sexta-feira, junho 29, 2012

037 ... o primeiro Grupo B da Lancia ....



Markku Allen e Walter Rohrl foram os pilotos do título em 1983



Andrea Zanussi estreou a primeira evolução do 037 no Rally da Madeira ... 


037 dominou o Europeu de Rallys ... com o Jolly Club ....




No início da década de 1980, a Lancia voltava ao mais alto nível aos rallys internacionais, como consequência de uma nova aposta do grupo Fiat que após o sucesso do Lancia Stratos HF, ainda quando este era um chassis ganhador, apostou decisivamente no Fiat 131 Abarth, já que o grupo italiano, durante quatro anos centrou-se na conquista do mercado e o 131 era então o seu produto promocional. Outro aspecto, que justifica a aposta no regresso aos modelos da Lancia para além das suas linhas tradicionalmente desportivas foi sem dúvida a nova regulamentação para o WRC que criava o Grupo B, em que só era necessária uma produção de cerca de 200 unidades por ano, estava criada as condições para tornar um verdadeiro carro de velocidade, num” protótipo” para rallys. De facto, na sua essência o novo Lancia Abarth 037 Rally não era mais que o Lancia Beta Monte Carlo. Assim 037 era homologado no dia 1 de Abril de 1982 e sua estreia ocorria na Costa Esmeralda e o primeiro modelo de evolução, seria estreado no Rally da Madeira pilotado por Andrea Zanussi e a primeira vitória no WRC viria ocorrer no Rally de Monte Carlo de 1983. Na sua ficha de homologação o 037, apresentava um Motor: de 4 cilindros em linha, traseiro, 1.995 cc (equiv. = 2. 793 cc.) comando duplo, 4 válv./cili; injecção indirecta Bosh compressor Abarth 310 Hp. 8.000 rpm.; Trasmissão:  traseira, caixa ZF 5 marchas, auto-blocante e suspensão: dianteira e traseira – paralelogramas e molas helicoidais, para um pesi de 960 Kg. Principais resultados do 037: Por pilotos: Markku Allen : - 1982 - 9ºCórsega, 4º RAC; 2ºMonte Carlo, 4ºPortugal, 1ºCórsega; 2ºAcrópele; 5ºArgentina; 3ºSafari e 1ºSan Remo; 1984 – 8ºMonte Carlo, 2ºPortugal, 4ºSafari, 1ºCórsega, 3ºAcrópele; 2ºNova Zelândia e 2º1000 Lagos; 1985- 3ºSafari, 4ºSan Remo e 2ºRAC; Walter Rohrl: 1983 – 1ºMonte Carlo; 3ºPortugal, 2ºCórsega, 1ºNova Zelândia, 1ºAcrópele e 2ºRAC.  Massimo Biassion : 1984 - 6ºMonte Carlo, 4ºPortugal, 2ºCórsega e 3º San Remo; 1985 – 9ºMonte Carlo, 2ºPortugal e 6ºS.Remo.  Frabizio Tabaton -1984 -4ºSan Remo;  Dario Cerrato - 1985 -5º San Remo. O 037 chegaria ao título de Marcas em 1983 numa época em que os Audi Quattro da Audi Sport dominavam no WRC, mas este modelo pelas mãos dos pilotos italianos do Jolly Club e da West Racing, eram quase imbatíveis no Europeu de rallys e Massimo Biasion,    Carlo Capone e Dario Cerrato  foram campeões da Europa em 1983,  1984 e 1985 respectivamente. No Mundial o Lancia Abarth Rally 037 obteve 6 vitórias absolutas   e 24  pódios.

Sem comentários: