sábado, abril 02, 2011

Jean Clude Andruet o prazer da competição com verdadeiros protótipos ...

 J. C.Andruet /Apine Renault 1600S, o primeiro vencedor de uma prova do Mundial de Rallys (WRC) 

O Alpine A-310 estreou-se na Córsega em 1975 mas era um pouco competitivo.

O 308 GTB de pista que fazia slides em Rallys nas mãos de J.C.Andruet

Jean Clude Andruet foi um dos melhores pilotos franceses de rallys de sempre utilizando na sua carreira belos carros com muitos CVs para a sua época, como o Ferrari 308 GTB um chassis adaptado para a velocidade e que se tornou um dos ícones do europeu de  rallys na época dos Grupo 4.  A sua carreira despontou corria o ano de 1968, tinha então o piloto de Montreulli, 26 anos quando venceu o Rally da Córsega em 1968 com um Alpine Renault 1600 S. Dois anos depois sagra-se campeão da Europa de Rallys e em 1972 volta a vencer na Córsega tendo como navegadora a bela Michéle Petit, mais conhecida por Biche que torna-se a primeira mulher a integrar uma equipa de fábrica. Em 1973, J.C.Andruet  é piloto oficial da Renault Sport para Monte Carlo e a Córsega, vencendo a prova de abertura do novo Campeonato Mundial de Rallys em 1973.   Esta prova,  foi recordada pelos seus adversários durante anos, face à decisão do rally no último troço, que segundo Biche foi realizado numa velocidade quase suicida em que o francês pilotou à vista chegando ao final da classificativa com mais de 30s sobre Ove Andersson, companheiro da equipa que corria para a vitória.. Em 1974, com o abandono da marca dos rallys internacionais o francês corre no Nacional de Rallys em França e vence a prova francesa do Mundial de Rallys com um Lancia Stratos HF. A partir de então J.C.Andruet  sem preocupações de fazer carreira no Mundial de Rallys, desdobra-se pelo nacional de Rallys francês e pelo Europeu. Em 1977 marca presença nas provas do mundial  de asfalto franceses por pouco não vence em Monte Carlo mas a vitória não lhe escapa na Córsega, numa época que a nova aposta do francês é novo modelo do grupo Fiat, o 131  Abarth.  Em 1978 por pouco não chega ao chega à vitória na Córsega é 2º. Entre 1979 e 1982, o rápido e simpático francês corre com um Ferrari 308 GTB no Mundial de Rallys como habitualmente corre na Córsega sobe ao pódio é 2º, mas vence com o 308 GTB em provas clássicas dos rallys internacionais entretanto desaparecidas como o Volta à França e o Tour de France. Enfim um grande piloto, com um palmarés muito interessante mas que dava prioridade ao prazer de correr e menos a uma carreira intensa numa equipa de fábrica de resto esta apreciação também é válida aos seus companheiros da Alpine Renault, Bernard Darniche e Jean Clude Therier,  que constituíram a primeira geração franxesa de grandes pilotos de rally na década de 1970 . Palmarés no Mundial de Rallys: 1973 – Alpine Renault 1600S -  1º Monte Carlo ; 1974 –Lancia Stratos HF -1ºCórsega ; 1975 – Lancia Stratos HF -1º Córsega; 1976 – Lancia Stratos HF -2ºCórsega; 1977 – Fiat 131 Abarth  - 2º Monte Carlo e 4ºPortugal ; 1978 –Fiat 131 Abarth -6ºMonte Carlo e 2ºCórsega;  1979 – Fiat 131 Abarth -  4ºMonte Carlo  e 1º Córsega (Lancia Stratos HF).

Sem comentários: