domingo, março 25, 2012

Castro Neves volta às vitórias na nova era da IRL....



Os chassis da Andrettti Motorsport no Top da prova ( in site IRL)


Castro Neves no deselegante Dallara DW12/Chevrolet a caminho da vitória (in Correio do Povo)

Will Power fez a pole mas esteve longe da luta pela vitória (in Band Sports)


Os novos chassis Dallara na qualificação

A primeira prova da temporada da Indy Racing League, terminou há pouco menos de hora, com o regresso às vitórias de Hélio Castro Nevez que obteve a sua 26º vitória da sua carreira e a terceira, no circuito citadino de S.Petersburgo. Mas, a fórmula máxima norte americana, era aguardada com alguma curiosidade face aos novos chassis da Dallara, os DW12 equipados com motor Chevrolet. À primeira vista o carácter futurista que o modelo suscitava apresentou-se na primeira prova do IRL, com uma frente tradicional de um monolugar, enquanto a traseira em certos momentos, mais parecia a de um Sport. Em termos desportivos as equipas que tradicionalmente andam na frente como a Penske, a Chip  Ganassi Target e a Andretti Motorsport, já demonstraram na prova inaugural que estão mais à frente das demais e a Penske somou a primeira vitória absoluta obtendo um excelente resultado de conjunto, de resto Roger Penske diria que : “  Foi uma corrida incrível … vai ser uma grande temporada e óptimo estar já na frente. A vitória de Hélio Castro Neves, que regressa às vitórias ( a última foi no Japão em 2010), foi construída na últimas três dezenas de voltas numa altura em que Scott Dixon liderava a prova, porém com as últimas paragens nas voltas  nº83 (Scott Dixon ) e nº84 (Castro Neves), assistiu-se à aproximação do piloto brasileiro,  que o ultrapassou Scott Dixon em plena reta da boxes. Ryan Hunter Reay acabaria por chegar ao pódio, numa prova em que favoritos como Will Power que fez a pole e Dario Franchitti limitaram-se a marcar pontos. De assinalar a estreia do ex-piloto de F1, Ruben Barrichello que acabou por ter uma prova pouco feliz, primeiro atrasando-se nos momentos iniciais da prova e depois parando sem combustível  a duas voltas do final.



Classificação provisória

1º - Helio Castroneves (BRA) Penske - 100 voltas
2º - Scott Dixon (NZL) Ganassi - a 5s5292
3º - Ryan Hunter-Reay (EUA) Andretti Autosport - a 7s5824
4º - James Hinchcliffe (EUA) Andretti Autosport - a 10s6526
5º - Ryan Briscoe (AUS) Penske - a 11s7854
6º - Simon Pagenaud (FRA) Schmidt Hamilton - a 31s2623
7º - Will Power (AUS) Penske - a 34s6582
8º - EJ Viso (VEN) KV Racing - a 35s5943
9º - Charlie Kimball (CAN) Ganassi - a 43s1425
10º - Justin Wilson (GBR) Dale Coyne - a 44s3141
11º - Josef Newgarden (EUA) Sarah Fisher - a 44s8275
12º - Graham Rahal (EUA) Ganassi - a 45s1080
13º - Dario Franchitti (GBR) Ganassi - a 45.8468
14º - Marco Andretti (EUA) Andretti Autosport - a uma volta
15º - Alex Tagliani (CAN) Team Barracuda - a uma volta
16º - Oriol Servia (ESP) Lotus Dreyer & Reinbold - a uma volta
17º - Rubens Barrichello (BRA) KV Racing - a duas voltas
18º - Ed Carpenter (EUA) Ed Carpenter - a duas voltas
19º - JR Hildebrand (EUA) Panther - a quatro voltas

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