domingo, janeiro 03, 2010

2006 - Alonso o bi na luta entre campeões....


O Mundial de F1 viveu em 2006 uma das suas temporadas mais disputadas de sempre, com o último GP a determinar o novo campeão mundial , o que não sendo nada de novo no circo da F1, uma vez que tal sucedeu por vinte e três vezes, o certo é que nas últimas temporadas tal disputa estava ausente dos GPs. F.Alonso (Renault R26) iniciava a ganhar no Bahrain que abria o mundial, depois de mais uma pole de M.Schumacher (Ferrari F248) que igualava as 65 poles de Ayrton Senna e terminava em 2º. E Kimo Reikkonen (Mclarem MP4/21) completava o pódio (3º). Novos pilotos como é habitual em cada época estreavam-se na F1: N.Rosberg (SF), o Campeão de GP2 em título; S.Speed (USA) que tinha sido Campeão da Europa e da Alemanha em 2004 e 3º no GP2; YUji de (J) habitual participante da Fórmula Nippon (2003-2005) sem grande palmarés. Dupla do R26 na Malásia, numa prova em que G.Fisichella obteve pela 3º vez uma vitória e uma pole. O italiano fez uma prova rápida, consistente e com garra dominando por completo o líder do Team e Jenson Button (Hona RA106) seria o homem da corrida ao terminar no pódio com um carro mediano em termos de competitividade (3º). Na Austrália um excelente pódio de R.Schumacher (Toyota TF106) foi 3º Na terceira vitória consecutiva, na qual F.Alonso foi o mais rápido e feliz numa prova cheia de incidentes. Kimi Reikkonen (2º) cumpriu a sua missão numa prova em que o motor do Honda de J.Button explodiu de forma espectacular 100 metros da meta. Em Imola o F248, esteve a 100%, Schumi fez a pole e bate o recorde que ainda pertencia a Senna ao fazer a 66º pole. E obtém a primeira vitória do ano a sétima no circuito italiano. O GP da Europa, a primeira pole do ano de F.Alonso, mas foi M.Schumacher que venceu a corrida e o seu optimismo era evidente no fim do GP:” Desde que acertamos a escolha de pneus, tenho a certeza que somos candidatos ao título” . Mas, Alonso (2º) estava atento e F.Massa fazia o primeiro pódio de 2006 (3º). Mais de 131.000 espectadores vibraram em Montemeló com a primeira vitória de um piloto espanhol no seu GP, F.Alonso , que apenas teve necessidade de ultrapassar G.Fisichella (3º) na primeira curva para chegar confortavelmente à vitória .No Mónaco, M.Schumacher era desclassificado nos treinos por condução anti-desportiva, posição condenada pela maioria dos pilotos, J.Villenueve diria: “…se foi um erro não devia sequer ter a super licença” e F.Alonso ganhava pela primeiras no circuito dos aristocratas. Em Silvestorne terminava a primeira parte da temporada, F.Alonso obtinha a quarta consecutiva e M.Schumacher que foi mais rápido em quase toda a pista que o piloto do R26 voltou era mais lento no último sector e um pódio há frente de K.Reikkonen foi o melhor que conseguiu o homem da Ferrari. No Canadá, J.Trulli (Toyota TF106) foi 6º e festejou os seus primeiros pontos, mas os R26 foram mais rápidos, F.Alonso comentava assim a prova dos seus colegas de pódio: “As brigas de Kimi (3º) e de Fisi (2º) foram fantásticas todo o fim-de-semana”. Em Indianápois a 5ºvitória no circuito norte-americano de M.Schumacher numa dobradinha da Ferrari em que F.Massa foi líder do GP. Os Ferrari voltaram a brilhar, mas a estratégia de F.Massa (3º) foi decisiva para a 88º vitória de M.Shumacher que beneficiou do atraso de F.Alonso (2º), em função do controlo exercido pelo piloto brasileiro durante o GP , quando o espanhol seguia na sua retaguarda. J.P.Montoya anunciava o abandono da F1: “Ir para a NASCAR é uma excelente oportunidade para mim...” Na Alemanha mais um bom resultado para a marca de Maranello, como testemunha M.Schumacher (1º) “Foi uma grande surpresa, ainda por cima com o Felipe em segundo o que tornou este resultado muito espacial”, o alemão entrava na luta directa pelo título com, F.Alonso (5º) que todavia e somava todos os pontos possíveis. No Hungaroring, os favoritos não estavam no pódio, mas J.Button (Honda RA106) obtinha a sua primeira vitória em GP, enquanto o seu colega, J.Villenueve era o rosto da desmotivação “Para mim a Fórmula 1 é uma página virada e não tenho pena de sair”. No GP da Turquia, Schumi era 2º e F. Massa, tem luz verde para ganhar o seu primeiro GP depois de ter feito a pole, mas o brasileiro, apesar de tudo compreendia a sua função no team, em mais uma dupla da Ferrari: “Estou sempre pronto para ajudar Michael a ganhar”. Em Monza, M.Schumacher faz as despedidas da F1, com uma bela vitória “Penso que seria mais leal anunciar já, quando o Felipe tem possibilidades de decidir o futuroO pódio completa-se com Kimi (2º) e com um excelente pódio do BMW Sauber F106 de R.Kubica. O Mundial entra na fase final, na China, M.Schumacher vence face aos problemas de F.Alonso (2º) e volta a ganhar em Fuji, mas é no Brasil que se decide o Mundial, F.Massa com um fato com as cores da bandeira brasileira obtém um triunfo inesquecível, mas F.Alonso (2º) termina à frente de M.Schumacher (4º) e obtém o bi e então afirmava: ” Ser campeão com Schumacher em pista tem um valor maior”…. Veremos passados quatro anos, no regresso de M.Schumacher à F1 em 2010. Classificações/PILOTOS: 1ºF.Alonso (E) 134; 2ºM.Schumacher (D) 121; 3ºF.Massa (BR) 80; 4ºG.Fisichella (I) 72; 5ºK.Reikkonen (SF) 65; 6ºJ.Button (GB) 56; 7ºR.Barrichello (BR) 30; 8ºJ.P.Montoya (COL) 26; 9ºN.Heidifield (D) 23; 10ºR.Schumacher (D) 20; 11º P.D.Rosa( 19); 12ºJ.Trulli (I) 15; 13ºD.Coulthard (GB) 14; 14ºM.Webber (7); 15ºJ.Villenueve (CND) 7; 16ºR.Kubica (PL) 6; 17ºN.TRosberg (SF) 4; 18ºC.Klein (2) e 19ºV.Liuzzi (1). MARCAS: 1ºRenault (206); 2ºFerrari (201); 3ºMclarem (110); 4ºHonda (86); 5ºBMW Sauber (36); 6ºToyota (35); 7ºRed Bull (16) ; 8ºWiliams (11) e 9ºToro Rosso (1).

Sem comentários: