quinta-feira, julho 12, 2012

A Hesketh ...entre o glamour e a rapidez de James Hunt ....



James o primeiro pódio do Hesketh 308 na Suécia ...


Zandvoort a primeira e única vitória da Hesketh  (foto de Bernard Cahier)

A passagem de James Hunt para a Mclarem acabou com o sucesso da Hesketh ....



A Hesketh foi uma equipa muito especial que marcou os Grandes Prémios das temporadas de 1974 e 1975, não só pelos resultados em pista, mas sobretudo pelos dias festivos antes e pós cada Grand prix onde não faltavam belas mulheres e muito álcool, numa época em que tudo já era muito profissional. Mas nessa época, a equipa era sobretudo o patrão Lord Alexander Hesket e o piloto, o playboy da F1, o britânico James Hunt … mas tudo começou numa prova extra-campeonato, mas uma clássica na década de 1970, a Corrida dos Campeões na então também clássica pista de Brands Hatch, no qual Lord Alexander Kesheth alugou a Jonh Surtees um TS9 para James Hunt que surpreendeu tudo e todos e terminou no pódio (3º). O sucesso foi tal, o Lord britânico resolveu gastar parte da sua fortuna num projecto de F1 e nesse contexto comprou um March 731 e contratou o então jovem projectista Harvey Postlethwaite para desenvolver o chassis que se seria estreado no GP do Mónaco de 1973, mas o primeiro ponto surgiu na prova seguinte no GP da França (6º) até final, James Hunt somaria mais três pontuações e dois pódios um em Zandvoort (3º) atrás dos Tyrrel 007 de Ken Tyrrel e um 2º em Walthis Glen logo atrás do endiabrado JPS Lotus 72 D de Ronnie Peterson. James Hunt era 8º no Mundial e a March terminava em 5º no Mundial da F1 com base nos pontos desta equipa privada. Em 1974 …Lord Hesketh e Harvey Postethwaite, apresentavam o Hesketh 308 e os resultados só começaram a aparecer na segunda metade da temporada, o chassis e o piloto eram rápidos, mas a fiabilidade só se tornou evidente na segunda parte do campeonato, três pódios e um 4º lugar, marcaram a ponta final do campeonato, James era novamente 8º no Mundial de pilotos mas a Hesketh terminava em 6º à frente de equipas históricas como a BRM, a March e a promissora Shawod. A temporada de 1975 era decisiva para a afirmação da equipa britânica, contava como segundo piloto o australiano Alan Jones que mais tarde seria Campeão do Mundo de F1 para substituir Ian Scheckter irmão do promissor Jody que pontificava na Tyrrel. Mas, James Hunt seria o piloto de serviço, faz quatro pódios, pontua oito vezes e vence à chuva em Zandvoort perante um Niki Lauda impressionado com o desempenho do britânico e que então era o “rei e senhor das pistas”. Mas o sucesso da Heshetk chegava ao fim, James Hunt era anunciado como piloto oficial da Mclaren para 1976 … e a Hesketh perdia definitivamente o seu glamour … e correria mais duas temporadas, nos quais utilizou nada menos que onze pilotos e apenas Harald Ertl no GP da Inglaterra (7º em 1976) e Rupert Keegan no GP da Austria (7º1977) estiveram muito próximo dos pontos, na sua última temporada em 1978, Derek Daly, Eddie Cheever e a britânica, Divina Galica, lutaram para a qualificação de um Grande Prémio e apenas no GP da África Sul, Eddie Cheever esteve presente na grelha de partida … era o princípio do fim e antes do início da segunda parte do campeonato, Lord Hesketk anunciava o abandono definitivamente da sua aventura na Fórmula Um … A euipa britânica esteve presente em 60 Grandes Prémios, fez sete pódios e venceu um Grande Prémio e obteve uma volta mais rápida ….

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