A estrela da sorte não esteve com Kimi Reikkonen na sua estreia no Junior Citroen World Rally, de facto o finlandês apesar da boa prova que vinha efectuando, era 2º à entrada da SS de Aittajarvi, que não viria a concluir. Uma vez que o C4 WRC, saiu da estrada após a colisão com uma árvore destruindo a parte dianteira do automóvel. Com a ajuda do público, o Citroen voltou a estrada perdendo mais quinze minutos e sofrendo mais vinte de penalização e perdendo qualquer hipótese de um lugar no pódio. O estónio Ott Tanak herdou o (2º) e Daniel Sordo será provavelmente o vencedor da prova.
sábado, janeiro 30, 2010
Kimi fora do pódio... no rally Ártico
sexta-feira, janeiro 29, 2010
Pedro Lamy na primeira linha nas 24 horas de Daytona...
Em Daytona Beach, Max Angelelli, obteve uma pole position, ao fazer o tempo de 1m 40s, ao volante de um Dallara Sun Trust Ford, Jeff Segal, seria o mais rápido na categoria GT1. A qualificação ficaria marcada pelo violento acidente do penta campeão da NASCAR, que destruiu o seu bólide, o piloto reconheceu que o despiste que protagonizou se deveu ao colocar o seu carro na trajectória de um GT. Para os portugueses desde já um português na pole, já que Pedro Lamy faz equipa com Max Angelli e Wayne Taylor. E João Barbosa, mais habituado aos Estados é o 8 º da Geral. Os dez primeiros na Geral:
1 º Angelelli / Lamy / Taylor - Sun Trust Racing / Ford Dallara - 1.40.881.
2 º Friselle / Negri / Pew / Wilkins - Michael Shank Racing / Ford - 1.41.100.
3 º Allmemdinger / Patterson / Valiante-Michael Shank Racing / Ford - 141.100
4 º Dixon / Wheldon / McMurray / Montoya-Chip Gnassi Racing / BMW Riley - 141.147.
5 º Papis / Pruet / Rojas / Wilson / Chip Gnassi Racing / BMW Riley -141.164
6 º Bouchpt / Bourdais / Collard / Maassen-Crown Royal / BMW Riley-141, 463
7 º Donohue / Haywood / Leitzinger / Matos / Brumos Racing - 141.513.
8 º Barbosa / Borcheller / Dalziel / Rockenfeller / Express Racing / Porsche Riley - 141.603.
9 º Braun / Jonsson / kronh / Zonta / Kronh Racing / Lola Ford-1.42.060.
10 º Garcia / Manning / Menard / Arroz / Siprit / Porsche Cayote-1, 42.quarta-feira, janeiro 27, 2010
segunda-feira, janeiro 25, 2010
A Mercedes apresentou o W01GP
Jack Ickx - Iniciou-se nos desportos motorizados aos 15 anos de idade com uma moto de trial, Zundapp que o levou ao título, mas passou rapidamente para os automóveis, o BMW 700S foi a sua primeira máquina de quatro rodas, mas seria com um Cortina Lotus que se tornou conhecido, antes de passar aos monolugares ao volante de um Matra da F3, mas o primeiro título surgia em 1967 quando foi campeão europeu de F2, depois de no ano anterior ter feito a sua estreia na F1. Em 1969 garantiu a sua primeira vitória no GP de Rouen e por várias vezes esteve perto de obter o título da F1, que jamais aconteceu, sendo vice-campeão de F1 em 1969 e 1970. A sua carreira na F1 terminaria em 1979, após 116 GPs e oito vitórias, 22 pódios e 14 voltas mais rápidas pilotando para a Ferrari no seu período áureo na F1, a passagem para a Lotus nas temporadas de 1974 e 1975, marcaram o fim de uma carreira de sucesso em função da falta de competitividade dos chassis da Hesketh, Ensign e Ligier que pilotou entre 1976 e 1979. Especialista de provas de resistência, venceu seis vezes em Le Mans e foi Campeão de Sport Protótipos em 1983. As sua experiências como piloto de sucesso de alta competição, continuaria de forma efémera por vontade própria em pistas tão rugosas e violentas, tão diferentes das lisas e limpas das provas do grande circo, referimo-nos a suas participação no Paris/Dakar onde também triunfou em 1983 com um Mercedes sendo 2º com o Porsche Rothmans em 1985. Hoje acompanha a carreira da sua filha Vanina Ickx e até há pouco tempo, o belga com 64 primaveras fazia uma perninha no RACB Renault Academy. Mais resultados no modo de pesquisa.
Na hora do adeus da Toyota para recordar...
