Em Salou já se respira a WRC
Daniel Sordo o nome mais desejado para vencer o Rally (foto de Daniel Sordo)
Albert Llovera um caso único nos rallys ao mais alto nível
Salou já está em festa, a cidade turística da Costa Dourada recebe mais uma edição de uma prova do WRC a 46ª do Rally RACC e que é aguardada pela “aficción”, com a esperança de ver no lugar mais alto do pódio um espanhol. De facto desde 1984 que um espanhol não ganha o rally, Salvador Sérvia, seria o último com um Opel Manta 400. Para além das festa nocturnas que já animam a noite e das várias sessões de autógrafos, que hoje movimentaram verdadeiras multidões de adeptos e curiosos, a prova inicia-se amanhã com o Shakedown pela manhã (8.39-15.00), que decorre nos limites de Salou num traçado espectacular com cerca de 970 metros em terra e 1.97 Km em asfalto, onde os bólides deverão chegar a altas velocidades considerando as várias rectas que este sector apresenta. Mas, será com a classificativa denominada Terra Alta que a prova se inicia com cerca de 35,94 Km a segunda mais longa das 16SS que compõem a prova espanhola do WRC. Com cerca de 86 concorrentes a Citroen e a Ford deverão lutar pela vitória final, mas a provável vitória de Daniel Sordo, a primeira da sua carreira é sem dúvida desejada pela “aficción”, considerando que Daniel Sordo é mais forte que Sebastian Ogier e que Sebastien Loeb após a consagração do seu sétimo título não deverá ser um obstáculo se o piloto nº2 , estiver em condições de vencer. Impressionante é também o dispositivo da Stobart M-Sport, que traz seis carros para a prova espanhola e entre eles contam-se os Ford Fiesta S2000, cuja classe deverá ser dominada por Xavier Pons e será também curiosa, a prova de Joan Vinyes que guiará um Suzuki oficial após a sua vitória no campeonato espanhol de turismos. Albert Lovera, paraplégico e um dos pilotos mais respeitados em Espanha terá como navegador Marc Marti cuja carreira como navegador foi emfeita nos WRC e as suas dificuldades no cockpit são evidentes como nos confessou: “Eu gostaria de usar o pé esquerdo, para ir más rápido (risos)….Esta temporada estou passando muito mal. Os rallys duram 12 horas eu não tenho oportunidade de poder baixar-me dentro do carro como os outros pilotos. Assim só saio da máquina 12 minutos ao longo do rally e cerca de 40 minutos na última assistência. Imaginas como fica as minhas costas e o resto do corpo, já que necessito de maior mobilidade dentro da bacquet". Mas sorridente e com razão, Albert Lovera, afirmava que no fundo “ Faço aquilo que muita gente não pode fazer. Sou um privilegiado neste aspecto, e estar nas corridas é já um prémio apesar do sofrimento que tenho depois “. Nos bastidores do Rally está tudo pronto e a Seat para além dos carros 0 e OO, terá na estrada cerca de 80 veículos na coordenação do rally. Para os portugueses que tem acesso à TNT espanhola, poderá ver a prova na TV3, com comentários de Luis Moya já que é a única estação que negociou os direitos de transmissão com a North One Sport, porém fica o segredo que o Rally catalão poderá ser visto pela Internet em www.esport,cat y www.3cat24cat. Na Catalunha, ficámos a saber que o Citroen DS3 que testou no Algarve e que fará o WRC, deverá se estrear no Monte Carlo onde Mikko Hirvonen pretende também repetir mas com o Focus S2000 que levou à vitória na edição de 2010.Entre os out sideres, Ken Block estará de novo uma prova de WRC tal como o desconhecido, Turán Frigues, um dos pilotos mais rápidos da Hungria, com um belo Peugeot 307WRC ex-de fábrica e com o nº15, que deverá ser um bico de obra para os mais rápidos do Nacional de Rallys de Espanha. Mas na destribuição dos números o RACC de facto não foi muito feliz se considerarmos por exemplo que Kimi Reikkonen é o número oito e o consagrado antigo campeão do mundo Peter Solberg corre com o nº11. Enfim resta esperar pela partida dos 86 bólides que já estão estacionados nos 60.000m2 do Parque de Port Aventura.
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