quinta-feira, julho 05, 2012

Sandro Munari piloto top do Stratos HF



 A sua notoriedade nos rallys internacionais começou com o Fulvia HF em Monte Carlo (1973)
(foto de Morelli-Bertier)


Em 1977 - Sandro Munari - venceu o Troféu FIA de Condutores.  


 Na quarta vitória em Monte Carlo a terceira consecutiva com o Stratos HF ( foto Martin Holmes) 


Na Córsega lutou pela vitória mas nunca terminou a prova francesa ... 




Sandro Munari ficará na História do WRC como o primeiro vencedor de um campeonato Mundial de rallys, a chamada FIA CUP DRIVERS que teve a primeira das duas edições em 1977 dando lugar ao Campeonato Mundial de condutores em 1979. Sandro Munari embora já conhecido internacionalmente, pois foi 5º no Monte Carlo de 1967 e 2º no TAP em Portugal, mas tornou-se uma referência dos rallys da sua época quando venceu o Europeu de Rallys de 1973 numa altura que já era piloto da Lancia e venerado em Itália como um dos melhores pilotos transalpinos com dois títulos absolutos em 1967 e 1969. De resto, a sua cotação internacional ganhou uma notável notoriedade quando venceu o Monte Carlo de 1972 e o Targa Florio, um misto de rally e velocidade, em estradas abertas com um Sport Protótipo o Ferrari 312 P fazendo equipa com o piloto de F1 Arturo Merzario.  Mas a sua participação no WRC está para sempre associada ao Lancia Stratos HF, em 1973 participou  ainda com o Fulvia HF desistindo com problemas de embriagem no Monte Carlo mas o objectivo era o Europeu de Rallys. Em 1974, inicia as sua temporada com o velhinho Fulvia HF e é 3º no Safari, mas em San Remo vence pela primeira vez com o Stratos HF com uma vantagem de 8 minutos sobre o 124 Abarth de Bisulli numa prova em que o primeiro não italiano, foi o surpreendente Skehar Meka que trocou a terra e a lama do Quénia pelo asfalto de S.Remo utilizando também um Lancia, o Beta Coupé que acabou por não ter futuro nos rallys face à excelência que era o Stratos HF. Até final vitórias no Rideau Lakes e na Volta a Córsega e ainda um pódio no RAC … no final do ano a Lancia ganhava o título de construtores com base na sua nova bomba. Na temporada de 1975 vence em Monte Carlo, perde o Safari para o Peugeot 504 de Ove Andersson por 38 pontos. Mas é Bjorn Waldegard o homem do títuloda Lancia, com vitórias na Suécia e no San Remo … porém o italiano foi vítima de problemas mecânicos em San Remo, na Córsega e no RAC , provas onde esteve sempre em condições de chegar à vitória. Em 1976 o domínio da Lancia foi devastador e Sandro Munari venceria de novo em Monte Carlo, em Portugal e na Córsega, no RAC uma vez o Stratos HF não se mostrava tão competitivo como os Escort RS 1800, o 4º posto era o melhor possível. O Monte Carlo voltava a abrir o WRC e Sandro Munari continuava imbatível era 3º no Safari e vencia uma série de provas pontuáveis para o Europeu de Rallys  no final da temporada de 1977 era o vencedor do Troféu F.I.A, mas o grupo FIAT apostava agora no 131 Abarth e o Stratos HF era entregue a equipas privadas como Jolly Club ou a Chardonnet que apostavam no Europeu de Rallys. Sandro Munari em 1978 integrava a equipa Fiat mas falhava a vitória em Monte Carlo a embraiagem do 131 Abarth cedia. Markku Allen ganhava estatuto na equipa com as vitórias em Portugal, 1000 Lagos e em San Remo, o italiano fazia apenas um pódio na Córsega. A Fiat dominava o Mundial de Rallys em 1979 e 1980 e a associação de Walter Röhrl  a Markku Allen não permitia novas oportunidades a Sandro Munari que praticamente estava já retirado do WRC … entre 1980 e 1984,  fez uma prova por temporada mas sem resultados de referência e a única prova que terminou foi a Costa do Marfim com um modesto 6º em 1980 ainda com o 131 Abarth atrás des melhores pilotos africanos de então, Alan Ambrosino, Samir Assef e Vic Preston Jr    …  para a história do WRC fica a história de um piloto rápido, eficaz e que raramente cometia um erro, de tal maneira que só uma avaria mecânica impedia de chegar à vitória … ainda que no RAC o piloto transalpino nunca se sentiu à vontade face à eficiência dos Escort RS 1800, que no sua prova eram eficientes numa época em que à prova juntava-se a dificuldade do percurso secreto …. Porém a imagem do transalpino fica para sempre ligada ao Stratos HF uma vez que jamais se revelou um piloto versátil e só pontualmente mostrou que era rápido com o 131 Abarth mas não ganhador …  Sandro Munari, participou em 36 provas do WRC e venceu sete e fez 14 pódios.                

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