A Toyota embora fora da Fórmula 1, apresentou hoje no seu site: TOYOTA F1 Archive 2002-2009, uma síntese sobre o que foi a sua passagem pela categoria máxima do desporto automóvel. Trata-se de um conjunto de dados muito interessantes para a história da F1, muitas fotos e vídeos para recordar… daqui alguns bons anos, mas hoje vale a pena visitar o “Goodbye virtual para a Fórmula 1”.
domingo, janeiro 24, 2010
Nani Roma faz pequena cirugia ....
Nani Roma vai passar amanhã pelo bloco operatório de um hospital de Madrid, em função de ferimentos sofridos na 3º Etapa do Dakar, especificamente o piloto espanhol de TT, arrancou um ligamento da sua mão esquerda, apesar das dores o piloto voltou as pistas do Dakar sul americano, mas terminado o rally a situação clínica agravou-se os médicos consideraram que era oportuna uma intervenção cirúrgica.
Contagem decrescente para o novo Super 2000
Provavelmente a FIA deverá revelar a lista de concorrentes ao Campeonato Mundial de Super 2000, na semana que se inicia, mas alguns nomes são já conhecidos como são os casos de Nasser Al-Ayattiyah, que recentemente brilhou no Dakar e foi 3º no PWRC da época passada. E que deverá pilotar um Fiesta S2000, uma oportunidade única para o piloto do Médio Oriente, chegar a uma equipa do WRC em 2011. Se vencer o referido campeonato, uma vez que a passagem de Khalid Al Qassim pela BP-Ford, só contribui para baixar a cotação do seu compatriota já que se tratava do seu maior adversário no Middle East Champions. O polaco Michel Koscuisko, segundo no JWRC em 2009 e que venceu a sua categoria nos Rallys de Portugal e Argentina, é outro nome provável dependente dos patrocinadores. Confirmados, o campeão da JWRC, o checo Martin Prokop que será outro piloto em Ford Fiesta, tal como o madeirense Bernardo Sousa com o apoio da M-Sport e que terá uma oportunidade única para se afirmar no plano internacional, após quase dois anos de aprendizagem nos rallys internacionais. Nos círculos espanhóis, fala-se também no relançamento da carreira de Xavier Pons, igualmente em Ford num team dirigido por Luís Moya, ex-navegador de Carlos Sainz no WRC. Os Skoda S2000, também deverão estar a partida do Super 2000, Pactrick Sandell é um dos pilotos, a quem a marca checa confia na luta pelo título e a esperança norueguesa Eyvind Brynildsen que brilhou em Outubro passado no Rally of Great Britain. No rescaldo do Monte Carlo, Kris Meeke afirmou hoje que espera que Miko Hirvonen, que considerou o número dois dos rallys mundiais, possa estar presente em mais provas do IRC, pois o piloto britânico afirma que gostaria de ganhar uma prova com o finlandês presente…
Adrian Fernandez no ALMS
Adrian Fernandez, ex-piloto da Champ Cars e da IRL poderá estar na Le Mans Series integrado na Aston Martin, na categoria da LMP1, num programa reduzido que integra o circuito citadino de Long Beach e outras duas provas clássicas no calendário da velocidade norte-americana, Road Atlanta e Sebring. O veterano piloto mexicano, revelou que as negociações com a equipa britânica deverão estar concluídas no final do mês e que a presença nas 24 horas de Le Mans fará parte do referido programa.
Nico Rosberg não entra em polémicas com a numeração do team.
sábado, janeiro 23, 2010
O American Le Mans aposta nos pilotos europeus?...
O belga Marc Grossens, será a aposta da Jaguar na categoria GT2 da American Le Mans, o carro inglês que fez a sua estreia em Laguna Seca no final do ano passado, segundo o responsável pelo programa da Jaguar, nos Estados Unidos acredita no sucesso do RSR, considerando que o belga é “Um piloto muito talentoso , que tem muito a oferecer ao programa da Jaguar”. Porém a concorrência será grande a nível de marcas e pilotos. A verdade é que o GT2, norte-americano contará com outros pilotos de renome internacional, como o ex-piloto da F1 e campeão da GT2 – FIA. Gianmaria Brunni, o italiano deverá pilotar o F430 GT da Ferrari do Team Risi e terá como companheiro, o brasileiro Jaime de Melo, um dos pilotos de GT2, com mais sucesso em carros do marca de Maranello nas últimas temporada. O patrão e dono da equipa, que tem o seu nome (Risi), enfrenta esta época com muito entusiamo, a última com os F430GT já que em 2011 a aposta será no modelo 458.”Estou muito feliz por ser capaz de garantir dois pilotos talentosos e em conjunto com a Ferrari SPA temos apenas um objectivo comum ….o título”. Para já não deixa de ser curioso a “emigração” de uma série de pilotos europeus para a GT2 nos “States”, quando a lista da inscrição do GT FIA para 2010, nos parece demasiada modesta e com muitos nomes desconhecidos e sobretudo sem palmarés…apenas uma opinião?
