segunda-feira, janeiro 25, 2010

Jack Ickx - Iniciou-se nos desportos motorizados aos 15 anos de idade com uma moto de trial, Zundapp que o levou ao título, mas passou rapidamente para os automóveis, o BMW 700S foi a sua primeira máquina de quatro rodas, mas seria com um Cortina Lotus que se tornou conhecido, antes de passar aos monolugares ao volante de um Matra da F3, mas o primeiro título surgia em 1967 quando foi campeão europeu de F2, depois de no ano anterior ter feito a sua estreia na F1. Em 1969 garantiu a sua primeira vitória no GP de Rouen e por várias vezes esteve perto de obter o título da F1, que jamais aconteceu, sendo vice-campeão de F1 em 1969 e 1970. A sua carreira na F1 terminaria em 1979, após 116 GPs e oito vitórias, 22 pódios e 14 voltas mais rápidas pilotando para a Ferrari no seu período áureo na F1, a passagem para a Lotus nas temporadas de 1974 e 1975, marcaram o fim de uma carreira de sucesso em função da falta de competitividade dos chassis da Hesketh, Ensign e Ligier que pilotou entre 1976 e 1979. Especialista de provas de resistência, venceu seis vezes em Le Mans e foi Campeão de Sport Protótipos em 1983. As sua experiências como piloto de sucesso de alta competição, continuaria de forma efémera por vontade própria em pistas tão rugosas e violentas, tão diferentes das lisas e limpas das provas do grande circo, referimo-nos a suas participação no Paris/Dakar onde também triunfou em 1983 com um Mercedes sendo 2º com o Porsche Rothmans em 1985. Hoje acompanha a carreira da sua filha Vanina Ickx e até há pouco tempo, o belga com 64 primaveras fazia uma perninha no RACB Renault Academy. Mais resultados no modo de pesquisa.

Sem comentários: