terça-feira, setembro 13, 2011

A Wolf um projecto efémero mas ganhador...

GP de Espanha 1976 - Jack Ickx/Wolf Williams FW5 nos tempos de Frank Wiliams 
(archivo Cahier)  

GP do Mónaco de 1977 - 2º vitória de Jody Schecket com o Wolf WR1/Ford
(in  R.Schilegelmilch, 1978, p.69)

Wolf WR1 projectado por Peter Warr um excelento chassis no ano de estreia da equipa.
(in R.Schilegelmilch, 1977, p.62).

GP Holanda 1979, Wolf WR7, Keke Rosberg  (archivo Cahier)

James Hunt no Monaco com o desastroso WR7 (archivo Cahier)

A Walter Wolf Racing correu no Mundial de F1 entre 1976 e 1980, como resultado da compra de parte da Wiliams F1 Engineering por Walter Wolf. A equipa canadiana que apenas correu quatro temporadas é ainda uma das equipas mais bem sucedidas na F1 ocupando o 21º do Raking por equipas. A equipa ficou na história da F1 com a obtenção da sua primeira vitória na sua estreia em Grandes Prémios no GP de Argentina de 1977 com Jody Scheckter/Wolf WR1 Ford, que venceria mais dois GPs no Mónaco e no Canadá, no final a equipa classificava-se em 4º no Mundial. Em 1978 terminava em 5º, a temporada de 1979 seria um desastre e os irmãos Fitipaldi reforçariam a sua estrutura com os chassis e material da antiga Copersucar. Nas três temporadas utilizou nada menos que seis chassis que foram utilizados por três jovens promissores que acabaram por chegar ao título Mundial de Pilotos mais tarde casos de Jody Scheckter o piloto com melhores resultados com o Wolf/Ford que utilizou as versões WR1, 2, 3, 4 e 5 ; Keke Rosberg os WR 1 e 5; James Hun o pouco competitivo WR7. De referir ainda que a estrela norte americana da Indycar Boby Rahal foi outro dos pilotos da Walter Wolf Racing no ano da sua estreia. No seu palmarés encontramos a participação oficial em 48 Grandes Prémios, uma pole e 2 voltas mais rápidas.

Sem comentários: