Sebring (1958) numa breve passagem pelos Sport ( in archivo Cartier)
5º na Argentina (1960) com o velho Ferrari Dino 246 (in archivo Cartier)
Com o Ferrari Dino 156 ou o "Boca de peixe" a caminho da vitória no GP Holanda na sua melhor temporada na F1 em que o título se perdeu com a sua vida em Monza...
Wolfgang Von Trips foi o primeiro germânico que mais perto esteve de ser campeão do mundo, antes de Michael Schumacher alcançar tal distinção. O alemão era conhecido nos circuitos de finais dos anos cinquenta como um piloto, honesto, rápido e elegante de acordo com a sua origem aristocrática. Porém estava longe de ser, uma figura arrogante da nobreza germânica, da qual ostentava o título de Conde, mas era antes, um piloto que arriscava demasiado nos perigosos circuitos das primeiras temporadas da F1 moderna, segundo Granham Hill, muito raramente tinha a noção dos limites da pista, situação que o britânico atribuía aos muitos acidentes de Von Trips. A sua estreia, no desporto automóvel iniciou-se com um Porsche nas 1000 Milhas de 1954, no ano seguinte era apontado como piloto oficial da Mercedes, mas o trágico acidente nas 24 Horas de Le Mans, determina o seu regresso à Porsche. Em 1957 e 1958, está ao serviço da Ferrari na F1, mas paralelamente continua a correr com a Porsche obtendo, o título de campeão europeu de Montanha em 1958. Em 1957 apenas esteve presente no Mónaco e em Monza onde obtém um pódio 3º em Monza e a entrada definitiva na equipa de Maranello até ao fim da sua carreira na F1. Em 1958 é 10º no Mundial de F1 .Em 1959 apenas esteve presente em Sebring (6º) e em 1960, termina a temporada em 6º. O Ferrari Dino 156 é aposta para 1961 após três temporadas com o 246, a época corre da melhor forma até à trágica tarde de Monza, em seis grandes prémios apenas abandona no GP de França, faz quatro pódios e vence em Zandvoort e Antreé. Nas vésperas do GP de Itália, Wolfang Von Trips é praticamente considerado como o novo campeão do mundo, todavia o Ferrari de Von Trips não conseguiu evitar o Lotus de Jim Clark que rodava mais lento e o 156 foi atirado para fora da pista, provocando a morte a Wolfang Von Trips e de 14 espectadores, Phill Hill vencia a prova e era campeão do mundo por um ponto. O piloto germânico, participou em 29 grandes prémios, obteve duas vitórias, seis pódios e uma pole position, perdendo a vida prematuramente quando muito se esperava em Maranello e na F1, face ao seu talento e à vontade de vencer, cuja demonstração era evidente numa época em que pela primeira vez a Ferrari apresentava um chassis competitivo.
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