sexta-feira, agosto 03, 2012

Os DS3 WRC mantêm-se na liderança da prova ...



Miko Hirvonen atacou forte esta manhã .... ( in WRC)

Jari Matti Latvala está mais rápido mas os DS3 WRC estão imbatíveis ( in Ford WRC )


Esapokka Lappi a revelação nos S2000 ... está a 1s de Sebastian Ogier 
(foto de Timo Anis EWRZ.CZ)




Terminou há momentos para os primeiros concorrentes a segunda sessão do dia de hoje do Rally da Finlândia, com Sebastien Loeb na liderança, mas a SS8 - Lankamaa 1, foi um pesadelo para o piloto francês já que o DS3 WRC terminou a especial a perder óleo do diferencial traseiro, Miko Hirvonen voltou a ser o mais rápido pressionado pelos dois pilotos da Ford .No entanto e numa análise empírica os DS3 WRC revelam-se muito mais à vontade do que os Fiesta WRC e Miko Hirvonen foi o mais rápido entre os favoritos nas florestais finlandeses, ainda que só tenha ganho cerca de 2s ao seu companheiro da equipa. A especial de Urria, com 14.22 Km abria as hostilidades, Sebastien Loeb fez o melhor tempo, nesta primeira tirada entre a madrugada e o dia que se abria no país dos 1000 saltos. Com os DS3 WRC na frente dos Fiesta WRC e com a jovem esperança dos rallys belgas, Thierry Neuville a surpreender uma vez mais, fechando o top 5. Nos S2000 a luta habitual entre os Skoda Fabia era favorável a Andreas Mikkelsen que surpreendia Sebastian Ogier e entre os pilotos no top 10, Chris Atkinson era o único a queixar-se de problemas, já que o australiano deixara de ouvir as notas de navegação e fez o resto da especial à vista e Ott Tanak apesar do 7º tempo estava insatisfeito com os acertos feitos no Service Park. Armindo Araújo continuava fora do Top 20 e admitia que faltava velocidade e ritmo ao Mini JC WRC . A especial de  Jukojarvi (SS5)  com os seus 22.20 km, era já conhecida pela caravana e apresentava mais 8 Km, na edição de este ano, Miko Hirvonen era o mais rápido e ganhava 3.2 s a Sebastien Loeb, mas para o piloto nórdico mais do que o conhecimento do troço, valeu as configurações introduzidas no acerto do DS3 WRC para esta especial, que seria fundamental para se impor ao seu companheiro de equipa. Mats Ostberg (4º) colocava-se atrás de Petter Solberg o melhor piloto oficial da Ford que perdia 4.9s para Miko Hirvonen, mas o sentimento que o Fiesta WRC RS era incapaz de bater os rivais franceses mantinha-se. A rapidez e a capacidade de manter o carro na estrada sem derrapagens era uma preocupação dos homens da frente, J.M.Latvala, P.Soberg e Thierry Neuville que explicavam dessa forma o descontentamento pelos seus tempos sobretudo o belga que ficava fora do top 5 … Armindo Araújo apresentava mais um argumento para os seus modestos tempos a falta de confiança nas notas de andamento… Na SS6 -  Mokkipera 1  (11.38 km), Jari M.Latvala pela primeira vez luta pela vitória numa especial no seu rally, ficando a 2.4s do vencedor da especial, mas muito satisfeito com as alterações feitas no seu Fiesta RS WRC que melhorou nitidamente o seu comportamento, todavia não encontrava ritmo para se impor a Sebastien Loeb que atacou forte ficando a 6 décimos de Miko Hirvonen. No final da SS7-Palsankyla 1 (13,92 km) , Petter Solberg (3º) afirmava que Sebastien Loeb era mesmo imbatível, já que os dois Fiestas RS WRC voaram na especial e mesmo assim J.M.Latvala tinha perdido cerca de 1.9s , Mats Ostberg era 5º numa troço onde andou a fundo, mas não conseguiu descolar de Thierry Neuville que contiuna a pressionar o piloto da Adapta na discussão pela entrada no top 5 …  Sebastian Ogier (12º) volta a lidrar os S2000 e Armindo Aarújo definitivamente longe do ritmo e das posições habituais …anda perdido num modesto e entrou finalmente no top 20 após a desistência de várias equipas entre elas, Chis Atkinson que se encontrava na 8º posição e que ainda não terminou a SS8.

Classificação Provisória:

1.  Sebastien Loeb      Citroen  DS3 WRC        31m43.8s
 2.  Mikko Hirvonen      Citroen  DS3 WRC          + 5.0s
 3.  Jari Matti Latvala      Ford Fiesta RS WRC              + 15.1s
 4.  Petter Solberg  Ford  Fiesta RS WRC           + 17.9s
 5.  Mads Ostberg        Adapta Ford       + 29.7s
 6.  Thierry Neuville    Citroen Junior DS3 WRC    + 36.5s
 7.  Ott Tanak           M-Sport Ford  Fiesta WRC    + 1.08.3s
 8.  Jari Ketomaa        Autotek Ford  Fiesta WRC RS    + 1.55.5s
9.  Matti Rantanen      M-Sport Ford Fiesta WRC RS   + 1m58.9s
10.M.Prokop               Ford Fiesta WRC RS + 2.27.2s


Sem comentários: