domingo, setembro 04, 2011

Penti Arikkala um piloto rápido que não teve oportunidade no WRC

Campeão britânico em 1979 com Vauxchall Chevette HS2300 (foto de C. Taylor Producions)

Open Britânico preencheu a sua carreira - no tempo do Ford Escort RS1800
( foto de David Heaton) 

O 1º Pódio da Mitsubhihi com o Lancer Turbo 2000 - 3º 1000 Lagos
(foto C.Taylor Producions)  

A primeira e única no WRC com o  Mitsbhishi Galant VR4 no RAC em 1981
(World Rally Archive)

Penti Arikikala, nascido a 4 de Setembro de 1945 tendo já nos deixado em 30 de Setembro de 2009, foi outro finlandês que animou de forma particular as florestais britânicas antes de se tornar piloto de fábrica no WRC. A estreia no WRC ocorreu nos 1000 Lagos de 1973 com um Opel Kadett Rallye mas o seu primeiro resultado internacional ocorreu no Ártico, 3º em Renault 12 Gordini. Em 1974, termina a sua primeira prova no WRC com 16º nos 1000 Lagos com um Vauxhall Magnum Coupé, e vence o Grupo 1. Em 1975 com Vauxhall obtém um 5º no Ártico e 6ºno Hanki, as provas nórdicas pontuáveis para o Europeu de Rallys e 20º no RAC prova que participa regularmente tal como o rally do seu país. Em 1976 afirmou-se como um dos grandes animadores do Open Britânico de Rallys com um Ford Escort RS1600 é 4º na Escócia, 2º em Gales e termina em 2º nos 1000 Lagos a menos de um minuto de Markku Allen (Fiat 131 Abarth) quando os rallys discutiam-se aos minutos. Em 1977 duas grandes vitórias com o novo Vauxhall Chevette HS2300 em Gales e no Open Britânica, mas não termina nos 1000 Lagos e RAC, provas do WRC em que ao longo da sua carreira fizeram sempre parte do seu programa. Em 1978 por pouco não vence o Open Britânica termina quatro provas e soma quatro vitórias: 1ºIrlanda, 1ºHanki, 1ºEscócia e 1ºMintex e o Chevette HS2300 termina em 3º atrás dos pilotos oficiais da Fiat (Markku Allen e Timo Salomen). Em 1979 , o título britânico não fugiu ao finlandês foi 1º na Escócia, 1ºIrlanda do Norte, 1ºCircuito Irlanda, 7ºno RAC e pela primeira vez corre na Suécia e fez um pódio (3º) e é simultaneamente o melhor não sueco. E termina em 6º no Europeu de Rallys. Em 1980, apenas dois resultados na sua carreira internacional, 6º na Suécia e 4º na Costa Brava (Europeu de Rallys). Classifica-se na 15º no WRC. Em 1981, integra a Rothmans Rally Team, na Suécia, faz um pódio (3º) com o Ford Escort RS1800, 4º no RAC e 5º1000 Lagos. Em 1981, num Mitsubishi Lancer Turbo da Ralliart que dava os primeiros passos no WRC obtém um notável 3º nos 1000 Lagos. Na temporada de 1983 a Martini Racing aposta no finlandês e o Lancia Rally 037 termina em 5º . No WRC a partir de 1985, limita-se a partir no RAC e termina 16º no regresso à Vauxhall com o Astra GTE de Grupo A (16ª), 4º (1988) e obtém a sua primeira vitória e única no RAC (1989) em Mitsubishi Galant VR4. Penti Arikala foi um piloto rápido, fiável mas nunca mostrou a sua real capacidade uma vez que jamais teve um programa para disputar uma temporada no WRC.

Sem comentários: