A sua notoriedade nos rallys internacionais começou com o Fulvia HF em Monte Carlo (1973)
(foto de Morelli-Bertier)
Em 1977 - Sandro Munari - venceu o Troféu FIA de Condutores.
Na Córsega lutou pela vitória mas nunca terminou a prova francesa ...
Sandro Munari ficará na História
do WRC como o primeiro vencedor de um campeonato Mundial de rallys, a chamada
FIA CUP DRIVERS que teve a primeira das duas edições em 1977 dando lugar ao
Campeonato Mundial de condutores em 1979. Sandro Munari embora já conhecido
internacionalmente, pois foi 5º no Monte Carlo de 1967 e 2º no TAP em Portugal, mas tornou-se uma referência dos rallys da sua época quando venceu
o Europeu de Rallys de 1973 numa altura que já era piloto da Lancia e venerado
em Itália como um dos melhores pilotos transalpinos com dois títulos absolutos
em 1967 e 1969. De resto, a sua cotação internacional ganhou uma notável
notoriedade quando venceu o Monte Carlo de 1972 e o Targa Florio, um misto de
rally e velocidade, em estradas abertas com um Sport Protótipo o Ferrari 312 P
fazendo equipa com o piloto de F1 Arturo Merzario. Mas a sua participação no
WRC está para sempre associada ao Lancia Stratos HF, em 1973 participou ainda com o Fulvia HF desistindo com problemas
de embriagem no Monte Carlo mas o objectivo era o Europeu de Rallys. Em 1974,
inicia as sua temporada com o velhinho Fulvia HF e é 3º no Safari, mas em San
Remo vence pela primeira vez com o Stratos HF com uma vantagem de 8 minutos
sobre o 124 Abarth de Bisulli numa prova em que o primeiro não italiano, foi o
surpreendente Skehar Meka que trocou a terra e a lama do Quénia pelo asfalto de
S.Remo utilizando também um Lancia, o Beta Coupé que acabou por não ter futuro
nos rallys face à excelência que era o Stratos HF. Até final vitórias no Rideau
Lakes e na Volta a Córsega e ainda um pódio no RAC … no final do ano a Lancia
ganhava o título de construtores com base na sua nova bomba. Na temporada de 1975
vence em Monte Carlo, perde o Safari para o Peugeot 504 de Ove Andersson por 38
pontos. Mas é Bjorn Waldegard o homem do títuloda Lancia, com vitórias na
Suécia e no San Remo … porém o italiano foi vítima de problemas mecânicos em
San Remo, na Córsega e no RAC , provas onde esteve sempre em condições de
chegar à vitória. Em 1976 o domínio da Lancia foi devastador e Sandro Munari
venceria de novo em Monte Carlo, em Portugal e na Córsega, no RAC uma vez o
Stratos HF não se mostrava tão competitivo como os Escort RS 1800, o 4º posto era
o melhor possível. O Monte Carlo voltava a abrir o WRC e Sandro Munari
continuava imbatível era 3º no Safari e vencia uma série de provas pontuáveis
para o Europeu de Rallys no final da
temporada de 1977 era o vencedor do Troféu F.I.A, mas o grupo FIAT apostava
agora no 131 Abarth e o Stratos HF era entregue a equipas privadas como Jolly
Club ou a Chardonnet que apostavam no Europeu de Rallys. Sandro Munari em 1978
integrava a equipa Fiat mas falhava a vitória em Monte Carlo a embraiagem do
131 Abarth cedia. Markku Allen ganhava estatuto na equipa com as vitórias em
Portugal, 1000 Lagos e em San Remo, o italiano fazia apenas um pódio na
Córsega. A Fiat dominava o Mundial de Rallys em 1979 e 1980 e a associação de
Walter Röhrl a Markku Allen não permitia
novas oportunidades a Sandro Munari que praticamente estava já retirado do WRC …
entre 1980 e 1984, fez uma prova por temporada mas sem resultados de referência e a única prova que terminou foi a Costa do Marfim com um modesto 6º em 1980 ainda com o 131 Abarth atrás des melhores pilotos africanos de então, Alan Ambrosino, Samir Assef e Vic Preston Jr … para a história do WRC fica a história
de um piloto rápido, eficaz e que raramente cometia um erro, de tal maneira que
só uma avaria mecânica impedia de chegar à vitória … ainda que no RAC o piloto
transalpino nunca se sentiu à vontade face à eficiência dos Escort RS 1800, que
no sua prova eram eficientes numa época em que à prova juntava-se a dificuldade
do percurso secreto …. Porém a imagem do transalpino fica para sempre ligada ao
Stratos HF uma vez que jamais se revelou um piloto versátil e só pontualmente
mostrou que era rápido com o 131 Abarth mas não ganhador … Sandro Munari, participou em 36 provas do WRC
e venceu sete e fez 14 pódios.
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