sexta-feira, janeiro 22, 2010
Estreia triunfal do S2000 da Ford
Mario Andretti – Nasceu em 1940 em Montona (Itália) e desde muito cedo se apaixonou pelo desporto automóvel, uma vez que Lucca, terra onde viveria antes da família emigrar para os Estados Unidos em 1955 e que ficava no traçado das famosas Milli Miglia. Em 1958 com o seu irmão, participa pela primeira vez em corridas de Stock Cars. O seu sucesso nos Estados Unidos atingiu o auge nas 500 Milhas de Indianápolis em 1969, após vários títulos no campeonato da USAC em 1965, 1966, 1969 e 1984. A chegada à F1, resultou de uma promessa feita por Colin Chapman nas 500 Milhas de Indianápolis em 1963, quando Mario Andretti (3º) subiu ao pódio quando da vitória de Jim Clark. A estreia ocorre em Walkins Glen num Lotus em 1968, fazendo mais quatro GPs sem terminar qualquer prova até 1969. Em 1970 faz mais cinco GPS e pontua com um pódio (3º) em 1970 com um March-Ford. As épocas de 1971 e 1972, integra a Ferrari esporadicamente e obtém a sua primeira vitória absoluta no GP da África Sul e só voltou a pontuar na Alemanha (4º). Em 1972, pela primeira vez termina mais provas das que abandona e pontua por duas vezes, África Sul (4º) e Estados Unidos (6º). Em 1973, volta para os Estados Unidos e regressa à F1 no final de 1974 nos GPs norte-americanos, na equipa americana da Parnelli Jones, em 1975 pontua em três GPS num carro pouco competitivo e entre 1976 e 1980, volta à Lotus Ford sendo Campeão do Mundo em 1978 e vence durante esse período cerca de 11 GPs. Em 1981, corre pela primeira numa equipa italiana sem grandes resultados e o 7º em Montreal foi o seu melhor resultado. Em 1982, corre um GP pela Wiliams e dois pela Ferrari, obtendo o seu último pódio em Monza (3º). Ao longo da sua carreira da F1 participou em 128 GPs e venceu por 12 vezes e liderou 799 voltas, tendo feito 10 pole positions e somou 180 pontos. Mais dados no modo de pesquisa.
quinta-feira, janeiro 21, 2010
Hirvonen continua na liderança no 2º dia...
Completou-se o segundo dia do Monte Carlo, com o Fiesta da M-Sport na liderança, demonstrando que Miko Hirvonen faz a diferença, ou não se tratasse, do 1º piloto da BP-Ford, ganhando apenas 3s na tarde de hoje, a J.Hanninen com um modelo mais apropriado para a etapa de hoje. De realçar a entrada de Guy Wilks nos lugares pontuáveis e a perda constante de tempo de B.Magalhães agora em 8º atrás do modesto F.Wittiman em cerca de 14s, muito tempo... S.Sarrazin voltou ao ataque mas a 6m 06s depende agora dos azares dos seus adversários para chegar ao pódio: 1ºHirvonen (Ford) 3h 12m 33s ; 2ºHanninen a 47.7s ; 3ºS.Ogier (Peugeot) a 1m 10s; 4ºN.Vouilloz(Peugeot) a 1m 34s; 5ºS.Sarrazin (Peugeot) a 6m06s; 7ºF.Wittiman (Peugeot) a 6m53s e 8º G.Wilks(Skoda) a 7m07s.
Miko Hirvonen lidera mas os Skoda estão ao ataque...
Esta manhã no asfalto molhado e com neve, os Skoda S2000, estiveram mais seguros e rápidos que na tarde de ontem, Jan Kopecky esteve muito rápido e já está nos lugares pontuáveis, ainda que Sebastian Ogier tenha sido o piloto mais rápido nesta segunda etapa, estando agora no pódio a 1m07s de Miko Hirvonen. O piloto do WRC, continua a liderar a prova mas a perder tempo para Juho Hannninen que hoje, já recuperou mais 30s ao piloto do Fiesta. Kris Meeke despistou-se num banco de gelo e abandonou a prova sendo a primeira baixa de vulto entre os favoritos. Bruno Magalhães perdeu hoje quase um minuto para o líder e encontra-se a 3m 58s em 5º sendo o melhor entre os pontuáveis que não se encontram na luta pelo pódio: 1º M.Hirvonen (Ford) 2h09m54; 2ºJ.Hannionen(Skoda) a 44.2s; 3ºS.Ogier (Peugeot) a 1m07s; 4ºN.Vouilloz (Peugeot) a 1m 14s; 5ºB.Magalhães (Peugeot) 3m58s; 6ºF.Wittiman (Peuigeot) a 4m32s; 7ºJ.Kopecky (Skoda) a 4m59s e 8ºS.Sarrazin (Peugeot) 5m08s.