quarta-feira, agosto 29, 2012

Dan Gurney a sua curta aventura como construtor na F1

 
 
 
Dan Gurney abandona a Brabham para construir o seu próprio chassis (archivo Cahier)

 
Especialista nos Sports vence com AJ.Foyot ea  Ford em Le Mans 1967 (archivo Cahier) 
 
 
A Vitória em Spa com o novo motor Weslake de 3 Litros foi o grande feiro da Eagle (arhivo Cahier)



Os Eagle não marcaram pontos em 1968 e 1969 e os motores Climax L4 não era cmpetitivos era o fim... (arquivo Cahier)
 
Eagle correu na Fórmula 1 apenas quatro temporadas e resultou de um projecto do norte-americano, Dan Gurney que foi um piloto de sucesso na década de sessenta em especialidades tão distintas como a Fórmula 1, Indy e Sport. Sensivelmente a meio da década de 1960, em 1965, tornou-se piloto – construtor com a colaboração de Carol Shelby e do ex-engenheiro da Lotus, Lon Therry , inspirando-se na águia norte-americana e na nostalgia do seu habitat para baptizar o seu monolugar. Na Fórmula 1, o Eagle T-1G/Weslake de 3 litros, pilotado por Dan Gurney obteve a sua primeira e única vitória, em Spa - Franchorchamps, precisamente um ano depois da sua estreia na F1 no circuito belga. Na Fórmula 1, o construtor norte americano, participou em 25 Grandes Prémios, obteve uma vitória e fez dois pódios e duas voltas mais rápidas. Foi sexto no Mundial e Construtores em 1966 e 7º em 1967, não pontuado nas duas temporadas seguintes o que levou Dan Gurney a abandonar a F1 e a voltar aos Estados Unidos onde se estreia com sucesso nas Fórmulas 5000 e na USAC como então se designava a Fórmula Indy, onde permanece como construtor antes de se tornar um construtor de sucesso na IMSA associada à Toyota. Dan Gurney  foi o único piloto a pontuar (17 Pts.) para a Eagle de F1 sem pontuar , já que os segundos pilotos do team jamais pontuaram ....  nomes como : Phill Hil (1966); Bob Bondurant (1966) Bruce Mclaren (1967); Richie Ghinther (1967); Ludovico Scarfioiti (1967) e Al Pease (1967 e 1968) .

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