segunda-feira, dezembro 05, 2011

A Skoda .... a presença do Leste na História do WRC



O 120 RS foi o modelo utilizado pelos privados nas 1ªs edições do WRC

3ºStig Blomqvist com o Felícia Kit Car 1600 no RAC 1996 ...um dos melhores resultados da Skoda no WRC (foto de Maurice Selden)

 Didier Auriol com o enorme Octávia na primeira versão em Monte Carlo de 2003.
 (foto de Martin Holmes)


Colin McRae no RAC de 2005 com o Fabia WRC ( foto de Geoffrey Kitty)

Juho Häninen com Skoda Fabia S2000 o melhor chassis do Internacional Rally Championschip
(foto de Adalberto Torquato)

A Skoda apesar de só ter chegado oficialmente ao WRC na década de 1996, os carros checos marcaram pontos no mundial de rallys desde a 1ª edição. Através de privados como sueco, J.Haugland com o 120 S seria 8º na Suécia (1973), 7º em 1975 e 10º nos 1000 Lagos (1977). A presença das marcas do Leste tornaram-se visíveis no Rally da Acrópele com o 130 RS, registando-se o 8º Zapadlo em (1978) e de Blahna que obteve o mesmo resultado nas edições de (1979) e 1981). Mas com fins mais competitivos a Skoda Motorsport, estreia-se com o Felícia no Rally da Catalunha de 1996 com um motor 1300cc que seria substituído no decorrer da temporada por um 1600 da Wolswagen, o que equipava o pólo, em termos de resultados a melhor posição seria obtida no RAC obtido por Stig Blomqvist . Em 1999 a marca estreava uma nova versão o Octavia que foi desenvolvido a partir de uma versão de Kit Car, mas que desde logo se verificou que era um modelo muito limitado, apesar de tudo era o único com cinco válvulas por cilindro, mas demasiado era demasiado volumoso e com poucas possibilidades de evolução em função do orçamento disponível pela marca. Estreiou-se em Monte Carlo de 1999 e obteve o seu melhor resultado no Safari de 2001 com um pódio (3º), marcou 14 pontos durante a sua vigência. Nos 1000 Lagos de 2002, surgia uma evolução do Octávia, o WRC, apesar de ter um novo colector de admissão e um escape, mais aerodinâmico, continuava fiel às limitações da versão original, o 5º de Tony Gardmeister na Nova Zelândia em 2003 em 29 provas era muito pouco para a Skoda Motorsport. Quando a Skoda estreou o Fabia na Alemanha de 2003, foi uma autêntica surpresa na medida em que esperava-se outra evolução do Octávia WRC, porém o contraste era evidente, o Octávia era grande e volumoso, o Fabia WRC é pequeno e compacto, apenas em comum o motor de dois cilindros com cinco válvulas por cilindro e com uma caixa de velocidades XTRAC transversal, teoricamente com maiores capacidades de desenvolvimento e de sucesso. O Fabia estreou-se na Alemanha de 2003, o 6º nos 1000 Lagos de Jani Paasonen de 2004, seria o seu melhor resultado tendo marcado cerca de 9 pontos para o WRC . Mas o sucesso do Fabia chegaria na versão S2000 no Internacional Rally Challenge vencendo os títulos de pilotos e marcas no Internacional Rally Challenge 2010 e 2011.

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