sábado, fevereiro 25, 2012

Andreas Mikkelsen cumpriu - dominando desde o ínicio do Rally ...



Andreas Mikkelsen venceu de forma incontestável ( foto in Inernacional Rally Challenge)


Brian Bouffier um piloto de asfalto que cumpriu na dureza dos pisos escorregadios e de terra da prova micaelense ( foto in Internacinal Rally Challenge)

Ricardo Moura imbatível na Produção e uma 1ª etapa ao mais alto nível... 
(foto Internacional Rally Challenge)


Andreas Mikkelsen, obteve no Sata Rally de 2012, a sua terceira vitória consecutiva no IRC e inicia da melhor forma a defesa do título do Intercontinental Rally Challenge, o dinamarquês assegurou definitivamente a vitória na prova no decorrer da SS5 quando Juho Häninen foi vítima de um pião a uma velocidade considerável perdendo cerca de 10s, um tempo precioso e difícil de recuperar numa prova com troços curtos e rápidos como os que caracterizam a prova da Ilha Verde. Na manhã de hoje, esperava-se o ataque de Juho Häninen, mas logo depois da primeira passagem em Gramiais num dia de sol e sem os obstáculos, da lama, chuva e nevoeiro, dos dias anteriores … o rally estava decidido, pois o andamento muito semelhante entre os dois Skodas não permitiria ao piloto da Skoda Motorsport ir mais longe. De resto, ao princípio da manhã, nas conversas nas Portas do Mar entre os especialista da imprensa motorizada é que este Andreas Mikkelsen estava muito forte, rápido, e tacticamente muito seguro, acelerando ou reduzindo, a seu andamento pelas informações que ia recebendo, dos tempos dos seus adversários nos pontos intermédios. Bryan Bouffier acabou por fazer uma excelente prova, evidenciando uma evolução notável relativamente a edição do ano passado, na fase inicial da prova, andando a um ritmo elevado enquanto Bruno Magalhães andou em prova, de resto quer o francês quer o português, não tinham andamento para os Fabia S2000 dos pilotos top da Skoda. De realçar, ainda que Bruno Magalhães ficou fora de prova, quando estava ainda em plena adaptação do seu 207 S2000 e muito se esperava do piloto nacional quando seria vítima de um despiste. A partir daí, o campeão nacional e da Produção, o micaelense Ricardo Moura, assumiu a liderança entre os pilotos, andando na primeira etapa a bater os homens da Skoda Alemanha e da Red Bul, mas com a melhoria das condições meteorológicas, o piloto do Lancer limitou-se a completar a sua prova sem excessos, enquanto que Sepp Wiegand, era mais rápido que o seu compatriota Herman Grassner Jr que ontem tinha feito uma prova notável, mesmo tendo em consideração o furo que o vitimou no final do rally. Todavia, não podemos esquecer que o jovem germânico, Sepp Wiengand, fazia a sua primeira prova internacional e a sua aprendizagem ao longo da prova foi notável, de resto é um nome a fixar, até que é um dos pilotos de testes da W Motorsport, que deverá disputar o WRC em 2012. O micaelenses dominaram na produção e Paulo Maciel com um velho e ultrapassado, Citroen Saxo VTS terminou em 12º fazendo tempos notáveis, de tal forma que o sempre lembrado, Horácio Franco, um dos melhores pilotos de rallys dos Açores, era da opinião que este piloto merece ser apoiado já que é um “super dotado” . Outro dos grandes vencedores do rally Sata Açores, foi o imenso público, que nestes três dias, esteve nas Portas do Mar, mas também nas Sete Cidades, nos Graminhais ou na Tronqueira, numa festa, feita à chuva, no nevoeiro ou no sol radioso, que brindou a Ilha Verde.

Classificação Geral

1. Andreas Mikkelsen Skoda UK 2h12m43.2s
2. Juho Hanninen Skoda + 25.1s
3. Bryan Bouffier Peugeot + 2m04.8s
4. Sepp Wiegand Skoda Deutschland + 5m20.3s
5. Hermann Gassner Jr Red Bull Skoda + 6m23.9s
6. Ricardo Moura Mitsubishi + 8m43.5s
7. Oleksandr Salyuk Iurii Chemezov Ford + 10m28.1s
8. Sergio Silva Subaru + 16m00.1s
9. Ruben Rodrigues Mitsubishi + 17m15.0s
10. Miguel Barbosa Mitsubishi + 18m01.6

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