A Mclarem e a Ferrari ....estarão mais próximas da Red Bull ...?
Sebastien Vettel a nova estrela voltará a ganhar ....
Fernando Alonso demasiado reservado após o desempenho do F150 Itália em Melbourne.
O segundo Grande Prémio da temporada de 2011 de Fórmula 1 está a menos de 48 horas da primeira sessão de treinos livres, um prova cujo futuro tem sido questionado ao mais alto nível face à pouca popularidade que a modalidade tem junto ao público malaio, cujo poder económico também não ajuda a sua presença nas bancadas do circuito malaio, nem mesmo a presença da Lotus e do seu mentor Tony Fernandes junto dos seus compatriotas deverá mudar esta preocupação dos organizadores da 2ª prova do mundial de F1. Em termos de circuito Sepang é um circuito rápido e moderno, com um perímetro de cerca de 5.543 metros, na qual se destaca duas rectas longas onde os monolugares chegam as 300 km. Com algumas curvas decisivas e pontos de travagem decisivos. Como a chicane Pangokort Laut no final da recta onde os F1 têm que negociar a 76 Km, sendo decisiva a relação entre a carga aerodinâmica e a velocidade de ponta que é quebrada. Seguindo-se uma serie de curvas e rectas negociadas a alta velocidade em que excluindo a curva nº 4 definida em ângulo recto, mais de metade do traçado é percorrida a velocidades superiores a 200 Km ( entre 242 /280Km) com a primeira zona de travagem significativa na curva nº3 (Lago Kenyir) onde os F1 , utilizam a terceira velocidade para reduzir a velocidade aos 152 km, seguindo-se uma zona rápida antes da curva nº15 , onde a velocidade atingida baixa a fasquia dos 200 Km (122 Km) , para depois os monolugares voltarem a acelerar e a esgotar a sétima velocidade a uma média acima dos 300 km antes de outra redução brutal na curva nº15 (84 Km) para entrarem na parte final do circuito, a recta da meta. As expectativas para a prova de domingo, são grandes no seio da Ferrari, Filipe Massa admite que o sistema KERS deverá ser eficaz em Sepang, considerando que a asa traseira móvel será decisiva não só nas travagens mas nas ultrapassagens nas diferentes rectas negociadas a alta velocidade e em especial nas duas rectas mais longas do circuito. Segundo o piloto brasileiro, a recta da meta será um dos locais favoráveis para essa operação considerando que após a Curva 2 o ritmo dos F1 volta a disparar… o calor deverá ser outro dos aspectos a considerar para o desempenho das máquinas e pilotos, segundo o piloto da Ferrari. Por sua vez, o seu companheiro de team, Fernando Alonso, admitiu que o F150 Itália deverá apresentar algumas evoluções mas nada que seja decisivo para a vitória final, mas fundamental para a evolução do chassis do Ferrari, numa atitude de reserva face à desilusão do F150 Itália na abertura do Mundial de 2011. No seio da Mclaren, o director desportivo Jonhathan Neale, admite que a Ferrari e a Mercedes estejam mais rápidos e mais perto dos chassis britânicos que dominaram na prova inaugural, uma vez que desde os testes de Inverno as duas equipas estão em permanente evolução. Sobre o MP4/26 o homem forte da Mclaren admitiu que o progresso do chassis britânico foi evidente num curto espaço de tempo surpreendo a concorrência em Melbourne mas têm ainda um longo período de evolução necessário para poder atingir o nível de competitividade do Red Bull. Ao contrário de Filipe Massa, Jonhatham Neale acredita que a chuva poderá aparecer durante a prova, mas admite que os testes de Inverno em Barcelona mostraram que os pneus Pirelli se adaptam muito bem ao MP4 /26 e como tal é mais desejável que o calor que habitualmente caracteriza as provas em Sepang. Mas se o calor se abater no circuito malaio, Jenson Button considera que os pneus vão se degradar muito rapidamente devido à velocidade ao estado abrasivo do asfalto a que estarão sujeitos e nesse contexto a manutenção da sua estabilidade acabará por ser determinante no desenrolar do GP face ao número de paragens. O certo é que as expectativas para o GP da Malásia são grandes, será que os Red Bull voltarão a ser imperiais, será que o MP 4/26 estarão mais próximas uma vez que a sua velocidade de ponta é superior ao RB7. Que dizer dos Mercedes … cujo sistema KERS deram problemas inesperados em Sepang … mas para Ross Brawn esse problema está ultrapassado e o MGP W02 deverá estar mais equilibrado e deverá lutar pelas primeiras posições. Por último e a nível de pilotos a atenção deverá estar centrada a Nick Heidifield, batido de forma imparável por Vitaly Petrov um segundo plano que fez o seu primeiro pódio o que demonstra que o Renault R31 é simplesmente um dos melhores chassis de 2011 …mas resultados também devem ser pedidos aos homens de ponta que estivweram longe da sua valia ….Jenson Button, Mark Webber e Filipe Massa … na sexta-feira …com os primeiros treinos livres já deverá ficar claro se mudou algo no pelotão da frente ou se Sebastien Vettel e o RB7 voltarão a fazer uma corrida solitária.
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