Juho Haninen - o novo campeão do IRC - junto da equipa no Rally dos Açores.
A Skoda Motorsport - dicidiu o título ao terminar o seu programa em San Remo . Na área de assistência do Rally da Madeira.
Juho Haninen numa das provas onde foi espectacular mas não muito feliz -5º em Ypres.
O finlandês Juho Haninen é vencedor oficial do IRC 2010, uma vez que a Skoda Motorsport, não estará presente nas duas provas que faltam disputar em Inglaterra e no Chipre. Por outro lado, Jan Kopec, vice-campeão em 2009, volta a bisar essa classificação no final do campeonato já que se trata de um piloto da Skoda Motorsport. Por outro lado, a marca deverá estar representada nas duas provas por Guy Wilks , que será no próximo o número um da Peugeot UK já que o rápido e prometedor Kris Meeke já está confirmado como piloto do Mini WRC. Juho Haninen, faz parte da nova geração de pilotos finlandeses, onde se destacam Miko Hirvonen, J.M.Latvava, J.Ketoma ou J.Salo, tendo se estreado nos rallys em 1999, com um Volkswagen GTI, mas só se torna conhecido fora da Finlândia em 2006, quando disputa o Mundial de Produção, tendo obtido três vitórias na Suécia, Itália e Nova Zelândia com um Mitsubishi Lancer Evo., no qual obteve como melhor resultado à geral a 9ºposição. Em 2007, obteve dois 3ºs no PCWR em San Remo e a Itália. Em 2008, é vice-campeão no PCWR com quatro vitórias na Suécia, França, 1000 Lagos e País de Gales. Em 2009 estreia-se no IRC vencendo o rally da Rússia primeira grande vitória internacional e foi 3º no Barum mostrando que o Skoda Fabia S2000 era um chassis ganhador e capaz de andar ao nível dos Peugeot e dos Fiat S2000, que normalmente dominavam as provas do campeonato patrocinado pelo Eurosport. 2010 foi o ano de Juho Haninen que juntou ao seu palmarés no IRC o título de 2010 e mais quatro pódios nas seis provas [ 1ºArgentina, 2ºEspanha, 1ºItália, 5ºBélgica e 4ºna Madeira] que lhe valeram os 70 pontos. Nesta perspectiva, o programa desportivo e o título decidiu-se nas provas portuguesas, assim a desistência Jan Kopec na última classificativa do Rally dos Açores e dois resultados modestos do vice-campeão de 2009 e afastou-o do título por vontade própria da Skoda Motorsport ao terminar o seu programa para 2010.
Sem comentários:
Enviar um comentário