sexta-feira, dezembro 30, 2011

VANWALL o primeiro construtor a vencer o Mundial de F1 ....


O VW 158 miniatura do autor do blog

O chassis campeão de construtores no Goodwood festival of Speed 2008 (foto de Gary)

Tony Brookes nos limites com VW58 na vitória em SPA (archivo Cahier) 

Stirling Moss vence em no GP de Marrocos mas perde o título de pilotos em 1958
(in archivo Cahier)

Na história da Fórmula 1, foram muitos dos construtores que procuraram o êxito na F1, permanecendo sem êxito durante vários anos, porém a Vanwall, foi uma das equipas que em meia dúzia de anos atingiu o sucesso, com uma média relativamente elevada de êxitos considerando o número de participações. A Vanwall resultou do investimento de Tony Vanderwell no Mundial de Fórmula 1 ainda na sua 4ª edição, por sua vez o nome do construtor resultou da associação entre o nome do fundador e da marca de rolamentos Thinwall e entrou na História do automobilismo britânico como a primeiro construtor a chegar ao título mundial em 1958. Os problemas de saúde de Tony Vanderwell estiveram na base do abandono da equipa na F1, que ocorreu no GP França de 1960 em Reims. Mas, os chassis do modelo VW 11 ainda rodaram sem gransde sucesso na temporada de 1961. O Vanwall especial, fez a sua estreia em Silvestorne no GP da Inglaterra de 1954, um projecto de Owen Maddock e construído na Cooper Car Company inicialmente projectado para a F2 e como tal com algumas dificuldades para se impor numa época em que os Maserati 250 F, dominavam de forma quase insolente a concorrência. Na temporada seguinte, o VW 55 recebe uma nova motorização dispondo de 2.498 Cv., mas está longe de ser um chassis competitivo, face aos Ferrari 635 e aos Mercedes W196, que eram os novos “senhores da F1”. Para 1956, Tony Vandervell contrata um jovem designer visto pelos especialista da competição motorizada britância como promissor tratava-se de Colin Champanan, que projectou o VW2  que obtém um 4º à geral  através de Herry Schell no GP da França, os seus primeiros pontos. Mas o entusiasmo no seio britânico, era evidente já que o VW2 tinha ganho uma prova extra-campeonato e o primeiro grande êxito, surgia em 1957 com a primeira vitória do Vanwall 57 no GP da Inglaterra  e Stirling Moss, acabaria por vencer os últimos dois grandes da época disputados em Itália, respectivamente em Pescara e Monza. A temporada de 1958 era aguardada por todos os construtores com muita expectativa, já que se tratava do primeiro campeonato de construtores, a Vanwall venceu três grandes prémios e tornou-se o primeiro construtor a ganhar o Mundial de F1 e Stirling Moss perdeu o título por um ponto. Todavia, a equipa estava condenada desportivamente, a saúde de Wandervell afastou-o dos Grandes Prémios e marca até ao fim da sua carreira, jamais esteve presente em todos os circuitos como fizera até 1958 e os novos chassis depressa mostraram-se pouco competitivos. Dados estatísticos da Vanwall: Participou em 28 Grandes Prémios, obteve um título de construtores, 10 vitórias, 11 pódios e 6 voltas mais rápidas.    

Sem comentários: