sexta-feira, dezembro 02, 2011

Colin McRae um campeão ímpar...

Mcrae foi  6º mas dominou  o RAC 1992, quando o Legacy estava já na  sua fase final da evolução.
 (foto de Pascal Huit)

Colin McRae, vitória no RAC e no Mundial de 1995
( in World Rallying, Martin Holmes, 18 th Year)

5ºAustrália em 2001 (foto  de Manrico Martella)

 Colin McRae em plena luta com Marcus Gronholm nos 1000 Lagos de 2000 (2º)
(Foto de Fotomecánica)

 No RAC 2003  na sua última temporada a sério no WRC (Foto de Granham Dean) 




A experiência no projecto Skoda Fabia WRC (foto de Granham Dean)

Colin McRae na viragem para Off Road...

Colin Mcrae foi um dos pilotos mais completos da sua geração, um dos mais rápidos de sempre dos muitos pilotos britânicos que correram no WRC. Filho do campeoníssimo Jimmy Mcrae que venceu cinco vezes o seu campeonato nacional, jamais se revelou um piloto de primeiro plano no Mundial de Rallys. Estreou no “mundo dos rallys “ no WRC com Chrysler Avenger no rally da Suécia de 1987 (36º).No ano seguinte, ganha a sua classe no campeonato britânica ao serviço da Peugeot UK (205 GTI), mas é campeão escocês com um Ford Cosworth RS . Em 1989 ao serviço da equipa RED faz três provas do mundial e obtém um excelente 5º na Nova Zelândia. 1990 é um ano decisivo na sua carreira, domina o campeonato britânico vencendo quatro das sete provas e 92 classificativas em 112 entre as quais aos do Rally do RAC que termina em 5º, não passando despercebido a David Richards que chega a acordo com o escocês para guiar um Subaru Legacy 4WD para 1991 um ano de testes com um acidente no RAC. Mas em 1992 os primeiros resultados de registo a sua primeira época a sério no WRC, 2º na Suécia, 4ºAcrópele, 8º1000 Lagos e 6ºRAC no final 8º no Mundial. Para Colin Mcrae pela primeira vez um programa completo no WRC e a Subaru passa a ser uma equipa concorrente no WRC e não apenas uma equipa do importador britânico, o Legacy no seu terceiro ano de competição, considerando a temporada de testes de 1991, o escocês é 5º no Mundial vence na Nova Zelândia, foi 3º na Suécia, 7ºPortugal, 5ºCórsega e 6º na Austrália. Colin Mcrae em 1994, ao longo da temporada revela-se mais rápido em todos os pisos, que Carlos Sainz o piloto líder da equipa, o ambiente é tenso, mas o escocês só termina as quatro provas finais, 5º em San Remo, vence na Nova Zelândia, na Austrália e no RAC contra as ordens da equipa. Mas, o espanhol mantêm-se na equipa, Carlos Sainz, McRae faz quatro pódios ganhos na Nova Zelândia e no RAC e sagra-se campeão do WRC. O Imprenza estreado em 1994 revelava-se um chassis ganhador e em 1997 estreava um novo motor, dois acidentes e a quebra do motor impedem novo título, mas foi sem dúvida a época mais vitoriosa em termos de vitórias à geral, ganha no Safari, na Córsega, San Remo, Austrália e RAC. No seu palmarés soma vinte cinco vitórias absolutas e quarenta e dois pódios em 146 rally . Colin McRae em 1998 ganha em Portugal e na Córsega, mas faz a sua pior época desde o ano do título é 3º no Mundial e para 1999 está na Ford vitória no Safari e Portugal, mas as desistências e os acidentes marcam a época é 6º no Mundial. Em 2000 o Focus WRC mostra-se mais competitivo, uma vitória em Espanha e na Acrópele e um grande acidente na Córsega marca a época (4º). Em 2001, foi a sua última temporada em que lutou directamente pelo título somando mais três vitórias na Espanha, Grécia e Turquia. 2002 foi ano de Marcus Gronholm, o escocês ganha os dois rallys mais demolidores do rally , o Safari e o Acrópele. A Citroen aposta no WRC e em Colin McRae que pela primeira vez não ganha uma prova em dez anos é 7º no Mundial de 2003, depois de um inicio prometedor em Monte Carlo (7º) . O piloto escocês não tem equipa para 2004 e volta ao mundial com o Skoda Fabia WRC em duas provas na temporada de 2005 revelando-se bastante competitivo face às limitações do carro checo, mas só volta novamente aos rallys, na Turquia em 2006, ao serviço da Kronos substituindo Sebastian Loeb vítima de um acidente. O escocês estava longe ainda muito longe de ser um piloto em decadência e revelava-se ainda um piloto talentoso nas provas de Todo o Terreno, era vê-lo com os NISSAN de fábrica, onde a rapidez e espectacularidade era um dos grandes momentos em cada uma das suas passagens. Mas um acidente trágico de aviação em 15 de Setembro de 2007, quando o helicóptero que pilotava, junto da residência familiar, acabou com esta nova carreira que muito prometia …. Para a estatística, registam-se 146 partidas e 25 vitórias absolutas e 17 pódios e um título em 1995 numa época em que Tommy Makkinen, Carlos Sainz, Jukka Kankkunen, Ricard Burns e outros grandes talentos da história do WRC.

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