava decidida com a 8ºvitória de Jenson Button em GPS. e para Mark Webber um modesto 9º no final e a melhor volta com 1m.37 e 36s. Para o inglês o Pit Stop foi decisivo para a vitória, para Kubica um resultado sensacional para Alonso e a Ferrari, missão cumprida num momento em que o Red Bull é o mais rápido em pista. Classificação oficial.
Pos Driver Team Time

1. Button McLaren-Mercedes 1h33:36.531
2. Kubica Renault + 12.034
3. Massa Ferrari + 14.488
4. Alonso Ferrari + 16.304
5. Rosberg Mercedes + 16.683
6. Hamilton McLaren-Mercedes + 29.89
7. Liuzzi Force India-Mercedes + 59.84
8. Barrichello Williams-Cosworth + 1:00.53
9. Webber Red Bull-Renault + 1:07.310
10. Schumacher Mercedes + 1:09.39
11. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 1:11.301
12. De la Rosa Sauber-Ferrari + 1:14.084
13. Kovalainen Lotus-Cosworth + 2 laps
14. Chandhok HRT-Cosworth + 4 laps

Sem comentários: