domingo, abril 10, 2011

Sebastien Vettel de novo ... e vão quatro consecutivas (duas em 2011).

Sebastien Vettel do princípio ao fim...



O Renault R31 soma mais um pódio ...


O GP da Malásia iniciou-se com S.Vettel a dominar os acontecimentos chegando rapidamente a uma vantagem de 9.8s com oito voltas percorridas mostrando desde logo a competitividade do RB7 apesar do atraso de M.Webber que lutava pela 9º posição com K.Kobayaski. Lewis Hamilton e os dois Renaults intercalados por Filipe Massa assim se mantiveram até à primeira paragem na 14ª Volta. Com a paragem de S.Vettel, F.Alonso passou pela liderança, o mesmo acontecendo com N.Heidifield, antes de S.Vettel voltar de novo ao comando, numa altura em que L.Hamilton e F.Alonso, eram os mais rápidos, surpreendendo o excelente comportamento em pista do F150 Itália, mais à vontade em corrida do que em treinos. As dificuldades de M.Webber eram evidentes com falta de asa no apoio dianteiro e seria o primeiro a fazer a segunda paragem (23ºvolta). Entretanto, Petrov atrasava-se por ter soltado um dos apoios do difusor em função de uma curta passagem por fora da berma. Entretanto os sul-americanos, Ruben Barrichello e Sergio Perez eram os primeiros a abandonar à 25ª volta. S.Vettel iniciava a segunda parte da corrida, após a sua segunda paragem com uma ultrapassagem magistral a Filipe Massa que liderava a prova com menos uma paragem. F. Alonso, na 28º volta avisava a box da falta de aderência na carga aerodinâmica posterior e M.Webber em plena recuperação rodava já na 5º posição na 29ª volta , mais rápido que o seu companheiro que liderava a prova com pouco mais de 3s de L.Hamilton. O inglês procurava por sua vez pressionar o RB7 de S.Vettel, que não tinha permissão da box para utilizar o sistema KERS e que aguardasse novas informações. No decorrer da 33º volta, M.Webber volta de novo a entrar na boxe , iniciando-se a terceira série de paragens num momento de corrida em K.Kobayashi na 9º posição era o único piloto com apenas uma paragem na box. Entretanto, S.Vettel forçava o andamento com mais de 7s de vantagem de L.Hamilton, corria-se a 35ª volta e F.Alonso tentava aproximar-se do MP4/26 de J.Button que ocupava a 3ºposição, ganhando décimos de segundo, volta após volta, o F150 Itália, aproveitando inclusivamente a parte suja da pista e assumindo a 3ª posição com nova paragem de Lewis Hamilton e a 2ª com a entrada na box de J.Button na 39ºvolta, que no regresso à pista coloca-se à frente do seu colega e na dianteira de N.Heidifield (3º) numa paragem rápida e eficiente. A 14 voltas do fim, J.Button coloca-se à frente de F.Alonso que não foi tão rápido na mudança de pneus como desejava e mostrava o seu desapontamento comunicando com a boxe que só a chuva lhe permitiria ir mais à frente. Mark Webber à 44ª volta fazia a sua quarta paragem descendo de 4º para 8º, enquanto a luta entre L.Hamilton (3º) e F.Alonso (4º) marcava as voltas 45 º e 46º, mas o espanhol estragava a sua corrida ao bater com a asa da frente numa das rodas do MP4/26. A manobra arriscada de F.Alonso, justificou-se pela falta de apoio da asa traseira que o piloto espanhol já tinha referenciado durante a primeira parte da prova. Mas a parte final da corrida seria dramática para L. Hamilton, após o toque com o Ferrari, viria a perder posições para N.Heidifield e M.Webber. Sebastien Vettel voltou a ser imperial e obteve a 12º vitória da sua carreira de forma absoluta (4ª consecutiva), os Mclaren confirmam o excelente chassis e J.Button esteve em grande plano sempre mais consistente que L.Hamilton , os Ferrari mostraram que são mais competitivos em corrida do que nos treinos e a Renault continua no top onde N.Heidifield pontificou com mais um pódio do R31 pressionado nas últimas voltas por M.Webber e com os pneus em plena degradação ao contrário da Mercedes a decepção da corrida.

Classificação Geral1. S. Vettel Red Bull 1.37'39''832
2. J. Button McLaren + 3''261
3. N. Heidfeld Lotus Renault + 25''075
4. M. Webber Red Bull + 26''384
5. F. Massa Ferrari + 36''958
6. F. Alonso Ferrari + 37''248
7. L. Hamilton McLaren + 49''957
8. K. Kobayashi Sauber + 1'06''439
9. M. Schumacher Mercedes GP + 1'24''896
10. P. Di Resta Force India + 1'31''563
11. A. Sutil Force India + 1'41''379
12. N. Rosberg Mercedes GP 1 Lap(s)
13. S. Buemi Toro Rosso 1 Lap(s)
14. J. Alguersuari Toro Rosso 1 Lap(s)
15. H. Kovalainen Lotus Racing 1 Lap(s)
16. T. Glock Virgin Racing 2 Lap(s)
17. V. Petrov Lotus Renault 4 Lap(s)
18. V. Liuzzi HRT 10 Lap(s)
19. J. D'Ambrosio Virgin Racing 14 Lap(s)
20. J. Trulli Lotus Racing 25 Lap(s)
21. S. Perez Sauber 33 Lap(s)
22. R. Barrichello Williams 34 Lap(s)
23. N. Karthikeyan HRT 42 Lap(s)
24. P. Maldonado Williams 48 Lap(s)

Sem comentários: