Em 1954, a Fórmula 1 admitiu apenas os monolugares de Fórmula 1 tratando-se de um regresso às origens da competição, mantendo as configurações originais da categoria e os motores passariam a ser de 750cm³ com compressor ou 2500cm³ sem qualquer recurso adicional. Juan Manuel Fangio que trocou a Maserati pelas "flechas de prata" da Mercedes, venceria todas as provas no continente europeu com excepção do GP de Espanha, ganho pelo inglês do Ferrai 558 em Espanha. A fábrica alemã chegava à Fórmula 1 trazendo consigo um engenho primoroso em termos aerodinâmicos, mecânicos e tecnológicos, que permitiram a Juan Manuel Fangio conquistar o bi-campeonato de forma absoluta levando o W-196 às vitórias na Bélgica, França, Inglaterra, Suiça e Itália, de referir ainda que o campeão argentino, iniciou o campeonato ao volante de um Maserati 250-F que também levou à vitória na prova inaugural de 1954, o GP da Argentina.Dos três vencedores de Grandes Prémios da edição de 1954, foi Bill Vukovich no seu Kurtis Kraft 500/Offy desenhado e preparado para Indianápolis que continuava a integrar o calendário da F1. De realçar ainda que a nível de pilotos o ano foi prometedor para os argentinos para bem e para o mal, considerando que Froilán–Gonzalez terminava o campeonato em segundo lugar fruto de uma colecção de segundos lugares, numa época em que venceu as 24 horas de Le Mans fazendo equipa coma estrela francesa, Maurice Trintignant, enquanto que Marinon Onofre, protegido de Juan Manuel Fangio perdeu a vida no GP da Alemanha após a conquista do seu segundo pódio, em França com o Maserati 250-F. Participou em onze Grandes Prémios terminando apenas três GP e obtendo dois pódios, sempre ao volante de um Maserati.. O ano ficava ainda marcado pelo primeiro pódium de um dos melhores pilotos ingleses de F1, Stirling Moss que terminava em 3º no GP Bélgica. Era também o fim da carreira do Princípe Biragnose, que era notado nas boxes da F1, pela sua baixa estatura cerca de 1.62m e pelo harém que o acompanhava nada menos que seis garotas por cada GP. Bira, participou em 19 GP e a melhor posição foi no GP de Berne em 1950 com um Maserati, pontuou quatro vezes e pilotou para quatro marcas : Maserati, Osca, Gordini e Connaught.O Mundial de pilotos ficou assim estabelecido: 1ºFangio (42); 2ºGonzalez (25); 3ºHawthorn (24.5); 4ºTrintignant (17): 5ºKling (42) 6ºVudovich e Herrmann (8) ; 8ºBryan, Farina,Musso e Mieres 6; 12ºMcGrath (5) 13ºMarinon e Moss (4.14) ; 15º Manzon e Mantovani (4); 17ºBira (3); 18ºMaglioli, Bayol.Nazaruk, Pilette e Villoresi (2) 23ºCartier e Ruttman (1.5) , 24ºAscari(1.14) e 25ºBhera (0.14). Postado por Arlindo Sena
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