domingo, setembro 11, 2011

Jan Kopecky lidera o IRC ....e vence inesperadamente o Rally Mecesk

 Jan Kopecky lidera o IRC após duas vitórias consecutivas.... (foto site IRC)

Thierry Neuville uma prova brilhante para o jovem promessa belga (foto in site IRC)

Andreas Mikkelsen esteve perto da vitória....mas voltou a errar ...
(foto Made in Motorsport)


Final dramático no Rali de Mecesk Canon, quando Andrea Mikkelsen bateu forte na antepenúltima classificativa do rally quando apenas tinha que gerir o tempo de vantagem sobre Jan Kopecky para garantir a sua primeira vitória no IRC. Numa altura em que o interesse estava no duelo pela segunda posição, entre Jan kopecky e um excepcional Thierry Neuville que procurava colocar o 207 S2000 entre os Skoda. O norueguês não conseguiu evitar um embate a alta velocidade numa árvore destruindo a parte esquerda da sua viatura. apesar de ter suportado muito bem a violência do impacto, o piloto foi obrigado a desistir. Thierry Neuville fez a última ronde ao ataque, ganhando quatro SS de seguida e  segundos atrás segundo e perdendo o rally apenas por 0.8s para Jan Kopecky. O checo que reconheceu que Andreas Mikkelsen merecia ganhar e foi o mais rápido ao longo do rally, mas para o piloto da Skoda Motorsport e para o veterano, Freddy Loix o rally húngaro tem um duplo significado, já são agora os dois primeiros no campeonato do IRC. E assinalar ainda o 9º de Bruno Magalhães que face a todas as dificuldades que marcaram o seu rally a entrada no Top 10, acaba por ser um excelente resultado face à falta de sorte que o prossegue no IRC2011.

Classificação Geral

1º Jan Kopecký/Petr Starý (ŠKODA Fabia S2000) 2h00m06.7s
2º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Peugeot 207 S2000) + a 0,8
3º Freddy Loix/Frédéric Miclotte (ŠKODA Fabia S2000) +1m.00.0s
4º Bouffier Bryan/Xavier Panseri (Peugeot 207 S2000) + 1m35.6s
5º Hermann Gassner Jnr/Timo Gottschalk (ŠKODA Fabia S2000) + 2m35.6s
6ºGyörgy Cenera/Pikó Zsuzsa (Ralliart Lancer Evo IX) 2m38.2s
7º Toni Gardemeister/Tapio Suominen (ŠKODA Fabia S2000) + 3m05.6s
8ºRóbert Bútor/Igor Bacigál (Peugeot 207 S2000) 3m16.8s
9ºBruno Magalhães/Paulo Grave (Peugeot 207 S2000) + 3m51.7s
10º Beppo Harach/Andreas Schindlbacher (Ralliart Lancer Evo IX) 4m14.0s



 
No primeiro dia a sério, do Rally Mecsek nesta estreia de uma prova húngara mais do que tudo demonstrou que Andreas Mikkelsen é mais que uma revelação um novo valor dos rallys mundiais. O norueguês que desde o Rally Sata Açores, tem evidenciado um nível notável, tal como na república checa, procura a sua primeira vitória num rally do IRC. Foi notável a forma como se defendeu de Jan Kopecky que preocupado com a multidão que cercava a última classificativa nomeadamente nos 2Km do dia perdeu alguns segundos com o piloto da Skoda UK. Thierry Neuville é o melhor entre os 207 S2000 e descolou de Freddy Loix que face a ausência de Juho Häninen procura somar pontos na luta pelo IRC. Entre os Peugeot, o dia correu mal para o 207 do Team Uk, com Guy Wilks já fora da luta pela vitória. Bruno Magalhães lutou com problemas na caixa de velocidades e encontra-se num modesto 18ºposto. Ao contrário de Frigyes Turas que volta a demonstrar que é mais um jovem valor encontrado no IRC. Classificação Geral: 1ºA.Mikkelsen (Skoda Fabia S2000) 1h 06.41s; 2ºJ.Kopechy (Skoda Fabia S2000) a 8.7s; 3ºT.Neuville (Peugeot 207 S2000) a 12.7s; 4ºF.Loix (Skoda Fabia S2000) a 32.7s; 5ºB.Bouffer(Peugeot 207 S2000) a 1.20s; 6ºPikó Zsuzsa ( Mitsubhish Lancer Evo IXR4 a 1m29s; 7ºT.Gardmeister ( Skoda Fabia S2000) a 1m46.6s; 8ºR.Bútor/Peugeot 207 S2000 a 1m52.8s; 9ºH.Gassner (Skoda Fabia S2000) a 1m58.2 e 10ºN.Herczig/Skoda Fabia S2000 a 2m 06s.


Sem comentários: