quinta-feira, março 11, 2010

Os Chassis da F1 2010 a luz das alterações...


Comparando com 2009, com esta temporada que se inicia no próximo fim-de-semana, há poucas mudanças na regulamentação da actual fórmula 1. No entanto, uma delas, a proibição do reabastecimento durante as corridas, obrigou os engenheiros a uma reflexão com vista adaptar os F1 a essa determinação: toda a estrutura do bólide foi repensada e as consequências não são apenas técnicas. Também os pilotos deverão pilotar com mais sentido táctico considerando que é necessário controlar o desgaste dos pneus e ao mesmo tempo economizar o combustível ao longo da prova. Mas, a proibição dos abastecimentos implica desde logo uma maior peso, cerca de 240 litros de combustível, o que representa cerca de mais 100 quilos de peso do que em 2009. O que vai determinar a utilização de maiores depósitos e a utilização a toda a largura e do comprimento do chassis, tornando o mesmo 20 centímetros mais longo do que no ano passado. O desgaste dos pneus é outra questão, o peso extra que o chassis vai suportar na primeira parte da corrida vai causar um grande desgaste dos pneus. Assim o design do carro foi feito para que esse desgaste não seja superior, a um valor de cerca de mais 25 milímetros relativamente a 2009. Por sua vez o trabalho em túnel de vento foi centrado nas alterações na suspensão dianteira de modo a permitir um suporte de uma maior carga para compensar o peso do combustível por volta. Mas esse equilíbrio deve ser ainda ajustada segundo a maioria dos projectistas, pois existe o perigo do sobreaquecimento das rodas dianteiras e tendo como causa o desgaste prematuro, especialmente em circuitos muito quentes como Bahrein e da Malásia. As paragens. Os pit stops serão supersónicos. Na Benetton, em 1994, com Michael Schumacher, mudança de pneus atingiu o tempo record em 3,2 segundos. Agora a maioria das equipes realiza tempos em 4 ou 4,5 segundos, com a proibição do elevador hidráulico a curiosidade será baixar estes tempos. A estratégia. Será determinada por todas os ajustes regulamentares de 2010 e na Bahrein os primeiros dados serão lançados.

Sem comentários: