Com Renault Clio Wiliams tornou-se piloto oficial da Renault Sport e imbatível na F2
(foto Martin Holmes)
(foto Martin Holmes)
As vitórias na Catalunha e na Córsega com o Xsara F2
(foto de Martin Holmes)
A Citroen ... não lhe deu oportunidade de confirmar o seu talento no WRC
Philippe Bulgaski já não está
entre nós, vítima de um acidente doméstico que lhe provocou uma série de
ferimentos graves, motivados por uma a queda de uma árvore. O piloto francês
que estava praticamente retirado da alta competição, iniciou a sua carreira
desportiva com W Golf GT1 na década de 1980 tendo feito a sua estreia no WRC no
Monte Carlo em 1984. Nessa década tornou-se um especialista no campeonato
nacional francês de asfalto. Mas é na década de 1990, que se torna uma figura incontornável
na luta pelas vitórias no seu país e nos anos de 1998, 1999 e 2000, vence sem
oposição o nacional de rallys francês. Com 31 vitórias no campeonato de França
e 10 vitórias em provas do campeonato europeu, o caminho natural é o WRC, ainda
que desde 1991 era sempre um dos pilotos franceses mais cotados na Volta/Rally
da Córsega – cujo palmarés apresenta os seguintes resultados: 8º em
1991 (Renault Clio V6); 3º 1992 (Lancia
HF Integrale); 9º 1994 ( Renault Clio Wiliams – 1ºF2); 9º 1995 (Renault Clio
Wiliams – 1ºF2); 1º 1996 (Renault Maxi Megane -1ºF2); 6º 1997 (Renault Maxi Megane -1ºF2). Porém a
primeira tentativa de fazer algumas provas do WRC ocorreu com o Lancia HF
Integrale com um programa de três provas em 1992 ( 5º Monte Carlo, 3º Cósega e
9º nos 1000 Lagos), mas essa pretensão não se verifica já que Fhilippe Bulgaski
torna-se piloto oficial da Renault Sport e um especialista na F2. E foi nessa
condição que integra em 1998 a Citroen ganhando a F2 no Rally da Catalunha e é
5º Geral. Luta pela vitória na Córsega mas é traído pela suspensão e é vítima
de um despiste em San Remo. Para a temporada de 1999, um programa que integrava
as quatro provas do WRC, o piloto francês, surpreende os WRC e surgem as suas
duas primeiras vitórias no WRC nos Rallys da Catalunha e na Córsega. Para 2000
a Citroen aposta no desenvolvimento do Saxo F2, Fhilipe Bulgaski continua
imbatível na F2 mas o pequeno chassis não é competitivo é 16º na Acrópele e na
Córsega. Para 2001 ganha a F2 mas o Saxo fina num, modesto 14º da geral mas
para o Rally da Catalunha, a Automobiles Citroen entrega-lhe um Xsara WRC foi 8º na Catalunha e 6º na Acrópele e despista-se na Córsega
e em San Remo. A sua última temporada a sério ocorre em 2002 ao serviço da Pidrafita Citroen que na
prática era um terceiro carro oficial foi 4º na Córsega e fez finalmente o primeiro pódio com um WRC no Rally da
Catalunha (3º). Na sua biografia regista-se 40 presenças, 4 pódios e 2 vitórias no WRC. Aos 49 anos vítima de um
imprevisto doméstico, parte um dos melhores pilotos franceses de rallys onde
construiu um carreira cheia de vitórias e de títulos, com uma passagem na F2 à
campeão !!!... mas que acabou por
condicionar a sua afirmação como piloto oficial de uma equipa do WRC aos 36 anos... quando um novo ídolo tornava-se o monopólio dos interesses da Citroen para o WRC .... Sebastian Loeb ....
Nos tempos da F2 .... já era um piloto de top nos Rallys franceses
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