sábado, abril 09, 2011

Os Red Bul e a Mclaren ...disputam a vitória absoluta em Kuala Kampur...?

Sebastien Vettel ...a 17º pole e possibilidade de repetir a vitória de 2010 na Malásia 

 Os MP4/26 a surpreza desejável no fim-de-semana .... até à qualificação ?... ou a surpreza na corrida ?...
Os F150  Itália mais equilibrados com pneus usados esperam pela chuva para chegarem ao pódio.
A qualificação em Kuala Kampur que terminou à minutos foi marcada por uma temperatura baixa (41º graus em pista e 37º no final da sessão), amena, sem sol e com pouco calor, mas com uma humidade relativa de cerca de 71ª que se tornou de a grande adversidade aos pilotos no grande prémio malaio. A primeira qualificação, ficou marcada pela classificação da HRT para a corrida, permitindo que no domingo estejam presentes na grelha de partida todos os F1 da temporada de 2011. Foi visível ao logo dos treinos livres, uma melhor performance do HRT, que apesar de tudo está ainda muito longe de ser um chassis competitivo. De resto, em pista o chassis da Hispania Racing é demasiado nervoso, demonstrando que a falta dos testes de pré-temporada se reflectem na sua evolução técnica. A segunda qualificação, demonstrou desde logo que a Red Bull e a Mclaren, levam vantagem sobre os restantes chassis e os Mercedes MGPW02 apesar das expectativas de Ross Brawn e da introdução de novas evoluções voltaram a demonstrar que ainda não são capazes de discutir os lugares do pódio e Michael Schumacher acabou mesmo fora da qualificação final. Esta sessão confirmou o excelente andamento dos Mclaren que se superiorizaram aos Reb Bull tal como na terceira sessão dos treinos livres, com Jenson Button a ser o primeiro piloto a rodar no segundo 35. A fase final da qualificação, reforçou o favoritismo dos RB7 e dos MP4/26, com Lewis Hamilton a ser batido nos últimos segundos da sessão quando os dois pilotos já estavam a rodar no segundo 34, todavia o alemão foi mais forte e faz a 17ª pole da sua carreira. Os Ferrari F150 Itália e os Renault R31 partilharam os tempos correspondentes à 3ª linha e de certo modo erraram na sua estratégia quando optaram por rodar com pneus macios na 1º fase de qualificação e esta observação é válida sobretudo por Fernando Alonso, que tal como os pilotos das equipas nomeadas, utilizaram pneus já gastos , mas o espanhol em função da sua versatilidade podia com pneus novos chegar à segunda linha da grelha de partida. O mesmo é válido para Filipe Massa apesar das dificuldades de aerodinâmica que o piloto brasileiro sentiu durante a 3ºsessão de treinos livres. Para a corrida Sebastien Vettel é o grande favorito, mas o equilíbrio Red Bull e Mclaren será a nota do dominante da corrida de amanhã só a chuva deverá mudar esta lógica do favoritismo das marcas britânicas. Mas se chover, a outra incógnita será a utilização dos pneus de chuva da Pirelli que seriam testados pela primeira vez em corrida. Enfim ...as expectativas garantem provavelmente um bom espectáculo daqui a 23 horas...

Tempos de dia de hoje
3ªSesão dos treinos livres
1. L. Hamilton McLaren 1'36''340
2. M. Webber Red Bull 1'36''630
3. J. Button McLaren 1'36''762
4. N. Heidfeld Lotus Renault 1'37''115
5. S. Vettel Red Bull 1'37''175
6. F. Alonso Ferrari 1'37''284
7. V. Petrov Lotus Renault 1'37''297
8. F. Massa Ferrari 1'37''762
9. K. Kobayashi Sauber 1'38''059
10. M. Schumacher Mercedes GP 1'38''300
11. N. Rosberg Mercedes GP 1'38''307
12. S. Perez Sauber 1'38''448
13. A. Sutil Force India 1'38''464
14. P. Maldonado Williams 1'38''597
15. S. Buemi Toro Rosso 1'38''665
16. R. Barrichello Williams 1'38''681
17. J. Alguersuari Toro Rosso 1'38''716
18. P. Di Resta Force India 1'38''864
19. H. Kovalainen Lotus Racing 1'39''260
20. J. Trulli Lotus Racing 1'39''699
21. J. D'Ambrosio Virgin Racing 1'41''215
22. T. Glock Virgin Racing 1'41''414
23. V. Liuzzi HRT 1'43''147
24. N. Karthikeyan HRT 1'43''383
Tempos oficiais da qualificação.
1. S. Vettel Red Bull 1'34''870
2. L. Hamilton McLaren 1'34''974
3. M. Webber Red Bull 1'35''179
4. J. Button McLaren 1'35''200
5. F. Alonso Ferrari 1'35''802
6. N. Heidfeld Lotus Renault 1'36''124
7. F. Massa Ferrari 1'36''251
8. V. Petrov Lotus Renault 1'36''324
9. N. Rosberg Mercedes GP 1'36''809
10. K. Kobayashi Sauber 1'36''820
11. M. Schumacher Mercedes GP 1'37''035
12. S. Buemi Toro Rosso 1'37''160
13. J. Alguersuari Toro Rosso 1'37''347
14. P. Di Resta Force India 1'37''370
15. R. Barrichello Williams 1'37''496
16. S. Perez Sauber 1'37''528
17. A. Sutil Force India 1'37''593
18. P. Maldonado Williams 1'38''276
19. H. Kovalainen Lotus Racing 1'38''645
20. J. Trulli Lotus Racing 1'38''791
21. T. Glock Virgin Racing 1'40''648
22. J. D'Ambrosio Virgin Racing 1'41''001
23. V. Liuzzi HRT 1'41''549
24. N. Karthikeyan HRT 1'42''574

Sem comentários: