sexta-feira, outubro 07, 2011

Guy Wilks lidera o Rally da Escócia

Guy Wilks não deu hipótese aos Skoda da Motorsport ( foto site in IRC)

Per Gunnar Andersson e os Proton  S2000 a grande surpresa na gravilha escosesa.



O rally da Escócia antepenúltima prova do IRC já está na estrada com Guy Wilks a impôr-se logo nos 8.35 Km da SS1 em Carron Vallery 1, aos pilotos da Skoda Motorsport, com Juho Haninen a 8s e com Andreas Mikkelsen a rodar a 1.1s. O piloto finlandês da equipa checa e actual campeão do IRC, estava descontente com o piso escorregadio e admitia que tinha sido complicado esta primeira classificativa. Mas, para Guy Wilks, habituado ao piso escocês, desde o tempo que fazia o Open Britânico, não estava nada incomodado com o facto de ter que andar em slide e era que resto esta a situação que esperava neste início de noite, afirmava o piloto da Peugeot UK. Os finlandeses da Skoda Motorsport e da UK, estavam no final da sessão, descontentes, Juho Häninen apesar de estar em 2º, afirmava que ainda não tinha adquirido o seu ritmo e era de resto um mal sinal. Mas, outro nórdico, o sueco, Per Gunnar Andersson entrava com o Proton Satria Neo S2000 no top 5 e estava deslumbrado, afirmando “que era bom voltar à gravilha”. A segunda passagem em Carron Vallery, seria ganha novamente por Guy Wilks, que também tinha sido surpreendido na estrada pela lama que surgiu em determinadas zonas da especial que a pouco mais de uma hora se encontrava secos permitindo ganhar mais três segundos a Juho Häninen que estava também surpreendido com a lama, como de resto toda a caravana do rally. Mas, a grande surpresa era o resultado de Per Gunnar Andersson que colocava o Proton a 1.2s do 207 S2000 no pódio a confirmar o excelente desempenho do sueco na escorregadia gravilha das florestais escocesas. Entre os mais rápidos, apenas Andrea Mikkelsen acusou as dificuldades do piso lamacento, perdendo dois lugares à geral, o finlandês afirmava que tinha perdido a concentração em pleno troço e como tal o objectivo, era terminar a SS sem cometer nenhum excesso. Thierry Neuville a grande revelação do IRC 2012 simplesmente não arriscou na lama uma vez que o rally é muito longo e tal como o piloto da Skoda UK desceu uma posição. Para todos os efeitos, numa altura em que a caravana vai já a caminho da neutralização no Parque de Assistência A, eis, o Top 10, Classificação Provisória:

1ºGuy Wilks/Peugeot 207 S2000 -10.46.7; 2ºJ.Haninen/Skoda Fabia S2000 a 4.1s; 3ºP.G.Andersson/Proton Saria Neon 2000 a 5S; 4ºT.Neuville/Peugeot 207 S2000 a 2.1; 5º Andreas Mikkelsen/Skoda Fabia S2000 a 6.8s; 6ºBreen Graig/Ford Fiesta S2000 a 11.1s; 7ºJan Kpopecky/Skoda Fabia S2000 a 11.8s; 8ºBryan Bouffer/Peugeot 207 S2000 a 16.1s; 9ºAlister McRae/Proton Saria Neo 2000 a 17.2s e 10ºJano Nikkara/ Mitsubhish Lancer Evo IX a 25.7s.

Sem comentários: