sábado, agosto 18, 2012

A Saga do Alfa T33 ....





Andrea Adamich um dos pilotos fundamentais na evolução do T33 


Henri Pescarollo um piloto fundamental nas vitórias do T33 -3 ... em Sebring
(foto de Fred & Julie Bertrand)


Jack Ikxci passou pelo T33 quando ainda era um piloto top da F1 (foto de Fred & Julie Bertrand)


Arturo Merzario um piloto fundamental na versão do T33-12 no Mundial de Marcas 

A Alfa Romeo é sem dúvida um dos construtores que mais contribuíram para a afirmação do desporto automóvel, não só pela sua competitividade dos seus modelos, mas também pela seu eclectismo, correndo ao longo do século XX e XXI, não só nos rallys mas também na F1, nos Sport, nos GTs ou nos Turismos. A sua actividade desportiva inicia-se em 1923 até aos nossos dias. Com 3290 inscrições a nível oficial, incluindo 52 onde a marca não alinhou nas corridas que estavam inscritas. As vitórias absolutas até há data situa-se próximo das seis centenas (595), tendo os seus modelos terminado no pódio em segundo (574) e em terceiro (579) e com 728 vitórias à classe. Mas, se a marca ao longo da sua história, teve modelos singulares, como foi o caso do Alfa Romeo T 33 a grande aposta para o Campeonato Mundial de Marcas, mas o construtor participaria ainda  nas Interseries, na CanAM e na Nordic Challenge Cup. Inicialmente derivado do Alfa Romeo 33 Stradale, atingiu o seu ponto de maturidade com o 33 T3 que tinha como adversários o Ferrari 312 P e o Matra Simca 660. Mas a primeira versão do T33 projectado por Carlo Chiti, dispunha de um motor central de 1995 cc/V8, estreou-se numa prova belga sem grande notoriedade, onde venceu com Teodoro Zecolli em 12 de Março de 1967 após quase dois anos de testes, mas o primeiro resultado de vulto seria obtido nos 1000 Km de Nürburgring com um 5º lugar obtido por Teodoro Zeccoli e Bussinello Roberto. A versão do T33/2 mantinha a mesma motorização, debitando cerca de 315 CV para 580 Kg seria projectado pela Autodelta, estreando-se em 1968 vencendo a classe nas 24 horas de Le Mans, sem grandes resultados numa época em que a Porsche não tinha adversários, Nani Galli e Ignazio Vaccarella, foram 2º no Targa Florio e ganharam a classe que repetiram em Nürburgring no final foram 3ºs no Campeonato mundial de Marcas.  Mas em campeonatos nacionais o Alfa T 33/2, mostrava-se competitivo vencendo à geral na Bélgica, Teddy Pilette brilhava com o Alfa da Racing Team  VDS e na Alemanha era Herbert Schultze da Alfa Romeo Deutschland, no campeonato da SCCA era o caso de Otto Zipper e o desconhecido José Carlos Pace da Alfa Romeo Brasil e futuro piloto de F1 vencia as 3 Horas do Rio de Janeiro. O T 33/3 era a grande aposta da Autodelta, a estreia ocorre em Sebring nas 12 horas de 1969, com uma nova motorização debitando 400 CV e com um chassis de monocoque, a temporada não seria muito feliz, a Alfa Romeo voltava a ocupar o 3º no Mundial de Marcas e a presença em Le Mans seria assombrada pelo acidente fatal nos treinos de Lucien Bianchi. Em 1970 o TT33/3 ficou célebre por estar associado à figura de Steve McQueen na rodagem do filme Le Mans e Andrea Adamich vencia a primeira prova internacional de referência embora não pontuável para o Mundial de Marcas as 200 Milhas de Buenos Aires. Na temporada de 1971 finalmente o T33/3 chega à vitória batendo em pista os imbatíveis Porsche 917 nos 1000 Km de Brands Hatch, com Andrea Admich. Nova vitória em Waltkins Glen, com a dupla Henri Pescarollo e Ronnie Peterson e o vice-campeonato no Mundial de Marcas , com a entrada em vigor da nova regulamentação em 1973 os Grupo 5 foram proibidos, mas o T33/3 ainda correu na série CanAm a nova versão de 4 litros o T33/4 não deixou grande historial mas com o T33/12 que correu as temporada de 1974 a 1976, a Alfa chegou finalmente ao título do Mundial de Marcas em 1975 com motor 2995 cc - F12, debitando 500CV projectado por Carlos Chiti, sete vitórias em oito provas terminava a saga do T33.  Desta fase de pleno sucesso da marca transalpina destacaram-se principalmente Henri Pescarollo, Derek Bell, Jackes Lafille e Arturo Merzario ... mas Jack Ikxci, Rolf Stommelen, Mario Andretti, Carlos Reutman e Vittorio Brambilha foram outros pilotos de referência que que marcaram  a passagem do T33 pelo Mundial de Marcas ...     







O Targa Florio foi uma das provas em que os T 33 lutaram pela vitória ...  

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