Lewis Hamilton ...motivado, rápido e eficiente como nos bons tempos (in ESPN F1)
Romain Grosejan um nome a fixar ... ( in Sutton Imagens)
O RB8 foi uma má surpresa para Cristian Horner ( in Auto Motor Sport)
Lewis Hamilton obteve a sua 20ª pole na Fórmula 1 numa sessão em que o MP4 27 esteve imbatível, relativamente à concorrência e que de resto já tinha sido visível no último treino livre. Mas a sensação foi sem dúvida Roman Grosejan, que fez da melhor maneira a sua estreia no Mundial de F1 frente a um Michael Schumacher motivado em Albert Park fazendo uma sessão muito prometedora não pelo 4º tempo, mas pela forma como surpreendeu Nico Rosberg que na passada temporada era regularmente mais rápido. Na Red Bull, Mark Webber surpreendeu Sebastien Vettel e o RB8 esteve num plano demasiado modesto, quando comparada com as prestações de 2011 e nesse sentido viveu-se com algum desapontamento e preocupação nas boxes da Red Bull os três momentos da qualificação. O F 2012, da Ferrari voltou a demonstrar uma vez mais os problemas de chassis que já vinham a evidenciar desde a pré-temporada, Daniel Ricciardo destacou-se entre os “chamados chassis” do segundo pelotão e Pastor Moldonado surpreendeu com o convencional FW34 enquanto os Force Índia, de quem se aguardava uma surpresa, estiveram ao nível de 2011. Todavia há que ter presente que o equilíbrio foi a nota dominante e nada menos que quatro construtores se encontram no Top 5, em velocidade de ponta a Mclaren foi sem dúvida, a equipa mais rápida e o MP4 27 esteve num plano superior quando comparada com as demais e demonstrando que a rapidez e a eficácia evidenciada durante a pré-temporada desta vez não enganou ninguém . Mas, o W03 da Mercedes era sensivelmente mais rápido no sector 2 com Nico Rosberg a bater Michael Schumacher evidenciando a eficácia do seu duto frontal, que no final da qualificação, era motivo de polémica, Eric Bouiller (chefe da equipa Lotus) pretendia mais esclarecimentos sobre o sistema do W03, uma vez que a abertura da asa móvel permitia accionar o duto frontal aumentando a velocidade de ponta do Mercedes em recta e permitindo mais equilíbrio nas travagens . No sector 3, os MP4 27 voltavam a se impor mas o piloto mais rápido no mesmo seria a surpresa da qualificação, Romain Grosejain que neste sector vulgarizou Kimi Reikkonen que perdia quase 2s …ainda que o finlandês tivesse optado por rodar com pneus médios. Finalmente não podemos deixar de destacar o excelente resultado de conjunto da Toro Rosso, com dois jovens promissores, mas debutantes na F1 que ocuparam, ficaram a entrada do Top 10.
Tempos de qualificação (1ºQ, 2ºQ e 3Q)
1. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1m24.922s
2. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m25.074s + 0.152
3. Romain Grosjean Lotus-Renault 1m25.302s + 0.380
4. Michael Schumacher Mercedes 1m25.336s + 0.414
5. Mark Webber Red Bull-Renault 1m25.651s + 0.729
6. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m25.668s + 0.746
7. Nico Rosberg Mercedes 1m25.686s + 0.764
8. Pastor Maldonado Williams-Renault 1m25.908s + 0.986
9. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m26.451s + 1.529
10. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari No time
11. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1m26.429s + 0.960
12. Fernando Alonso Ferrari 1m26.4942 + 1.025
13. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1m26.590s + 1.121
14. Bruno Senna Williams-Renault 1m26.663s + 1.194
15. Paul di Resta Force India-Mercedes 1m27.086s + 1.617
16. Felipe Massa Ferrari 1m27.497s + 2.028
17. Sergio Perez Sauber-Ferrari No time
18. Kimi Raikkonen Lotus-Renault 1m27.758s + 1.576
19. Heikki Kovalainen Caterham-Renault 1m28.679s + 2.497
20. Vitaly Petrov Caterham-Renault 1m29.018s + 2.836
21. Timo Glock Marussia-Cosworth 1m30.923s + 4.741
22. Charles Pic Marussia-Cosworth 1m31.670s + 5.488
23. Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 1m33.495s + 7.313
24. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1m33.643s + 7.461
107% time: 1m32.214
Sem comentários:
Enviar um comentário