O Quattro Sport E2 ...trazia para o WRC em 1985 uma palavra nova ...AERODINÂMICA...
Walter Rohrl em Monte Carlo (1986) - um furo e quando lutava pela liderança da prova
(foto Martin Holmes)
A última participação do Audi numa prova de Grupo B - Walter Rohrl em Portugal
(foto de Matin Holmes)
Goodwood Festival 2009 ... já na categoria dos clássicos
A década de 1980 foi marcada pela
capacidade inovadora da Audi Sport, num primeiro momento com a introdução da
tracção das quatro rodas nos rallys com o Quattro … e depois com a aposta na aerodinâmica, que esteve
na base do Quattro Sport E2. De facto, quando, Hannu Mikkola chegou a Monte Carlo
em 1981 e deu cerca de um minuto a toda a gente … era uma nova era que se
iniciava a dos Super Carros … mas o
verdadeiro super carro, da Audi foi sem dúvida o Quattro Sport E2, como
testemunha Stig Blomqvist ….” Com o Quattro Sport E2 foi a primeira vez que um
carro de rally foi desenvolvido para
criar pressão aerodinâmica, e de novo toda a gente começou a rir-se da Audi. As
pessoas diziam que os rallys eram lentos demais para a aerodinâmica ter alguma
consequência no desempenho do Quattro Sport E2. Mas logo
da primeira vez que pilotei (Argentina - 1985) a estabilidade era tão
fantástica, a ponto de ser completamente alterada se mesmo só uma parte do aileron
dianteiro fosse partido. Estas peças do carro funcionavam realmente bem. A
força aerodinâmica criava uma estabilidade adicional nas travagens e nos
saltos, mas principalmente a curvar. A aerodinâmica tem efeito a velocidades
baixas; a 100 Km/h já funcionava muito bem. Também descobrimos que a perda de
força aerodinâmica não tornava o Quattro Sport E2 subitamente instável se
estivesse derrapando de lado, sendo a perda de efeito progressiva e sem perigo.
Na sua ficha de homologação o monstro da Audi Sport apresentava as seguintes
características: Nº cilindros:- cinco em linha; cilindrada: - 2110/2954; diâmetro:
- 79.5/85 (mm); taxa de compressão: - 7.5; potência máxima: - 450 rpm; admissão
tipo: - Bosch Inj. KKK Turbo; número de válvulas: 20; Caixa de seis velocidades
e suspensões McPherson. data de homologação : 1 de Julho de 1984 e estreia
oficial: Rally Olympus. Resultados desportivos do modelo no Mundial de Rallys:
- 2º no Mundial de Marcas em 1985 e 4º no Mundial de Marcas de 1986 .
Resultados: 1985 – Monte Carlo (2ºW.Rorld e 4ºS.Blomqvist); Suécia (2º S.Blomqvist e 4º H.Mikkola); Portugal (3º W.Rohrl e 4º S.Blomqvist) Acrópele
(2º Stig Blomqvist) ; Nova Zelândia ( 3º W.Rohrl e 4ºS.Blomqvist) e 1000 Lagos
(2ºS.Blomqvist) e 1ºSan Remo (W.Rohrl). 1986- Monte Carlo ( 3ºH.Mikkola e 4ºW.Rohrl). Apesar de competitivo o super carro da Audi
apenas conseguiu uma vitória em San Remo em 1985 mas lutou até ao fim pelo
título, apesar de várias desistências ao longo da temporada. Para 1986 muito se
esperava do monstro da Audi, que contava com um novo piloto Hannu Mikkola, após
a saída de Stig Blomqvist para a Peugeot Talbot Sport, mas a tragédia após a
saída de estrada de Joaquim Santos no Vinho do Porto e a perigosidade dos Grupo
B levaram a Audi Sport a abandonar o WRC … apesar da marca regressar com a
versão do Grupo A … era o fim de uma época
da Audi Sport ao seu mais alto nível…
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