Andrea Adamich um dos pilotos fundamentais na evolução do T33
Henri Pescarollo um piloto fundamental nas vitórias do T33 -3 ... em Sebring
(foto de Fred & Julie Bertrand)
Jack Ikxci passou pelo T33 quando ainda era um piloto top da F1 (foto de Fred & Julie Bertrand)
Arturo Merzario um piloto fundamental na versão do T33-12 no Mundial de Marcas
A Alfa Romeo é sem dúvida um dos
construtores que mais contribuíram para a afirmação do desporto automóvel, não
só pela sua competitividade dos seus modelos, mas também pela seu eclectismo,
correndo ao longo do século XX e XXI, não só nos rallys mas também na F1, nos
Sport, nos GTs ou nos Turismos. A sua actividade desportiva inicia-se em 1923
até aos nossos dias. Com 3290 inscrições a nível oficial, incluindo 52 onde a
marca não alinhou nas corridas que estavam inscritas. As vitórias absolutas até
há data situa-se próximo das seis centenas (595), tendo os seus modelos
terminado no pódio em segundo (574) e em terceiro (579) e com 728 vitórias à
classe. Mas, se a marca ao longo da sua história, teve modelos singulares, como
foi o caso do Alfa Romeo T 33 a grande aposta para o Campeonato Mundial de Marcas, mas o construtor participaria ainda nas Interseries, na CanAM e na Nordic Challenge Cup.
Inicialmente derivado do Alfa Romeo 33 Stradale, atingiu o seu ponto de
maturidade com o 33 T3 que tinha como adversários o Ferrari 312 P e o Matra
Simca 660. Mas a primeira versão do T33 projectado por Carlo Chiti, dispunha de
um motor central de 1995 cc/V8, estreou-se numa prova belga sem grande
notoriedade, onde venceu com Teodoro Zecolli em 12 de Março de 1967 após quase
dois anos de testes, mas o primeiro resultado de vulto seria obtido nos 1000 Km
de Nürburgring com um 5º lugar obtido por Teodoro Zeccoli e Bussinello Roberto. A versão do T33/2 mantinha a mesma motorização, debitando cerca de 315 CV para
580 Kg seria projectado pela Autodelta, estreando-se em 1968 vencendo a classe
nas 24 horas de Le Mans, sem grandes resultados numa época em que a Porsche não
tinha adversários, Nani Galli e Ignazio Vaccarella, foram 2º no Targa Florio e
ganharam a classe que repetiram em Nürburgring no final foram 3ºs no Campeonato
mundial de Marcas. Mas em campeonatos nacionais o Alfa T 33/2, mostrava-se competitivo vencendo à geral na Bélgica, Teddy Pilette brilhava com o Alfa da Racing Team VDS e na Alemanha era Herbert Schultze da Alfa Romeo Deutschland, no campeonato da SCCA era o caso de Otto Zipper e o desconhecido José Carlos Pace da Alfa Romeo Brasil e futuro piloto de F1 vencia as 3 Horas do Rio de Janeiro. O T 33/3 era a grande
aposta da Autodelta, a estreia ocorre em Sebring nas 12 horas de 1969, com uma
nova motorização debitando 400 CV e com um chassis de monocoque, a temporada
não seria muito feliz, a Alfa Romeo voltava a ocupar o 3º no Mundial de Marcas
e a presença em Le Mans seria assombrada pelo acidente fatal nos treinos de
Lucien Bianchi. Em 1970 o TT33/3 ficou célebre por estar associado à figura de
Steve McQueen na rodagem do filme Le Mans e Andrea Adamich vencia a primeira prova internacional de referência embora não pontuável para o Mundial de Marcas as 200 Milhas de Buenos Aires. Na temporada de 1971 finalmente o T33/3 chega
à vitória batendo em pista os imbatíveis Porsche 917 nos 1000 Km de Brands Hatch,
com Andrea Admich. Nova vitória em Waltkins Glen, com a dupla Henri Pescarollo
e Ronnie Peterson e o vice-campeonato no Mundial de Marcas , com a entrada em
vigor da nova regulamentação em 1973 os Grupo 5 foram proibidos, mas o T33/3
ainda correu na série CanAm a nova versão de 4 litros o T33/4 não deixou grande
historial mas com o T33/12 que correu as temporada de 1974 a 1976, a Alfa chegou
finalmente ao título do Mundial de Marcas em 1975 com motor 2995 cc - F12, debitando
500CV projectado por Carlos Chiti, sete vitórias em oito provas terminava a
saga do T33. Desta fase de pleno sucesso da marca transalpina destacaram-se principalmente Henri Pescarollo, Derek Bell, Jackes Lafille e Arturo Merzario ... mas Jack Ikxci, Rolf Stommelen, Mario Andretti, Carlos Reutman e Vittorio Brambilha foram outros pilotos de referência que que marcaram a passagem do T33 pelo Mundial de Marcas ...
O Targa Florio foi uma das provas em que os T 33 lutaram pela vitória ...
Sem comentários:
Enviar um comentário