A Mercedes em 1955 voltou a dominar o Mundial de F1, agora de uma forma absoluta uma vez que a marca alemã simplesmente dominou a temporada e fez primeiro e segundo lugares no campeonato, dominando toda a segunda parte da temporada com a dupla Fangio e Moss ao volante dos W-196, venceram as quatro últimas provas, com a curiosidade dos pilotos da Mercedes chegarem à vitória nos seus Grande Prémios, Fangio ganhou a 1º prova do ano na Argentina e o jovem Stirling Moss ao vencer o GP da Inglaterra tornava-se o primeiro britânico a ganhar o GP da Inglaterra, assegurando o vice-campeonato enquanto que o líder das flechas de prata, Fangio obtinha o Tri. Das sete provas do ano, a Mercedes venceu cinco, a Ferrari com o modelo 625 obtinha um único resultado de relevo através de Maurice Trintignat que obteve a sua primeira das duas vitórias da sua carrareira, no Mónaco (1955 e 1958). Enquanto que o fabricante norte-americano, Watson /Offenhauser vencia em Indianápolis através de Bob Sweikert numa prova em que os pilotos nacionais continuavam a vencer naturalmente, foi também a última prova realizada por Giusuppe Farina, que não se classificando para a corrida optou pura e simplesmente a abandonar as competições. De realçar que o modelo W196, em relação aos outros modelos da época, era tecnicamente mais evoluído e com uma carroçaria mais aerodinâmica, com suspensão independente nas quatro rodas e motor com injecção directa de combustível em vez dos tradicionais carburadores. Porém o destino de um dos bólides de F1, destinados à glória no final da temporada abandonava o circo dos grandes prémios. De facto a tragédia em Le Mans, no trágico sábado 12 de Julho, quando o Mercedes 300SL de Pierre Levegh colidiu com o Austin Healey de Lance Macklin, a mais de 240Km /h, lançando-se num voo trágico sobre o público e provocando a morte de 83 espectadores e cerca de uma centena feridos. A Mercedes que dominava a corrida através da equipa formada pelos seus dois pilotos de Fórmula 1, abandonava definitivamente a corrida às 02h00 da madrugada, cerca de 14 horas e 30 minutos após o acidente. A prova seria ganha pela equipa de Mike Hawthorn e Ivor Bueb, num Jaguar E numa vitória cinzenta e que marcava a retirada da Mercedes de F1 até a década de 1990. Classificação: 1ºFangio (40); 2ºMoss (23) 3ºCastellotti (12) 4ºTrintignant (11); 5ºFarina (10); 6ºTaruffi (9) 7ºSweikert (8) ; 8ºMiers (7) 9ºMusso (6) 9ºBehra (6) 11ºKling (5) 12ºDavies (4) 13ºBettenhausen (3) 13ºRusso (3) 13ºFrere (3) 13ºThomson (3) 17ºGonzales(2) 17ºPerdisa (2) 17ºMenditeguy (2) 17ºVilloresi (2) 21ºMaglioli (1.33) 22ºFaulkner (1) 22ºHerrmann (1) 22ºHomeier (1) 22ºVukovich (1).Postado Por Arlindo.
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