sábado, agosto 11, 2012

Fhilippe Bulgaski ...um verdadeiro campeão na F2



Com Renault Clio Wiliams tornou-se piloto oficial da Renault Sport e imbatível na F2 
(foto Martin Holmes)

As vitórias na Catalunha e na Córsega com o Xsara F2
(foto de Martin Holmes)


A Citroen ... não lhe deu oportunidade de confirmar o seu talento no WRC

Philippe Bulgaski já não está entre nós, vítima de um acidente doméstico que lhe provocou uma série de ferimentos graves, motivados por uma a queda de uma árvore. O piloto francês que estava praticamente retirado da alta competição, iniciou a sua carreira desportiva com W Golf GT1 na década de 1980 tendo feito a sua estreia no WRC no Monte Carlo em 1984. Nessa década tornou-se um especialista no campeonato nacional francês de asfalto. Mas é na década de 1990, que se torna uma figura incontornável na luta pelas vitórias no seu país e nos anos de 1998, 1999 e 2000, vence sem oposição o nacional de rallys francês. Com 31 vitórias no campeonato de França e 10 vitórias em provas do campeonato europeu, o caminho natural é o WRC, ainda que desde 1991 era sempre um dos pilotos franceses mais cotados na Volta/Rally da Córsega – cujo palmarés apresenta os seguintes resultados:  8º  em 1991 (Renault Clio V6);  3º 1992 (Lancia HF Integrale); 9º 1994 ( Renault Clio Wiliams – 1ºF2); 9º 1995 (Renault Clio Wiliams – 1ºF2); 1º 1996 (Renault Maxi Megane -1ºF2);  6º 1997 (Renault Maxi Megane -1ºF2). Porém a primeira tentativa de fazer algumas provas do WRC ocorreu com o Lancia HF Integrale com um programa de três provas em 1992 ( 5º Monte Carlo, 3º Cósega e 9º nos 1000 Lagos), mas essa pretensão não se verifica já que Fhilippe Bulgaski torna-se piloto oficial da Renault Sport e um especialista na F2. E foi nessa condição que integra em 1998 a Citroen ganhando a F2 no Rally da Catalunha e é 5º Geral. Luta pela vitória na Córsega mas é traído pela suspensão e é vítima de um despiste em San Remo. Para a temporada de 1999, um programa que integrava as quatro provas do WRC, o piloto francês, surpreende os WRC e surgem as suas duas primeiras vitórias no WRC nos Rallys da Catalunha e na Córsega. Para 2000 a Citroen aposta no desenvolvimento do Saxo F2, Fhilipe Bulgaski continua imbatível na F2 mas o pequeno chassis não é competitivo é 16º na Acrópele e na Córsega. Para 2001 ganha a F2 mas o Saxo fina num, modesto 14º da geral mas para o Rally da Catalunha, a Automobiles Citroen entrega-lhe um Xsara WRC  foi 8º  na Catalunha e 6º na Acrópele e despista-se na Córsega e em San Remo. A sua última temporada a sério ocorre em 2002  ao serviço da Pidrafita Citroen que na prática era um terceiro carro oficial foi 4º na Córsega e fez finalmente o primeiro pódio com um WRC no Rally da Catalunha (3º). Na sua biografia regista-se 40 presenças, 4 pódios e  2 vitórias no WRC. Aos 49 anos vítima de um imprevisto doméstico, parte um dos melhores pilotos franceses de rallys onde construiu um carreira cheia de vitórias e de títulos, com uma passagem na F2 à campeão !!!... mas  que acabou por condicionar a sua afirmação como piloto oficial de uma equipa do WRC aos 36  anos... quando um novo ídolo tornava-se o monopólio dos interesses da Citroen para o WRC .... Sebastian Loeb .... 




Nos tempos da F2 .... já era um piloto de top nos Rallys franceses

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