terça-feira, julho 03, 2012

O "Touro das Pampas" o primeiro piloto a vencer um GP na F1 com um Ferrari ....




J.Frolaín Gonzalez abandona com problemas de motor em reims (GP da França 1954). 
(edição Dominique Pascal)


J.Frolaín Gonzalez à frente do G.Farina na primeira vitória da Ferrari em Silvestorne em 1951
(foto de Lat Fhotographic)




J.Frolaín Gonzalez e Maurice Trintignant a dupla vencedora das 24 horas de Le Mans 1954




José Froilán González tal como o seu compatriota, o campeão argentino Juan Manuel Fangio, depois de se destacar nas provas locais, chega à Europa em 1950, a sua estreia na F1 ocorre no GP do Mónaco ao volante de um Maserati da equipa privada de Achille Varzi, faria mais dois GPs da França e da Suiça (1951) antes de passar a piloto oficial da Ferrari. Todavia e apesar de três abandonos, o seu valor ficou demonstrado e segundo algumas opiniões, Juan Manuel Fangio foi um dos que mais contribui para que o seu compatriota, se estreasse na Ferrari na segunda prova do Mundial de 1951. E na segunda em Silvestorne o argentino com o modelo 375 obtém a primeira vitória da Ferrari na Fórmula 1 e faz cinco pódios e termina em 3º no Mundial de F1. Em 1952 volta à Maserati mas apenas correu em Monza (2º). Na temporada seguinte, faz equipa com Juan Manuel Fangio, faz três pódios e termina em 6º, mas na temporada de 1954 volta à Ferrari e o 625 mostra-se competitivo, mas Juan Manuel Fangio domina o Mundial, mas chega ao tri e Frolain Gonzalez fica com o vice-campeonato. Em 1954 obteve duas grandes vitórias, a segunda e a última na F1 novamente em Silvestorne e chega à vitória, nas 24 horas de Le Mans com Maurice Trintignant. A partir de 1955 e até 1960, o piloto argentina apenas corre no seu Grande Prémio e uma excepção o GP da Inglaterra em 1956. Nessa fase em que se limita ao GP da Argentina foi 2º em 1955 com a Ferrari, 1957 termina em 5º com o Lancia/Ferrari D50 e em 10º em 1960 quando praticamente já estava retirado da F1 e já recuperado de um grave acidente no Tourist Trophy. Jose  Frolain  Gonzalez, conhecido pelo “Touro das Pampas” face à sua forma agressiva de pilotar, alinhou em 26 Grandes Prémios, obteve duas vitórias, três polé positions, seis voltas mais rápidas e 15 pódios, foi sem dúvida um dos pilotos mais rápidos dos tempos pioneiros da F1, esteve muito perto do título, mas o obstáculo foi o mesmo da maioria dos pilotos da f1 da sua geração o penta campeão Juan Manuel Fangio.    

Sem comentários: