5º Suécia na última prova com o Celica GT4 (in Foro Competion)
Vitória na Suécia no ano do bi-campeonato em 2002 ( foto de Pieter)
O 307 WRC não tinha a competividade do 206 WRC no Rally Alemanha 2004 ( foto de Pieter)
Vitória no Rally de Gales com o Ford Focus WRC em 2005 (foto de Radus Zawsk)
Marcus Gronholm, foi o último campeão da geração de finlandeses voadores que se destacaram no WRC desde as suas primeiras edições. Destacou-se relativamente cedo nos campeonatos nacionais de rallys do seu país, dominando-os consecutivamente desde 1988, quando venceu o campeonato nacional júnior. O salto para o WRC era o caminho mais que evidente já que apenas o seu primo, igualmente rápido no país dos 1000 lagos, Sebastien Linholm era praticamente o seu único adversário. A primeira vez que dispensou a atenção das equipas de fábrica, foi na edição de 1992 do Rally de 1000 Lagos, em que Marcus dominou com um Celica GT4 de treinos do Team Toyota Europe até desistir por um despiste. Na edição de 1993, com o Celica Turbo 4WD, marca o seu primeiro ponto em casa foi 10º. Até 1997 mantêm-se com piloto privado, com o apoio da marca nipónica nomeadamente nos rallys nórdicos, mas a primeira época ao serviço de uma equipa seria com a Grifone já com o novo Corolha WRC no ano de 1998, sendo todavia o seu melhor resultado o 5º em Monte Carlo ainda com o Celica GT4, uma vez que a nova versão da Toyota revelou-se pouco fiável apesar da rapidez do finlandês. De tal forma que Ove Andersson, finalmente procurou integrar Marcus Gronholm no TTE para a temporada de 1999, mas a Peugeot antecipou-se dando-lhe um volante para 1999 o novo 206 WRC, que finalmente permitiu ao piloto de Espoo demonstrar todo o seu talento. Na temporada de 2000, obtém a sua primeira vitória na Suécia, ganhando pela primeira vez nos 1000 Lagos onde ganharia mais cinco vezes até final da sua carreira. Em 2001 abandona oito vezes, dos quais dos acidentes consecutivos em Espanha e Argentina, mas obtém quatro pódios e soma mais três vitórias. Em 2002, vence por cinco vezes e termina o RAC acidentado, mais obtém o seu segundo título. Porém, a evolução do 206 WRC chegava aos limites face ao desempenho do novo chassis da Citroen o XSARA WRC e nessa perspectiva, a Peugeot apressava-se a estrear o 307 WRC, nas temporadas de 2003, 2004 e 2005, Marcus somava seis vitórias absolutas, mas estava à margem da carreira pelo título era 6º em 2003, 5ºem 2004 e 3º 2005. A Peugeot anunciava o fim da sua carreira no WRC e a maior parte dos comentadores da especialidade, previam que aos 38 anos Marcus Gronholm estava preparado para abandonar o “mundo dos rallys”. Porém, a surpresa chegava no final do RAC, o finlandês era o novo recruta da Ford em 2006 e o Focus WRC vence sete rallys chegando a liderar o campeonato mas acabando por perder o campeonato para Sebastian Loeb, situação que se repete em 2007, quando Marcus Gronholm estava em condições de chegar ao título, mas um toque numa pedra no Rally da A impediu tal conquista. No seu palmarés, contam-se 152 provas, 61 pódios, 30 vitórias e 542 vitórias em provas de classificação. ( Foto de Perfil de Marcus Gronholm de Steve. J.)
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