Dan Gurney abandona a Brabham para construir o seu próprio chassis (archivo Cahier)
Especialista nos Sports vence com AJ.Foyot ea Ford em Le Mans 1967 (archivo Cahier)
Os Eagle não marcaram pontos em 1968 e 1969 e os motores Climax L4 não era cmpetitivos era o fim... (arquivo Cahier)
Eagle correu na Fórmula 1 apenas
quatro temporadas e resultou de um projecto do norte-americano, Dan Gurney que
foi um piloto de sucesso na década de sessenta em especialidades tão distintas
como a Fórmula 1, Indy e Sport. Sensivelmente a meio da década de 1960, em 1965,
tornou-se piloto – construtor com a colaboração de Carol Shelby e do
ex-engenheiro da Lotus, Lon Therry , inspirando-se na águia norte-americana e
na nostalgia do seu habitat para baptizar o seu monolugar. Na Fórmula 1, o Eagle
T-1G/Weslake de 3 litros, pilotado por Dan Gurney obteve a sua primeira e única
vitória, em Spa - Franchorchamps, precisamente um ano depois da sua estreia na
F1 no circuito belga. Na Fórmula 1, o construtor norte americano, participou em
25 Grandes Prémios, obteve uma vitória e fez dois pódios e duas voltas mais rápidas.
Foi sexto no Mundial e Construtores em 1966 e 7º em 1967, não pontuado nas duas
temporadas seguintes o que levou Dan Gurney a abandonar a F1 e a voltar aos
Estados Unidos onde se estreia com sucesso nas Fórmulas 5000 e na USAC como
então se designava a Fórmula Indy, onde permanece como construtor antes de se
tornar um construtor de sucesso na IMSA associada à Toyota. Dan Gurney foi o único piloto a pontuar (17 Pts.) para a Eagle de F1 sem pontuar , já que os segundos pilotos do team jamais pontuaram .... nomes como : Phill Hil (1966); Bob Bondurant (1966) Bruce Mclaren (1967); Richie Ghinther (1967); Ludovico Scarfioiti (1967) e Al Pease (1967 e 1968) .
Sem comentários:
Enviar um comentário