1980, foi o ano da Fiat repetindo o título de 1978, com cinco vitórias com a primeira obtida num Monte Carlo onde a neve foi o principal adversário de Walter Röhrl que venceu com uma vantagem de mais de 10 minutos sobre o especialista das provas francesas Bernard Darniche. Na Suécia o surpreendente Andres Kullang em Opel Ascona 400, obteve a sua primeira e única vitória do mundial mantendo a invencibilidade dos suecos na sua prova. Aliás o vencedor habitual Stig Blomqvist foi segundo e Bjorn Waldegaard o campeão em título completou o pódio. De realçar ainda que os dez primeiros à geral eram todos nórdicos. Em Portugal, o rally decidiu-se na célebre manhã de Arganil em que arriscando no nevoeiro Walter Röhrl cilindrou a concorrência e vencendo praticamente a prova neste troço. Uma vez mais Carlos Torres era o melhor nacional e vencia o grupo 1, perante os Escort RS de Jorge Recalde e Ray de Grupo 4. No Safari e com a Fiat ausente as grandes favoritas eram a Datsun e a Mercedes, lideradas pelos especialistas locais, Shekar Metha e Vic Preston JR, o primeiro vencia e confirmava a vitória de 1979 de realçar ainda que esta vitória era uma das duas do modelo 160J que voltava a vencer pelas mãos de Timo Salomen na Nova Zelândia onde Walter Röhrl ao se classificar em 2ºlugar sagrava-se praticamente campeão mundial. A Mercedes com o 450SL, terminou com um único modelo na 2º posição por mérito de VIc Preston JR, numa prova em que o problema dos eixos traseiros e as falhas de injecção devido à poeira impediram uma provável vitória, que seria adiada para a última prova do mundial de 1980, a Costa do Marfim em que os três carros chegariam ao fim nas posições seguintes: 1ºBjorn Waldegaard, 2º Jorge Recalde e 5ºVic Preston JR. No Codasur, a festa da Fiat e de Walther Rorld não se limitava à vitória do Mundial, sendo extensiva aos títulos de pilotos e marcas, numa prova em que os Mercedes continuavam a apresentar problema. Na Acrópele e nos 1000 Lagos, vitórias finlandesas, na prova grega finalmente Ary Vatanen terminava a prova depois de estar em posição de vitória em Portugal, seria a primeira e a única do RS 1800 que nos 1000 Lagos seria batido por menos de um minuto por Markku Allen que ano após ano afirmava-se como rei e senhor das florestais finlandesas, onde o sueco Per Eklund brilhou com um pesado e robusto Triumph TR7V8, que lhe garantiu o lugar mais baixo do pódio. Em San Remo, o novo campeão do mundo, Walter Rörhrl, triunfava frente aos dois pilotos da Ford , Vatanen e Mikkola, que na fase final da prova foram incapazes de travar o alemão, naquela que seria a quarta e última vitória do ano. O escândalo da prova, foi a eliminação do Opel Ascona 400, da equipa Conrero desclassificada da prova após a passagem pela liderança de Tony Fassina que tinha vencido no ano anterior. Mas a boa surpresa era marcada pelos Talbot Subnbeam Lotus com o pódio de Guy Frequelin e o 4º do britânico Russel Brookes mais habituado às provas do Open Britânico. Contudo a consagração da equipa britânica ocorria no mês seguinte quando Henri Toivonem colocava o pequeno Talbot Lotus no pódio do RAC e repetindo-se os 3º e 4ºs dos restantes pilotos obtidos na prova italiana. De realçar também que a primeira vitória de Henri Toivonen acabava com a série de nove vitórias consecutivas do Ford Escort RS apesar do 2º posto de Hannu Mikkola. Finalmente há que assinalar a vitória privada de Jean Luc Therier em Porsche 911SC , na Córsega que tradicionalmente era dominada pelos pilotos franceses e Michéle Mouton , num Fiat do Team France obtinha o seu primeiro resultado de vulto. De realçar ainda que Therier venceu a prova com uma vantagem de 10 minutos sobre Walter Rorld que jamais esqueceu tal humilhação ao ponto de considerar Jean Luc Therier o melgor piloto de rallys de sempre que vencia com qualquer modelo sem treinar, de resto um acidente no Rally Paris Dakar o afastou dos rallys internacionais: Classificação por marcas: 1ºFiat 120; 2ºDatsun 93; 3ºFord 90; 4ºMercedes 79; 5ºOpel 71; 6ºTalbot 49; 7ºToyota 32 8ºPeugeot 30 9ºPorsche 28 10ºLancia 20 ; 11ºVauxchall 16 12ºVolswagen 14 13ºRenault 12 14ªBristh Leyland 9 15ºMitsubhish 9 16ºFSO -2. Por pilotos: 1ºWalter Röhrl (D); 118; 2ºHannu Mikkola (SF) 64; 3ºBjorn Waldegaard (S) 63; 4ºAry Vatanen (SF) 50; 5ºAnders Kullang (S) 48: 6ºMarkku Allen (SF) 47; 7ºTimo Salomen (SF) 45; 8ºGuy frequelin (F) 34; 9ºShekar Metha (EAK) 30 10ºHenri Toivonen (SF) 28. Postado por Arlindo Sena
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