sexta-feira, dezembro 30, 2011

O DAKAR "sul-americano" está quase na estrada...




A X RAID  parte com a missão de ganhar o DAKAR 2012 (foto X RAID)

O Princípe das Árabias dará espectáculo com o "Tank" da Carolina do Norte (foto de Nasser Attyah) 

O deserto volta à prova do ASO com a entrada no Peru.

Os Lancer Racing animam as pretensões dos privados (foto de Carlos Riva)

Os Buggy continuam a animar a grande maratona de Off road sul americana (foto de Carlos Riva)

Carlos Sousa a grande aposta da Great Wal Motors ( foto de Carlos Sousa)



A menos de 24 horas do início da edição do Dakar 2012, Argentina, Chile e Perú, cresce as expectativas de toda a caravana que sairá de Mar Del Plata, numa organização da Amuary Sports Organización. Na prática a X RAID, apresenta-se como a grande favorita face ao abandono da Wolswagen do seu programa de Off Road em favor do WRC e o facto do MINI All4 Racing, ter sido a opção do team para substituir o BMW X3 CC, não será de certo um obstáculo à primeira vitória do team no Dakar. De resto, o pequeno mas robusto MINI All4 Racing já demonstrou nas Bajas em que participou a nível oficial e privado, que é rápido, resistente e que está numa posição cimeira relativamente à concorrência, mas se isso não bastasse, o facto de Stéphane Peterhansel é desde logo um grande aposta não pelas suas vitórias no DAKAR africano, mas pelo facto de ter sido o único piloto no modelo do Dakar americano, que esteve mais próximo dos Wolswagen Toureg. O ex-campeão europeu de rallys, Krysztof Holowczyc é outro nome a fixar, veloz, talentoso mas pouco experiente em matéria de navegação, Nani Roma é para todos os efeitos o terceiro homem da X RAID mas já demonstrou que não é um piloto ganhador. Leal dos Santos é outro dos pilotos da MINI mas um lugar no Top 5 seria um resultado muito bom, abaixo dessa posição estaremos no plano da excelência. Entre os favoritos contam-se os vencedores do Dakar 2011 e 2009, Nasser Al Attyah e Giniel Villiers, o príncipe das arábias é muito rápido, agressivo e sobretudo espectacular mas o Hummer da equipa de Robby Gordon, não deverá permitir mais do que algumas vitórias em etapas de grande extensão e em pistas largas que na edição deste ano voltam a maratona criada por Thierry Sabine no distante ano de 1979. Ginniel Villiers, dispõe de um Toyota Hilux que debita cerca de 350 CV preparado pela Overdrive, mas a Toyota Motosport, sul africana está muito longe da envergadura da Nissan ou da Wolswagen que permitiram o desapontar do sul africano em várias edições do Dakar destes os tempos da versão africana. No grupo dos animadores contam-se, o argentino Orlando Terranova, o brasileiro Guillerme Spinelli e Christian Lavielle, que poderá entrar no Top 5 com o seu chassis/motor, Nissan 3.7 litros, inserido numa carroçaria de um Racing Lancer. Por último, Carlos Sousa com o Great Wall Motors, que poderá ser eventualmente uma surpresa, nesta estreia no Haval Sul, do construtor chinês, para já nos testes africanos o piloto português, mostrou-se impressionado com bi turbo Diesel de 3 litros … resta-nos acompanhar as duas semanas do Dakar – Argentina, Chile e Perú ….2012…

Sem comentários: