terça-feira, julho 24, 2012

O Super Carro ....da Audi Sport ....




O Quattro Sport E2 ...trazia para o WRC em 1985 uma palavra nova ...AERODINÂMICA...


Walter Rohrl em Monte Carlo (1986) - um furo e quando lutava pela liderança da prova
(foto Martin Holmes)


A última participação do Audi numa prova de Grupo B - Walter Rohrl  em Portugal 
(foto de Matin Holmes)

Goodwood Festival 2009 ... já na categoria dos clássicos 

A década de 1980 foi marcada pela capacidade inovadora da Audi Sport, num primeiro momento com a introdução da tracção das quatro rodas nos rallys com o Quattro  … e  depois com a aposta na aerodinâmica, que esteve na base do Quattro Sport E2. De facto, quando, Hannu Mikkola chegou a Monte Carlo em 1981 e deu cerca de um minuto a toda a gente … era uma nova era que se iniciava a dos Super Carros … mas  o verdadeiro super carro, da Audi foi sem dúvida o Quattro Sport E2, como testemunha Stig Blomqvist ….” Com o Quattro Sport E2 foi a primeira vez que um carro de rally  foi desenvolvido para criar pressão aerodinâmica, e de novo toda a gente começou a rir-se da Audi. As pessoas diziam que os rallys eram lentos demais para a aerodinâmica ter alguma consequência no desempenho do  Quattro  Sport E2.  Mas logo  da primeira vez que pilotei (Argentina - 1985) a estabilidade era tão fantástica, a ponto de ser completamente alterada se mesmo só uma parte do aileron dianteiro fosse partido. Estas peças do carro funcionavam realmente bem. A força aerodinâmica criava uma estabilidade adicional nas travagens e nos saltos, mas principalmente a curvar. A aerodinâmica tem efeito a velocidades baixas; a 100 Km/h já funcionava muito bem. Também descobrimos que a perda de força aerodinâmica não tornava o Quattro Sport E2 subitamente instável se estivesse derrapando de lado, sendo a perda de efeito progressiva e sem perigo. Na sua ficha de homologação o monstro da Audi Sport apresentava as seguintes características: Nº cilindros:- cinco em linha; cilindrada: - 2110/2954; diâmetro: - 79.5/85 (mm); taxa de compressão: - 7.5; potência máxima: - 450 rpm; admissão tipo: - Bosch Inj. KKK Turbo; número de válvulas: 20; Caixa de seis velocidades e suspensões McPherson. data de homologação : 1 de Julho de 1984 e estreia oficial: Rally Olympus. Resultados desportivos do modelo no Mundial de Rallys: - 2º no Mundial de Marcas em 1985 e 4º no Mundial de Marcas de 1986 . Resultados: 1985 – Monte Carlo (2ºW.Rorld e 4ºS.Blomqvist);  Suécia (2º S.Blomqvist  e 4º H.Mikkola);  Portugal (3º W.Rohrl e 4º S.Blomqvist) Acrópele (2º Stig Blomqvist) ; Nova Zelândia ( 3º W.Rohrl e 4ºS.Blomqvist) e 1000 Lagos (2ºS.Blomqvist) e 1ºSan Remo (W.Rohrl). 1986-  Monte Carlo ( 3ºH.Mikkola e 4ºW.Rohrl).  Apesar de competitivo o super carro da Audi apenas conseguiu uma vitória em San Remo em 1985 mas lutou até ao fim pelo título, apesar de várias desistências ao longo da temporada. Para 1986 muito se esperava do monstro da Audi, que contava com um novo piloto Hannu Mikkola, após a saída de Stig Blomqvist para a Peugeot Talbot Sport, mas a tragédia após a saída de estrada de Joaquim Santos no Vinho do Porto e a perigosidade dos Grupo B levaram a Audi Sport a abandonar o WRC … apesar da marca regressar com a versão do Grupo A  … era o fim de uma época da Audi Sport ao seu mais alto nível…        



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