sábado, fevereiro 25, 2012

Andrea Mikkelsen vence a sua 9ºespecial na mini classificativa espectáculo de Marques


Andreas Mikkelsen não deixe de acelarar na mini SS de Marques ( foto Internacional Rally Challenge)

Bryan Bouffier o objectivo de momento é um lugar num pódio (foto Internacional Rally Challenge)

Os 2.2 Km da SS de Marques, vale pelo espectáculo mas não acrescenta nada de novo do ponto vista da competição, mas é sempre um momento único para a multidão de micaelenses que estão na estrada neste dia magnífico na ilha Verde … Andreas Mikkelsen e Seep Wiegand, a confirmar a vontade de vencer …o actual comandante do IRC, aumenta a sua vantagem para 24s e deverá apenas esperar pela chegada às Portas do Mar, para comemorar a primeira vitória em S.Miguel onde tão perto esteve na edição de 2011. Não é previsível que o piloto da Skoda corra riscos na segunda ronde ... provavelmente as ordens no seio do Grupo da Skoda são para abrandar e nesse contexto só uma avaria ou um despiste marcará o volte face no top 5 ... de resto Juho Häninen admitiu há momentos que só uma situação anormal lhe permitiria chegar à vitória …onde o único estranho à equipa checa …é mesmo Bryan Bouffier . No final da ronde matinal, Herman Grassner Jr era mesmo o piloto da Skoda, que se encontrava pouco satisfeito que a sua prova, admitindo que tinha perdido muito tempo para o seu compatriota, mas não justificava essa situação. Por sua vez, Sepp Wiegand, à entrada do Parque Fechado, afirmava que estava bastante feliz, impressionado não só com as especiais micaelenses mas com a beleza da ilha.... Bryan Bouffier  era outro piloto sorridente no final da 5ª sessão, dizendo que estava a divertir-se imenso e que o 207 S2000, estava bastante solto, face  um toque que piloto francês dará dado na classificativa da Tronqueira ... De um modo geral a maioria dos concorrentes encontrava-se satisfeitos com o excelente estado dos pisos ( alguns retocados durante a madrugada face à chuva de ontem ...) e pelo facto da maioria se encontrarem secos ....enfim hoje o Sata parece outro rally .....      



Sepp Wiegad  volta a ganhar tempo ao Skoda da Red Bull ( foto de Pedro Silva)  

Sepp Wiegad a confirmar na Tronqueira, a sua excelente prova, de facto este jovem piloto de testes da Wolswagen Motorsport, está impor-se com grande facilidade a Herman Grassner, piloto oficial da filial da Skoda alemã, de resto o registo da jovem promessa germânica tem maior significado na medida em que o Skoda da Red Bull está a abrir a estrada. Andrea Mikkelsen ganha a sua oitava especial com 5s de vantagem consolidando a sua posição. Com duas classificativas já disputadas e a um ritmo bastante aceitável o top Five está cada vez a se consolidar já com 23s de vantagem. Ou seja, o rally está praticamente decidido, uma vez que o ritmo dos pilotos da Skoda UK e da Skoda Motorsport , não evidenciou nos 22km na passagem da Tronqueira uma disputa clara e Ricardo Moura, mantêm-se na 6ºposição com uma confortável vantagem sobre o belo e competitivo, Fiesta S2000 de Olenksandr Salyuh.


Andreas Mikkelsen inícia a 5ª sessão a ganhar ... ( foto Interncional Rally Challenge)

O Sata Rally já voltou à estrada num dia de sol em perfeito contraste com a chuva e o nevoeiro, que ontem converteu alguns troços em valas de lama e terra. Com a disputa da SS10 dos Graminhais, abria de novo as hostilidades entre os Skodas numa sessão onde a famosa Tronqueira poderá trazer mais alguma competitividade ao rally. Mas sem dúvida, que a sessão disputada no planalto dos Graminhais seria o primeiro desafio a Andreas Mikkelsen, numa classificativa que implicava muito condução, com o piso irregular, que se encontrava molhado em algumas zonas da especial e com zonas muito rápidas alternadas com outras muito lentas ….  Todavia, nada de novo com Andreas Mikkelsen a ser o mais rápido com cerca de 1.07s de vantagem sobre Juho Häninen, numa especial dominada totalmente pelos Fabia S2000. Nesta perspectiva, destaque para Sepp Wiegand (4º)  que foi mais rápido que Herman Grassner numa luta que se tornará um ponto de interesse na 5ºsessão. Geral provisória após a passagem do top10 : 1º .Mikkelsen (Skoda)  1.19.39.7s.; 2ºJ.Hâninen (Skoda) a 17.s ; 3ºB.Bouffier (Peugeot) a 1.36.1; 4º Sepp Wiegad (Skoda ) a 4.04..6s e 5º Herman Gassner JR ( 4.06s). Melhor Português: Ricardo Moura (6º) a 5.39.2. Neste momento os primeiros concorrentes vão a caminho da Fronteira, onde se encontra uma multidão de pessoas, o tempo está bom e prevê-se dentro de alguns momentos o ínicio de mais uma SS.

Sem comentários: